Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

A (re)volta dos terraplanistas (e os motivos óbvios pelos quais eles estão errados)

Postado em 27 January 2016 Escrito por Izzy Nobre 38 Comentários

flat earth

Você provavelmente já ouviu falar da Flat Earth Society, um grupo de malucos ingleses que insiste (contrariando todas as observações que a ciência vem fazendo, e constantemente confirmando, mais ou menos desde 300 Antes de Cristo) que a Terra é na verdade achatada. Até muito pouco tempo, a FES era aquele negócio meio obscuro, que a gente um dia esbarra aleatoriamente na internet, e fica até se perguntando se a parada é legítima ou alguma trollagem.

Eu podia jurar que li uma vez um artigo explicando que é galhofa mas agora não o encontro mais, e o que achei em vez disso são páginas que parecem confirmar a autenticidade do grupo. Vá entender essa merda.

Então. O que me parece curioso é que há um estranho ressurgimento dessas comunidades.

Você deve ter ouvido falar que o rapper B.o.B., famoso por causa daquela música com a Hayley Williams (e quase mais nada pra ser sincero), andou falando tanta abobrinha em relação à “teoria” da Terra plana — salpicando outras conspirações malucas no meio também, porque essas coisas são igual Elma Chips pra maluco: impossível engolir a uma só — que chamou atenção do Neil DeGrasse Tyson.

É talvez relevante apontar que o Tyson tem formação acadêmica, mestrado e doutorado, e é um dos mais reconhecidos astrofísicos da atualidade, enquanto o B.o.B. largou os estudos antes de chegar no ensino médio.

O cientista tentou usar razão e lógica com o rapper, mas foi como tentar martelar um prego com um peixe — completamente ineficiente, no final você olha pras próprias mãos e pergunta por que sequer tentou isso quando todos avisaram que seria infrutífero.

Considerando-se vitorioso no embate intelectual com um homem que tem aproximadamente 20 anos a mais de educação formal que ele próprio, o rapper lançou uma diss track reafirmando suas crenças e zoando o NDT — reforçando aquela máxima de que não se deve tentar jogar xadrez com pombos. O cientista lançou sua própria diss track, e eu quero que você pare e realmente pondere o fato de que um astrofísico importante parou suas ciências pra responder um disparate desse. Se um asteróide um dia nos acertar eu culparei o B.o.B. diretamente.

Temos representantes nacionais nessa parada, também. Estes sujeitos, que ao que me constam são expoentes brasileiros desse tipo particular de maluquice, fizeram esse debate ao vivo aí (feat. meu próprio pai, que assim como o Tyson tentou martelar prego com peixe com os malucos). Pelo que me parece, eles tem uma audiência considerável.

Não acreditar no pouso lunar eu consigo até compreender, de alguma forma. Parece realmente um colossal acontecimento. Negar o Holocausto eu consigo entender também, de repente o cara acha que TODO O REGISTRO HISTÓRICO DA ÉPOCA é falso, sei lá.

Mas achar, em 2016, que a Terra é achatada é uma maluquice tão sem igual que no fundo eu penso que esses caras estão nos zoando a la Andy Kaufman.

Não que seja necessário, mas aqui estão alguns motivos simples pelos quais a Terra definitivamente não é achatada:

– Navios não desapareceriam ao chegar no horizonte;

– Governos e empresas privadas não gastariam milhões de dólares colocando satélites em órbita para estabelecer line of sight initerrupto;

– As constelações visíveis no céu seriam idênticas a todos os seres humanos, em vez de variarem de acordo com o hemisfério onde você está;

– A sombra da Terra na Lua durante um eclipse lunar é circular. Como a Terra gira (e o Pêndulo de Focault e a força Coriollis provam que ela gira), a única maneira desta forma circular ser mantida é se a Terra é uma esfera;

– Seria impossível ver mais longe ao subir mais alto. Numa Terra plana, supondo que não hajam barreiras na sua visão, você poderia ver o mesmo horizonte de qualquer altura. Existem até truques pra ver o nascer ou pôr do Sol duas vezes, e isso só é possível por causa de uma Terra esférica.

– Todos os corpos celestes (com exceção de asteróides/cometas) são esféricos, porque a massa que os formou tende a aglutinar-se projetando em todas as direções igualmente. Em gravidade zero, fluidos tem a tendência de se tornar esféricos. Por que só a Terra seria diferente? A exceção dessa regra são asteróides e cometas, como comentei, porque eles resultam de impactos, daí seu formato irregular — e ainda assim eles tendem a ir se arredonando aos poucos. Você não vê um corpo celeste com uma “ponta”, por exemplo.

– Ah, é, tem o fato de que nós já vimos a Terra do espaço:

terra

Parem com essa maluquice, por favor.

