A origem do meu nome

“What’s in a name? That which we call a rose/By any other name would smell as sweet.”

– Romeu and Julieta

What’s in a name?” é uma expressão inglesa (se foi criada por Shakespeare agora eu não sei) que essencialmente significa “qual a importância de um nome?”. No segundo ato da icônica peça, a Julieta fala frustrada que nomes são nada senão uma convenção artificial, e que ela não se importa com o fato de que o nome do Romeu é Montéquio — uma família odiada pela sua própria, o clã Capuleto.

Essa mulher não sabia de nada, pois sim, nomes têm imensa importância. E eu vou te contar a história do meu.

Era o seguinte. Havia segundo a história bíblia dois irmãos, o Jacó e o Esaú. Eram gêmeos, mas tecnicamente Esaú saiu primeiro, então por isso todo o relato bíblico se refere a Esaú como o irmão mais velho.

E pra tornar as coisas mais estranhas, Jacó saiu do útero de sua mãe se segurando firmemente no calcanhar do irmão.

De acordo com o Google Imagens, foi assim

Essa história da carona via calcanhar é aliás a origem do nome do rapaz. Acompanhe o relato bíblico:

“E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.”

– Gênesis 25:26

Jacó significa “leg-puller“, ou, traduzindo literalmente, “aquele que puxa (ou no vernáculo popular brasileiro, passa) a perna em outro”. O significado cultural comumente dado ao nome de Jacó é “o sacaneador”, mas há outra interpretação mais específica também — “puxar a perna”, em inglês, significa disseminar informação falsa como diversão.

É isso mesmo que você está pensando: Jacó foi o primeiro troll bíblico.

A trollada mais clássica de Jacó foi se disfarçar de Esaú e fazer seu pai Isaque abençoa-lo, ao invés do seu irmão mais velho. Aparentemente a benção paterna só podia ser dada uma vez, e não tinha como desabençoar alguém. Esaú perdeu a parada permanentemente, o que o encheu de ódio assassino pelo seu irmãozinho. Jacó, que não era besta, fugiu de casa.

Um monte de coisa aconteceu, e eventualmente Jacó se vê brigando com um anjo.

O Velho Testamento era só porrada e putaria

Jacó brigou com um anjo a noite INTEIRA, e finalmente venceu o indivíduo. O anjo então falou “afff mano chega já, era só brinks”, ao que Jacó respondeu “chega nada. Só deixo tu ir embora se me abençoar”. Acho que o Jacó colecionava bençãos, não sei qual era a tara dele pela parada.

E o anjo falou “Beleza. Qual o teu nome?”

“Jacó da Silva”.

“Pois então a partir de agora teu nome é Israel”, disse o anjo, abanando a mão na frente do rosto do cara como se fosse um Jedi.

“Israel?” perguntou ex-Jacó

“Sim. Israel: aquele que desce o cacete em Deus e nos homens, e vence

“Caralho! Gostei. Vai ficar bonito no perfil do orkut”

“Ok vlw mlk, vô sair fora” e foi embora mancado.

E é isso. Meu nome foi dado a um sujeito que espancou um ANJO.

Enquanto isso “João” significa “a graça de Deus”. “Rafael” significa “Deus curou”. “Felipe” significa “aquele que ama cavalos”.

Meu nome é foda e o seu é sem graça.

Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

103 comments

  1. Meu nome é Alexandre, o defensor da espécie humana. Tudo bem você venceu, o teu nome tem um significado mais maneiro.

  2. Discordo em um ponto: o primeiro grande troll bíblico foi o próprio Deus. Pensa só: o cara vai lá, cria um universo inteiro de asiáticas ninfomaníacas, te dá toneladas de hormônios e daí diz: “opa, hehe, sexo só pode depois do casamento, hein, hehe”. Gente, como assim? :/

    1. Kra… na verdade Deus na bíblia não fala de casamento, tanto que ele crio o Adão e a Eva e falo… fodam bastante e procriem.

      A maior trollada dele foi criar a porra da Árvore da Ciência do Bem e do Mal, deixar ela no centro do Jardim do Édem com suas lindas maças vermelhas deliciosas e falar pros dois:

      — Não pode comer… Ok? tem um pé de amora bichada ali do lado. Aquela é de vocês.

      Na verdade Deus sempre foi o Troll master… pediu pra Abraão matar o próprio filho em prova de fé com Deus. Provavelmente querendo que o homem não o fizesse e ele poderia se livrar do pepino. “Você não provo que me ama, como queres minha graça.” Mas o kra foi matar o filho de verdade. Ai Deus deu pra trás.

      Esse tipo de Historia onde Deus é Troll ta cheia na bíblia. Teve outra em que ele mata a família inteira de um cara, destrói todas as suas posses apenas por conta de uma aposta com o diabo.

  3. Dá Wikipédia:

    Eric -- O nome tem origem escandinava; é derivado do nome Ei(r)ríkr, que significa “soberano eterno”…

    Queria ver se Jacó tivesse lutado contra um poderoso deus viking ao invés de um anjo magricelo se culhões (literalmente).

  4. Izzy, meu nome é “primo” do seu. thiago é uma variação do jacob.

    wikipédia: O nome Tiago deriva do latim Iacobus, que por sua vez é uma latinização do nome hebreu Ya’akov (יעקב) ou Jacó, que significa literalmente Aquele que suplantou.

    É uma também uma versão corrompida da união de Santiago, quando separou ficou San T(h)iago.

  5. Mateus é “Presente de Deus”, “Dádiva de Deus” ou ainda “O presente de Deus para a Humanidade”

    Antonio é “O Inestimável”

    Portanto Mateus Antonio é “O Presente Inestimável de Deus para a Humanidade”.

    Muito mais foda do que “O Troll que da porrada em Anjo”.

    PS: Mateus Antonio é meu nome. Meu sobrenome é Bittencourt. A maioria pensa que Antonio é sobrenome. Meu nome (nome, nome, nome) é tipo Luís Henrique, composto.

  6. Grandes bostas bater em um anjo, os seres mais sem colhões do mundo. O cara toca harpa o dia todo deitado em uma NUVEM e o cara ainda demorou uma NOITE INTEIRA pra fazer o cara desistir (nem chegou a vencer, de fato).

    Fora que esse lance de ficar se agarrando com o anjo uma “noite inteira” pega mal.

  7. tenho um nome horrivel. entrei com ação de retificação de registro civil. a audiencia eh dia 25. se der certo meu nome significara varias paradas de acordo com as varias linguas deste planeta: “fearless” ou “brave” em armenio e “Eagle” or “fast flying one” in old norse/icelandic, lioen em hebrew e “propriedade” em Tagalog hehe. onde diabos se fala tagalog?

  8. Meu nome completo é meio megalomaniaco, se tu traduzir tudo (não, eu não assino completo, são 4 nomes no total). Fica: “O grande, poderoso e iluminado senhor da fortaleza de Erding (um lugar na alemanha)”

  9. Meu nome veio de uma música chata pra cara… LINDA do James Taylor, chamada “Carolina in my Mind”.

    Significa “Cheia de graça” (Ana), “viril e forte” (Carolina). O que poderia ser um paradoxo.

    E é verdade, deve ser frustrante se chamar Felipe.

    1. Sempre me disseram que Carolina é o diminutivo de Carol, que literalmente significa “fazendeira”. No caso seria “pequena fazendeira”. E se você é judia, provavelmente já ouviu dizer que significado significa “bruxa justa”. Não, eu juro que não estou trollando.

      1. Hahahaha! Não sabia dessa.
        Do “fazendeira” eu sabia. Depois de um tempo decepcionada descobri o outro significado (“viril e forte”), aí resolvi apagar o primeiro significa da memória.

        Se bem que “fazendeira” até combina comigo, já que moro praticamente na roça. sad.

  10. o meu é uma junção de Ana + Elisa, que vem de Elisabeth, e significa cheia de graça e consagrada a Deus, tipo uma freira ¬¬. Duvido um significado pior ;~

  11. AHAH!! O final foi tão foda quando o significado do seu nome. Muito bom! xD

    Bem, meu nome é Vítor e o significado do nome é… vitória, dããã. =P

  12. Sorry, mas Jacó levou foi um pau, um mero toque estraçalhou a coxa do sujeito.. o anjo ficou foi com dó e disse: deixa ele ganhar..

  13. O kid convenientemente esqueceu de continuar a história de Jacó. Ele acabou tomando uma trollada muito maior do sogro dele. Trabalhou um tempão de graça pra casar com a filha do cara, e no dia do casamento acabou bebendo demais e o sogro trocou a noiva pela irmã baranga. Ou seja, ele pagou em dobro pela trollice que deu no irmão. 🙂

  14. Complementando, foram 7 anos que Jacó trabalhou para Labão, seu sogro, para casar com Raquel, filha mais nova de Labão, a quem Jacó amava. Depois de 7 anos, no dia do casamento, Labão troca Raquel pela irmã feiosa, Lia. Imagine o susto que Jacó tomou ao acordar do lado da baranga. E Labão, para complementar a trollada solta um: “Beleza, você pode casar com a Raquel também, mas vai ter que trabalhar pra mim mais 7 anos”. Definitivamente Labão deu uma lição de trollagem no Israel. 🙂

  15. Nunca achei nada a respeito do meu, a não ser sua versão sem o “H”, que é de origem russa. Acho que meus pais quiseram deixar chique e falaram: “pow, tá muito sem graça, 4 letrinhas, vamo botar uma letrinha mais aqui”.