Ah, e um adicional — essa turma que diz que a Terra é achatada tende a não acreditar que o homem foi à Lua, também. Um dos argumentos que mais transparentemente demonstra que eles não sabem do que estão falando é o “como é que não tem estrelas nessas fotos?!!!?!?”, que é uma pergunta que qualquer pessoa com intimidade com câmeras fotográficas sequer faria.

Acompanhe o experimento. Digamos que eu queria tirar uma foto do meu monitor.

Tirei duas fotos no MESMO local, com a MESMA iluminação.

Photo 2016-01-27, 8 13 38 AM

Na foto acima reproduz as condições das fotos tiradas na lua. Temos um objeto muito brilhante (a Lua não emite luz própria, mas reflete muita luz do sol, então funciona como o monitor nessa analogia), e vários objetos com brilho bem mais sutil — os meus bonequinhos e a caixa de Tic Tac quase invisível na frente do meu teclado. Eles também refletem luz do ambiente, mas isso resulta num brilho muitíssimo menor que o do monitor.

E se eu quisesse ver bonequinhos e a caixa de Tic Tac em vez do monitor? Eu poderia fazer isso:

Photo 2016-01-27, 8 13 48 AM

Eu não mudei absolutamente nada na iluminação do meu escritório, e no entanto, agora os objetos que antes refletiam tão pouca luz ficaram BEM visíveis — embora o custo disso é que agora mal dá pra ver a imagem nos monitores.

Isso tem a ver com exposição. A luz presente no ambiente é a mesma, mas as fotos foram tiradas expondo objetos diferente. Quando exponho o monitor, o obturador bate a foto mais rapidamente, porque a luz emanada do monitor é suficiente pra obter uma boa imagem.

Quando exponho a caixa de Tic Tac, o obturador fica mais tempo aberto pra permitir que bastante luz chegue ao sensor. Isso ajuda a ver melhor o que está no escuro, embora como efeito colateral o sensor recebe TANTA luz do monitor que a foto fica zoada — ou, pra usar termo de fotografia, superexposto.

É por isso, aliás, que fotos tiradas sem flash geralmente ficam borradas, enquanto as com flash são bem nítidas. É o mesmo princípio — sem o flash, sua câmera sabe que precisará tirar uma foto mais “lenta”, pra permitir que mais luz entre no sensor. E com isso, pequenos movimentos são capturados como borrões.

É exatamente isso que acontece nas fotos da Lua. A Lua, que é o objeto próximo que está refletindo mais luz (e com o solo desbotado, a Lua reflete MUITA luz), exige uma certa configuração de exposição que, naturalmente, ocultará tudo mais no frame que não seja tão luminoso. A única exceção é a Terra, que também reflete bastante luz, e é o objeto mais próximo, e portanto maior.

Quando alguém aponta pra uma foto da Lua e diz que a falta de estrelas prova que é uma farsa, essa pessoa está simplesmente demonstrando que ela não entende o básico do básico de fotografia, algo que até eu — um amador que não entende porra nenhuma sobre coisa alguma — sabe.

Então repito: parem com essa maluquice.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: A internet é foda

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 32 anos, também sou conhecido como "Kid", e moro no Canadá há 13 anos. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas, e sobre notícias bizarras n'O MELHOR PODCAST DO BRASIL. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

38 Comentários \o/

  1. Cássio Sales says:

    Ensinar esses astronautas a fazer uns HDR no photoshop tbm pra não ter mais esse problema

  2. Gabriel Lodi says:

    Parem com essa bobagem.

    É óbvio que a Terra é convexa.

    https://www.youtube.com/watch?v=Wy26JGKzFb0

    • Vicente Gabriel says:

      kkkkkkkkkkkkkkkkk isso sim é zoeira bem feita 😀 parabens aos envolvidos

    • Matheus says:

      Esses caras do ET Bilu são os mais idiotas de todos os malucos que criam essas teorias. Os caras vão até uma cidadezinha do interior daquelas usadas pelo mídia para promover aparições de OVNIs, criam um “ET” com nome de personagem da Mônica, que, convenientemente, caiu no Brasil já falando português (é claro), e ainda fazem esses vídeos chinfrim achando que vão convencer todo mundo, sendo que no próprio vídeo dá pra ver que é só um maluco atrás da moita fazendo uma “dublagem” pior que aquela do Luciano Huck num filme da Disney aí. É pra chorar de rir.

  3. Oscar Calstrom says:

    Sério isso? Mano, é insano. Oh, wait…

    Esqueci que estamos falando da mesma raça humana que inclui Adventistas cuja data da profecia final era CABALMENTE no final do século 19, Mórmons que acreditam que Jesus atravessou o Atlântico para fundar uma cidade nos EUA e fãs do Gusttavo Lima que acreditam que ele sabe tocar guitarra.

    Até que não é assim tão grave.

  4. Gustavo C. says:

    A gente não suporta saber sozinho que eles estão errados e estão sendo ridículos.. a gente quer que eles próprios percebam isso e que isso sirva como castigo pra eles.. mas…

  5. Bruno Guedes says:

    Eu desisti de qualquer idéia de discussão quando vi que o principal argumento desse povo é que o horizonte é reto, logo a terra é plana.

    A pessoa tem que ignorar tanta coisa que é obviamente evidência de uma terra redonda — fusos horários, ciclo de dia e noite, circumnavegação, fases da lua, fotos de satélite — que não tem nem como começar a discutir.

  6. Cara já vi uns dois Hangouts que seu pai participou detonando essa galerinha alienada, um deles se não me engano foi sobre terra plana, e outro sobre Illuminati. ahahha

  7. Alan Reis says:

    Pra quem não sabia nada de fotografia tá manjando eim kid! Já já cria conta no Flickr

  8. Cris says:

    Essa organização bem merece um Darwin Awards… eu sei, eu sei que esses seres humanos “alumeiados” não se enfiaram deliberadamente debaixo de um trator de terraplanagem ou coisa assim, mas o nível de estupidez é o mesmo. Não consigo nem ter pena.

  9. João says:

    Neste caso, eles batem de frente com os outros malucos da terra oca.

  10. Felipe says:

    Mano, isso daí na sua mesa é uma arma?

  11. vitor rubio says:

    a terra é chata …. porque tem estes figuras. Se não tivesse a terra seria legal.

    Nos livros de história e matemática do ensino médio existem demonstrações dos cálculos que foram feitos, sucessivamente, para chegar a essa conclusão. São cálculos simples de trigonometria. E os caras descobriram sozinhos o que esses indivíduos não entendem nem com os livros, exemplos, evidências e a sociedade esfregando na cara deles.

    O pior é que eles acham que tem razão e que são mais espertos do que você. Não é uma questão de ciência e razão. É simplesmente fé cega.

  12. Leonardo says:

    Como eu sempre digo: é mais fácil conspirar, do que provar….

  13. Rafael Nunes says:

    O foda é pensar que essa galerinha também argumenta falando da Biogenesis…. Falando que podemos estar errados agora e no futuro, olharemos pra trás com vergonha.
    Mas nada vê isso ae, essa galerinha viaja muito na maionese! Lendo esse texto, Sir Isaac se revirou 3x no túmulo.
    Izzy, faz mais textos com embasamentos Físicos. Adoro seus textos nesse contexto!

  14. Daniel Saraiva says:

    Fais assim: pega a internete e chama alguem q não é da CIA alguem q vc confia, poe essa pessoa na india ou na china, daí qnd for meia-noite aqui no BR liga pra pessoa de confiança na China e pergunta que horas são lá?
    Se for meioa-dia la é pq ta do outro lado mesmo.
    Mais cuidado ppq o governo vai tentar comprar esse seu amigo de confiança fazer ele mintir pra vc.
    Num acredita em ningem!

  15. Daniel Saraiva says:

    Mas se vc ver a sombra da terra na lua no eclipse ela é redonda se ta bem encima mas se o eclipse acontece 6h no horizonte da pra ver q a sombra da terra na lua é so um risquinho?
    A resposta é: não.
    Não acredita em min vai la ve mesmo com os olho.

  16. Camargos says:

    Tem a turma que acredita que a terra é oca. E os Aliens saem de lá.

  17. Will Mends says:

    Não adianta argumentar com quem acredita nisso, mesmo se levarmos uma pessoa que acredita na terra plana pro espaço e dar uma volta em torno da terra, essa pessoa vai falar que é uma armação isso já virou um dogma.
    Tem uma pergunta muito boa pra saber se você deve continuar a conversa sobre o formato da terra com alguém, “o que você precisa pra mudar de opinião?”
    Tem funcionado até agora…

  18. Bruno says:

    Izzy, seria uma boa ideia fazer um post sobre o homem na lua 😀

  19. Bruno says:

    Izzy, seria uma boa ideia fazer um post sobre o homem na lua 😀

  20. Humberto says:

    Bitch, please. Esqueceram os malucos da cientologia?

  21. LG says:

    Ainda acho que isso é coisa do Não Salvo

  22. Mateus says:

    Com certeza terra é plana, a Bíblia está certa .

  23. O Carinha que mora logo ali says:

    Queria saber dos terraplanistas:
    1) Onde está o Cometa Halley?
    2) Quer dizer que a cada 76 anos ele fura o domo? Hehehehehehe!

    Caro Izzy Nobre, sabe informar se o seu algoz Nando Moura é terraplanista? Ou ele concorda com você a favor da terra esférica?

    Valeu!!!

  24. O Carinha que mora logo ali says:

    Terraplanistas, vocês acreditam em cometas ou também é armação da NASA? HAHAHA 😆😅
    Quer dizer que a cada 76 anos o Cometa Halley fura o domo? Hehehehehe!!!
    Izzy, o seu algoz Nando Moura é terraplanista ou defensor da Terra esférica?