  16. Caracas.. já li Gênesis e não lembro nada disso… Só lembro de que Fulano casou com Fulana, que gerou sicrano que gerou beltrano que casou com a josefina e tiveream huguinho, zezinho e luizinho…
    --
    Vo ler a biblia de novo..

  17. Paulo: do latin “pequeno”
    Henrique: do alemão “príncipe poderoso”
    ou seja, eu me chamo Pequeno Príncipe, igual aquele personagem viadinho que todo mundo conhece… ¬¬

  18. Vc conhece alguem Sansão que tem o mesmo poder que o da biblia? não se iluda amigo, sua mãe só deu esse nome a vc pq é biblico e não pq “Jacó segurou o anjo”. Seja o que vc é, não tente ser ou achar que vai ser.

  19. A e a resposta acima foi uma trollagem também =D
    Mas o Kid tam sem ideia e fica postando porcaria sobre o nome dele, pow Kid, faz HDTV pra gente ver sua pança, é mais legal.

  20. Israel: empresário do ramo petrolífero, pai de dois e dono de uma BMW

    Izzy: apreciador de pirombas e consolos, melhor amigo do lucasfamapop

  21. Porra Izzy, ce ta brincando q nosso nome é algo tão da hora e até hj eu não sabia =O

    Aí no Canadá brincam com seu nome te chamando de ” faixa de gaza”, ” cisjordania “, ” Irã “, ” Iraque ” ou coisa parecida ? Depois de 11/09 nunca mais me deixaram em paz …

  22. Porra, que merda. Comparando com o seu, o significado do meu nome é uma bosta:

    Prentice.

    Tá certo que é um nome diferente (pra caralho, Israel todo mundo sabe ler), mas esta porra significa apenas “um-reles-estudante-que-está-abaixo-até-de-estágiário”.

    Eu queria ter um nome que significasse “Siginificados não valem absolutamente nada!!”, melhoraria bastante.

  23. Saca aqueles romances lixo “Julia”, “Sabrina”, etc vendidos em banca de revista? Pois é.
    Meu nome saiu de uma personagem vilã e piranha em romance enlatado de décima quinta categoria impresso em papel jornal e vendido em banca de revista.

    Meu nome >>> seu nome.

  24. Ha! Meu nome é Renata aquela que renasce então enquanto vc mete pau nos anjinhos eu morro e volta toda hora. I’m like a phoenix! ;D

  25. Se não me engano “Yago” segundo o google (preguiça mortal de ir confirmar) é uma “variante” do nome Jacó portanto…

    “espancadores de anjos gonna não crer em anjos”

  26. Dá wikpédia:
    Igor vem do nome escandinavo Ingyar, que foi trazido da Rússia antiga pelos Vikings (Yngvar ou Ingvar). Igor (o filho de Rurik) que conquistou Kiev. Combina com Erika, também do escandinavo. O primeiro elemento deriva do Proto-escandinavo *Ing(w)ia (Ingi-), i.e. Yngvi, que era o nome original do deus Freyr. O segundo elemento é, provavelmente, *Harjaz (guerreiro) or *Warjaz (defensor). Conseqüentemente o nome significa o guerreiro de Freyr ou o defensor de Freyr. Igor em russo significa: Principe da Paz ou Guerreiro da Paz.
    o meu também é foda

  27. Que eu saiba, meu nome é tipo “cidade nova, aquele que veio da cidade nova”. New (Nova) + Town (Cidade) = Newton. Ou meu pai gostava muito de Isaac Newton o-o

  28. O meu nome é bonito na pronúncia e tal, mas não tem lá um significado muito nobre não.
    Klayton, segundo uns sites obscuros aí, significa pote de barro.
    Mas mesmo assim, gosto pra caralho do meu nome!

  29. Vicente = o vencedor
    gabriel = o enviado por Deus
    conclusao: sinto muito izzy, mas Deus me enviou pra derrotar vc 🙂

  30. O meu primeiro nome, Emerson, talvez significa “filho do que tem poder universal”. ‘Talvez’ porque ninguém sabe ao certo se o |Emer|, que vem do inglês |Emery|, vem de ermen (completo ou universal), arnal (trabalho)ou heim (casa) [são todas palavras alemãs].Por lembrar mais ermen -- e também pelo significado ficar mais da hora :p -- eu falo que significa “filho do que tem poder universal”.

    Já Arles é mais incerto. Arles é o nome de uma cidade do sul da França que os romanos deram esse nome por motivos que ninguém sabe explicar. Entretanto, descobri agora a pouco que Arles é também um nome gaélico que significa Juramento.

    Então, senhor espancador de homens e deus, aqui jaz o juramento do filho do que tem poder universal. Meu nome é mais foda que o seu :p

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *