“Acharam a Arca de Noé!” e outras lendas urbanas evangélicas

Lendas Urbanas Evangélicas

Tendo crescido em lar evangélico, como mencionei num vídeo recente, eu ouvi toda qualidade de histórias esdrúxulas sendo repassadas pela igreja — e mais tarde, pela internet. Essas histórias tinha como objetivo ou comprovar algum dogma da igreja, ou pra alertar a galera sobre os perigos de não levar Deus a sério, ou coisa do tipo.

Eu já me espantava, naquela época, do pouco senso crítico com o qual os “irmãos” entoavam seus Glória a Deus!’s ao ouvir aquelas anedotas; hoje em dia, é chocante imaginar que existem pessoas (adultos!) que aceitam a propagam essas histórias comprovadamente falsas, simplesmente porque elas oferecem uma migalhinha de (falsa) confirmação de suas crenças — crença essa, vale lembrar, que adverte aqueles cuja fé é condicional a provas.

E as principais lendas urbanas que vem a mente são…

Acharam a Arca de Noé!

ark1

Essa foi uma das primeiras que eu ouvi. Segundo “pesquisadores”, esta entidade metafísica que algumas pessoas adoram invocar para imprimir maior validade às suas alegações, a lendária Arca de Noé teria sido encontrada no pico do monte Ararat, na Turquia. Em alguns círculos, o “fato” de que encontraram a Arca de Noé era basicamente uma certeza inequívoca, algo tomado como verdade inegável. Como os ateus poderiam duvidar do Dilúvio se já até acharam a Arca de Noé?!

Curiosamente, nenhum dos que propagavam essa lorota se perguntavam porque jamais ouviram sobre essa incrível descoberta em nenhum veículo de notícias. A descoberta de uma embarcação que comportasse toda a biodiversidade animal do planeta, que certamente precisaria ter proporções de um transatlântico, mudaria tudo que conhecemos sobre a capacidade de engenharia dos seres humanos que viveram durante a Idade do Bronze. E no entanto, só se ouvia esse “fato” de boca a boca em igrejas.

O que rolou foi o seguinte: em 1948, na região da fronteira entre a Turquia e o Irã, chuvas torrenciais (que são chuvas pesadas, e não chuvas que baixam Agents of S.H.I.E.L.D. do Pirate Bay) e terremotos produziram uma formação rochosa que alguém olhou e falou “rapaz, meio que parece um barco, né não?

Pareidolia é um negócio foda.

“Não…?”

Como o único barco antigo e imenso conhecido é a arca de Noé (se você ignorar os inúmeros outros mitos de dilúvio ao longo da história, isso é), a associação com a história bíblia foi estabelecida e pronto.

Acontece que a crença de que essas formações naturais são os restos da arca é TÃO absurda que até o site cristão Creation.com já desmentiu em detalhes.

Encontraram os gigantes da bíblia!

david1

No Gênesis, há a menção breve de gigantes (no original, “nephilim”, que significa “caídos”) que passeavam pela Terra e se metiam nas maiores confusões, literalmente. É estranho que algo TÃO significativo, que desafia totalmente nossa compreensão dos humanóides que habitaram este planeta, apareça como mísera nota de rodapé — mas fazer o que. Os gigantes reaparecem mais tarde, quando Davi mata um com seu estilingue, e fica por isso mesmo.

Então, lá pelos idos de 2004, esta imagem começou a pintar na internet:

gigantes

Trata-se de um Photoshop, claro. Mais especificamente, de um concurso de Photoshop do Worth1000, um site clássico de competição de montagens digitais. Nem mesmo o mais ingênuo de nós veria esta imagem e acharia que é verídica, mas como veremos, pessoas que precisam de qualquer forma buscar sustentação pra crenças conseguem ser ainda mais ingênuos.

Microfones captam sons de sofrimento direto do inferno!

hell1

A história, que circula na web desde 1997 mas que pode ter começado no finzinho dos anos 80, é a seguinte: mineiros russos estavam trabalhando numa escavação, quando de repente a broca encontrou uma imensa cavidade. Os caras abaixaram um microfone no buraco, e supostamente conseguiram ouvir os gemidos e choros dos condenados ao Inferno. Inclusive, tem arquivos de som por aí que diz-se tratar-se das gravações do buraco.

A primeira vez que ouvi essa história foi no segundo ano do ensino médio, de um professor cuja disciplina eu não lembro. Ele nos repassou a lorota como se fosse um fato incontestável, inclusive, que é geralmente o tom e energia com qual nos contam essas histórias.

A história, que nasceu num jornal cristão finlandês, ganhou popularidade ao ser divulgada por um canal americano evangélico de TV. Åge Rendalen, um professor norueguês (e troll nas horas vagas) mandou uma carta confirmando a história, e a exagerando um bocado. O canal reproduziu o relato do professor, e assim perpetuou o hoax.

Carro bate e os ovos no porta-malas sobrevivem porque o motorista fez uma piadinha sobre Deus!

crash1

Desta vez, um hoax aparentemente brasileiro (os links gringos que encontrei sempre fazem alusão à origem brasileira da história, que teria acontecido em Campinas). Um grupo de garotos bêbados estava por aí na vida da zuera, indo pra festinhas fumar maconha usando folhas da bíblia enquanto debatem sobre a validade do aborto e votam no PT, e pararam pra pegar um amigo.  A mãe deste, preocupada com o estado dos companheiros do filho, teria então dito “Deus te acompanhe, meu filho!”, ou algo que o valha. Infelizmente ela não falou algo mais útil, como “andar de carro com uma cambada de bebum? Mas nem fodendo, já pro seu quarto!”.

Então. Diante da benção da mãe, o filho petulantemente respondeu que Deus teria que ir no porta-malas, pois não havia mais espaço no carro.  Se isso fosse uma sitcom como Big Band Theory, onde piadas imbecis não são apenas encorajadas mas recompensadas, a platéia teria rido e batido palmas.

Pois bem, o carro bateu, morreram todos, e a polícia informou à mãe do garoto rebelde que uma caixa de ovos que estava no porta-malas havia ficado intacta.

Nao existe registro de tal acidente jamais acontecendo, obviamente. Não que faça muito sentido que um bando de adolescentes saindo pra balada tivesse uma caixa de ovos no porta-malas, também (ou que a polícia informaria a mãe de uma das vítimas deste fato).

Carro anda sem motor após oração de fiel!

jeep1

Ainda no ramo de milagres automotivos (e também um que eu pensava ter origem brasileira, mas não é) tem a história do soldado que… bom, vai aí a versão que eu catei na web que é basicamente idêntica à que eu ouvi anos atrás:

jipe sem motor

Não precisa ser um sujeito muito inteligente pra desconsiderar completamente a história como um absurdo que apenas alguém sem qualquer senso crítico e/ou domínio de suas plenas funções mentais conseguiria acreditar.

O problema não é nem realmente acreditar em um ser sobrenatural que executa mágicas; o problema é acreditar simultaneamente que esta divindade faz truques para proteger seus amigos de piadas bobas, mas esquece de se manifestar em ocasiões que certamente requerem mais seu envolvimento, como por exemplo aqui só puxando de memória o Holocausto, ou quando morreram umas 30 milhões de pessoas no Grande Salto Avante da China, ou quando rolou aquele tsunami na Ásia, o maior terremoto da história diga-se de passagem, que acabou matando mais de 200 mil pessooas.

Você lembra de mais alguma lenda urbana evangélica?

[ Update ] Alguém reclamou no Facebook que quando um ateu declarado escreve um post abordando lendas urbanas evangélicas e as desmistificando enquanto as chama de “esdrúxulas” e “comprovadamente falsas” nos dois primeiros parágrafos, ele está “promovendo pseudo-ciência” — porque aparentemente, a maioria das pessoas não compreende o que “lenda” significa e poderiam concluir que eu estou as defendendo ou perpetuando ou algo assim.

Assim sendo, faça de conta que o título do post é “Histórias inventadas falsas inverídicas sem provas que não aconteceram”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

83 comments

  1. Lembro de conversar com amigos cristãos na época do Tsunami e eles me passaram o seguinte:
    Que o pastor da igreja deles falou que o Tsunami foi uma forma de Deus varrer os infiéis da Terra, já que aquela área da Asia tinha muitos adoradores de outros Deuses e que aquilo era um sinal para a humanidade aceitar Deus e não sofrer a mesma punição.

    1. Nada mais injusto. se fosse pro isso, Deus já tinha varrido Nova York e Los Angeles do mapa(claro que avisando os cristãos primeiro). Querido, hoje há uma praga no meio evangélico que é pior do que o próprio mundanismo, chama-se pentecostalismo histérico.

  2. CARALHO IZZY adoro quando tu escreve esses artigos foda. De longe o pior conto é do Jipe sem motor, é simplesmente inacreditável como alguém pode acreditar.

    E cade a parte 2 das Branquelas seu cabra safado?

  3. Kid, só pra avisar que esse parágrafo está com 2 cores diferentes na fonte:

    “A história, que nasceu num jornal cristão finlandês, ganhou popularidade ao ser divulgada por um canal americano evangélico de TV. Åge Rendalen, um professor norueguês (e troll nas horas vagas) mandou uma carta confirmando a história, e a exagerando um bocado. O canal reproduziu o relato do professor, e assim perpetuou o hoax.”

    Não que seja realmente um problema, mas só pra avisar. Bom texto. =)

  4. Sobre o fato dos nephilim serem uma simples nota de rodapé, você tem de levar em conta que todo o livro de Gênesis é um relato breve que vários eventos importantes das religiões abraâmicas, isso porque durante séculos foi uma tradição oral, não foi escrito logo de cara com todos os detalhes (não estou dizendo que o que está lá é tudo fato, mas justificando o tamanho texto). Ah, parece que isso de acreditar nos nephilim como gigantes filhos de anjos caídos é coisa só de evangélico mesmo, nunca vi judeu ou católico que engolisse essa.
    A parte dos gigantes também é exagero evangélico, judeus consideram que Golias não tinha muito mais do que 2 metros.
    O bizarro na última lenda é o fato de ignorar que a enorme maioria dos brasileiros é cristã.

  5. tem tbm a de um grupo de jovens que resolvem ir pregar a palavra indo tocar em de casa em casa, até que chegam em uma e tocam a campainha, batem na porta, mas parece não haver ningm na casa, eles resolvem ir embora, porem um deles resolve continuar insistindo até que de repente uma senhora abre a porta chorando ao ver os jovens com suas biblias, um deles pergunta pq ela esta chorando e ela responde que é pq estava preste a cometer suicidio.

    1. Essa é a versão que eu vi, ATEA e similares fizeram ela chegar antes da versão evangélica:

      Um soldado era constantemente humilhado por ser cristão. Um dia seu superior querendo envergonha-lo na frente do pelotão, lhe deu uma ordem : -pegue esta chave,vá ate aquele fusca e o estacione ali na frente.
      O soldado respondeu: não sei dirigir senhor. Seu superior com os olhos cheios de raiva retrucou: -- se vira.
      O soldado pegou a chave e foi ate o fusca o ligou e o manobrou. E estacionou perfeitamente. Ao sair do fusca, o comandante abre o capô do fusca e pergunta: -mas como você fez isso se o carro tá sem motor? E o soldado responde: -mas senhor, o motor do fusca é atrás

      1. USAUHSAUHSAHUSAHUUHAUHUHUHAUHAUHSAUHSUHASUHASUHSAUHSAUHASUHASUHSAUHASUHASUHSAHUSAUHSAUHSAUUHSAHUSAUHSAHUSAHUASHUASUHAUHASUAH

    1. Sério mesmo que o argumento é esse?

      Eu gostaria de entender. Eu não consigo ver onde está esta estagnação. É facílimo ver gente que consegue passar férias no exterior, gente que conseguiu comprar um imóvel financiado (algo tão básico no mundo todo e tão impossível há mais de 12 anos), enfim, eu vivi as duas épocas e sequer consigo comparar.

      Eu de coração gostaria de um argumento de verdade.

      1. Porque a situação é sempre zoada.
        Quando a oposição estava no poder, todo mundo zoava.
        Porque na administração do PT seria diferente?

        Reclamar disso é igual o Vascaíno reclamar que todo mundo tira ele pra vice. Faz parte da mecânica, falar mal do governo sempre existiu e sempre existirá, independente de partidos.

      2. A percepção dos brasileiros só não está pior pois nunca um governo investiu tanto em marketing mentiroso. Mas é impossível maquiar a realidade da inflação na mesa do povo, sobretudo dos mais pobres, que são os mais prejudicados com isso. Mas acreditem, o pior mal que este PT fez ao nosso país foi o enfraquecimento das nossas instituições democráticas em prol de viabilizarem a implantação de um regime totalitário como fizeram na Venezuela. Ta aí esse último decreto lançado às vésperas da copa para dar poder legislativo aos grupos sociais como o MST, que nada mais são do que franjas do PT. Argh!

        1. Sequer acompanho marketing governamental. Me guio pelos indicadores econômicos e sociais, quase sempre obtidos de instituições de FORA do governo.

          Existem diversos sites onde se pode obter inforação honesta e sem manipulação sobre o que realmente ocorre aqui. Menos Veja e mais Google (portal da transparência, OMS, OIT, Diversos subsites da ONU e várias outras fontes de boa informação).

          Pesquise antes de repetir mentiras.

      3. As pessoas passam férias no exterior porque:

        A) Os preços das passagens aéreas baixaram, graças à competição entre as companhias áreas, ou seja, graças ao capitalismo que o PT odeia. Se as companhias aéreas fossem estatais poucas pessoas viajariam.

        B) Apesar da incompetência da atual gestão, ainda temos uma moeda relativamente forte. Aliás, vale lembrar que o PT foi contra o plano real. Então se dependêssemos do PT não teríamos real e não teríamos ninguém viajando.

        Mas não se preocupe, a Dilma já triplicou o IOF para tentar evitar que pobre viaje. Aos poucos ela consegue.

        1. Rafael, provas de que vc é um idiota:
          -- Crente da seita Universal -- idiota.
          -- Vai votar novamente no PT -- duplamente idiota.
          -- Vc não vê que o Pais está quebrado e estamos vivendo o chaos social por causa do PT. -- triplamente idiota.
          -- Está entusiasmado com a Copa e com a seleção -- idiota manipulado.
          Sugestão: Se mate antes das eleições que vai ser um voto a menos para o PT e menos uma boca para eu sustentar com as bolsas vagabundagem do PT, as quais EU, CLASSE MÉDIA BAIXA TRABALHADOR HONESTO PAGADOR DE IR NESSA Merda de País sou obrigado a pagar pra nego ficar vadiando o dia todo.

          1. Enoque, eu não lhe ofendi. Mantenha o nível.

            O país está quebrado. Ok, qual é a definição de país quebrado? Quebrado é aquele que não possui dinheiro para os investimentos, que está empobrecido.

            Temos bons exemplos recentes: Brasil durante a moratória de Sarney (sem dinheiro), Brasil no fim do governo FHC (reservas quase zeradas e 40 bi de dívida com o FMI), Argentina, duas vezes no passado recente e mais uma vez agora, pois suas reservas chegaram a menos de 20 bi.

            Nós temos 380 bi em reservas. Pode explicar novamente a parte do quebrado? Eu não entendi. Qual indicador você está usando?

            E por fim, acredite, você NÃO me sustenta.

          2. Enoque, eu não lhe ofendi. Mantenha o nível. Me respeite.

            O país está quebrado. Ok, qual é a definição de país quebrado? Quebrado é aquele que não possui dinheiro para os investimentos, que está empobrecido.

            Temos bons exemplos recentes: Brasil durante a moratória de Sarney (sem dinheiro), Brasil no fim do governo FHC (reservas quase zeradas e 40 bi de dívida com o FMI), Argentina, duas vezes no passado recente e mais uma vez agora, pois suas reservas chegaram a menos de 20 bi.

            Nós temos 380 bi em reservas. Pode explicar novamente a parte do quebrado? Eu não entendi. Qual indicador você está usando?

            E por fim, acredite, você NÃO me sustenta.

        2. 1) Não. As pessoas podem viajar porque devido à economia de escala (google it) causada pelo aumento da renda foi possível que as passagens baixassem de preço em proporção ao que era há 20 anos atrás, quando só rico pegava avião.
          É assim que ocorre em outros países, veja inúmeros exemplos na Europa, nos EUA e até por aqui, na América Latina.

          B) Acho errado o PT ter sido contra o Real, aliás, eu nem devendi o PT aqui, eu só estou questionando a modina infundada de ficar inventando mentiras sobre o último governo. Existem inúmeras falhas para se apontar, mas não suporto esse bla bla bla.

          Sobre o IOF, é perfeitamente esperado que isso aconteça, é uma forma do governo permitir que as pessoas VIAGEM em vez de ir muambar lá fora.

          1. 1) Aí você só admitiu que o que baixaram foram os preços das passagens. Não houve aumento real de renda. É o mesmo motivo pelo qual todo mundo tem TV, telefones, etc. O preço dos produtos baixaram por conta do avanço tecnológico. Só! Aliás, esse é o modo PT de dizer que aumentou a renda. Fazem essas pesquisas ridículas perguntando quantos DVD Players a pessoa tem em casa como se isso fosse um indicativo de que a renda dela aumentou. “Esquecem” que o DVD Player é que caiu pra 1/20 do preço do lançamento.

            2) Se as pessoas preferem muambar lá fora do que aproveitar a viagem é porque há algo muito errado com os preços no mercado nacional, não acha? Não seria culpa do governo que tem o maior imposto sobre consumo do mundo? Não seria culpa do governo que tem o pior retorno de imposto pago no mundo?

          2. 1) Não. Pesquise a evolução real da renda nos últimos 30 anos. Se formos considerar a base da cadeia, o salário mínimo, podemos falar em aumento de quase 300% em dólares nos últimos 12 anos.

            2) Não novamente. Nossos impostos são realmente indecentes, mas não justificam. Faça as contas. Acabei de pagar US$ 25 em uma camisa social da Calvin Klein fora do Brasil (não, não fui muambar).
            Aqui custa R$ 350. A alíquota média no Brasil é de 40%. Faça as contas: 25 x 2,30 + 40% = R$ 80,00 Se o problema fossem os impostos, custaria oitentinha. Onde estão os outros 270 reais????
            Há pouco tempo a quatro rodas fez uma pesquisa sobre o preço quase sexual dos carros no Brasil. O vice-presidente da Honda disse que os preços são praticados “conforme a capacidade de absorção de cada mercado”. Ou seja, cobramos tão caro quanto os brasileiros possam pagar.

            Nenhuma, repito: NENHUMA alíquota de imposto justifica a diferença de QUALQUER bem de consumo comprado no exterior.

            Os impostos são altos, precisam baixar, precisam baixar muito, mas as coisas não custam 3x mais aqui por causa dos impostos.

            Assista o canal do otário onde ele disseca o preço do Gol 1.0.

            Vamos tentar refletir antes de repetir o que diz a mídia. O governo é uma merda, é! Mas a mídia mente descaradamente, principalmente sobre esses assuntos, convencendo o senso comum de que certas coisas são o que não são.

          3. 1) O truque petista mais sujo para falar que o salário mínimo cresceu é indexá-lo pelo dólar. Basta lembrar que o dólar chegou próximo dos R$ 4,00 em 2002 porque os investidores fugiram do Brasil ao perceber que o Lula ganharia as eleições. Todo mundo tinha medo do Lula por conta dos discursos que ele passou a vida fazendo. O real se recuperou depois que o mercado percebeu que o Lula não era tão burro a ponto de cumprir as sandices que sempre prometeu.

            2) É muito simplista falar em alíquota média de 40%. Tem muito mais gastos envolvidos, a própria burocracia dos impostos em cascata tem seu custo. E tem todos os gastos indiretos: transporte caríssimo, encargos trabalhistas, seguros, etc. E os impostos vão sendo aplicados em todas as etapas: importação, distribuição, varejo, etc. Sempre em cascata. Some tudo e veja passar muito dos 40%.

            Até pra comprar fora somos extorquidos pelo governo. Como você pagou sua camisa? Cartão de crédito brasileiro? Então você deu 6,38% do valor da compra pra Dilma. Que outro país do mundo faz isso? Se tentasse importar além dos 6,38% ainda pagaria outros absurdos 60%. Que outro país do mundo cobra 60% de imposto de importação?

          4. Skooter, eu gosto de indexação por dólar. Nem foi invenção recente. Desde o governo Itamar ele é usado. Inclusive por anos falou-se em “mínimo de 100 dólares”.
            Mas pode mudar o indicador, pode contar em big macs, em litros de gasolina, em litros de leite… A menos que se encontre algo muito bizarro, a média vai ser essa. Não dá para negar esse aumento de renda porque é um fato. Fato comprovável matematicamente.

            No fim de 2002 o dólar explodiu por motivos especulativos e o governo simplesmente não tinha dinheiro (reservas em 36bi, 10% do valor de hoje) para segurar a moeda em patamares sadios via leilão do BACEN. Acho que nessa época seria muito adequado chamar nosso país de “quebrado”.

            Alías, justamente por não ter boas reservas internacionais, fomos alvos de inúmeros ataques especulativos na década de 90.

            O sistema tributário daqui é super confuso, por isso falei nos 40%. Essa é aproximadamente a fatia do PIB que vai para os impostos. Como nessa conta entram TODOS, fica mais fácil usar esse valor macro. Existem nichos com alíquotas maiores e também menores. Eletrôncos pagam bem menos de 40% por causa da Lei de Informática e mesmo assim temos o iPad mais caro do planeta.

            Mesmo que venhamos a desprezar esses 40%. Mesmo que sejam 100% (o que obviamente não é), mesmo que sejam 150%. Nem assim se consegue explicar os preços praticados aqui. Não é razoável que a Lamborghini lance um carro e saia uma reportagem dizendo que pelo preço da Lambo o Brasil você compra uma igual nos EUA e ainda sobra para um helicóptero e um apartamento.

            Quanto aos 60% de importação, não há o que comentar. É indecente, mas também não explica o preço.

          5. Ok, seguindo sua sugestão fui procurar saber quantos Big Macs o salário mínimo comprava em 2002 e quantos ele compra hoje.

            Em 2002, o Big Mac custava R$ 3,60 e o salário mínimo era R$ 200,00. Ou seja, dava pra comprar 55,55 Big Macs no mês.

            Em 2013, Big Mac custando R$ 12,40 e salário mínimo em R$ 724,00. Dá pra comprar 58,39 Big Macs por mês.

            Conclusão: em 12 anos de PT tivemos um aumento real de renda de míseros 5%.

  6. E INPRESSIONANTE COMO PESSOAS ATEU, QUE NAO TEM FÉ EM DEUS, FAZEM DE TUDO PARA TENTAR DESVIAR AQUELES QUE AINDA SAO GENTE E QUE ACREDITAM EM DEUS.
    SE VOCE NAO ACREDITA, RESPEITE PELO MENOS!
    ALGUMAS HISTORIAS QUE OS HOMEMS CONTAM PODE ATE SER MENTIRA, PORQUE SAO HOMEM, MAS A BIBLIA ADIVERTE QUE MALDITO É O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM, MAS A PALAVRA DE DEUS É PERFEITA, SAO OS HOMEMS QUE FAZEM CONFUSAO POR FALTA DE SABEDORIA NAO SAO GUIADOS PELO ESPIRITO SANTO, ENTAO FICAM TENTANDO ACHAR FALHA.

    VOU REFUTAR A HISTORIA DA ARCA DE NOE, POIS TENHO CONHECIMENTO SOBRE ESTE FATO!
    AQUI ESTAR UM LINK DE UM SITE, QUE ESPLICA PARA VOCES SOBRE A ARCA DE NOE.

    http://www.opesquisadorcristao.com.br/2009/05/arca-de-noe-encontrada-no-monte-ararate.html

    NAO SE DEIXE LEVAR POR ESSA MODINHA DE ATEISMO SENHOR IZZY NOBRE, NAO CONHEÇO VOCE, MAS JESUS CONHEÇE E TE AMA MUITO, E QUER TE SALVAR, VOCE CONHEÇE A PALAVRA !

    1. “pessoas ateu” “pode” “adiverte” “esplica” isso sem falar na falta de acentuação!

      Pq será que a maioria dos crentes são analfabetos? Se vc lesse menos a bíblia e mais livros seria menos imbecil…

      1. Nem seja por isso, que todas as edições da Bíblia em português são revisadas, portanto o português é correto(e culto). Se a pessoa pelo menos lesse a Bíblia já tava de bom tamanho.

    2. “VOU REFUTAR A HISTORIA DA ARCA DE NOE, POIS TENHO CONHECIMENTO SOBRE ESTE FATO!” dae ele vai e cola um link de um site nada tendencioso. LOL.

    3. “A BIBLIA ADIVERTE QUE MALDITO É O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM, MAS A PALAVRA DE DEUS É PERFEITA,”

      Lógica for Dummies: a frase citada acima foi escrita por um homem. O restante da reflexão fica por conta de vocês.

    4. “AQUELES QUE AINDA SAO GENTE”
      Quer respeito, mas nem sequer considera os ateus como seres humanos.

      “MODINHA DE ATEISMO” Aham, o ateísmo não é um conjunto de crenças antigo, datado pelo menos desde os filósofos greco-romanos que começaram a racionalizar o mundo. Nós ateus inventamos ele sábado passado só pra te infernizar.

      “MALDITO É O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM, MAS A PALAVRA DE DEUS É PERFEITA” Quem escreveu a bíblia, não foram homens? E não ouse vir com aquele papinho de “foi a mão do homem mas guiada pelo espírito santo, etc.”

      “ENTAO FICAM TENTANDO ACHAR FALHA” A bíblia é cheia de falhas: imprecisões, contradições, etc. Já estão várias encontradas e devidamente documentadas. Ninguém está “tentando”, já conseguiram.

      “SE VOCE NAO ACREDITA, RESPEITE PELO MENOS!”
      se você não acredita na refutação dessas histórias porque não “respeita pelo menos”, pode continuar a acreditar que carro sem motor anda e boa sorte se algum dia seu carro quebrar e você tiver que consertar Sr. Papa dos mecânicos.

  7. Essa aí do carro sem motor eu tinha ouvido de outra forma que era basicamente o seguinte: um pastor levou o carro na oficina de um ateu, e aí o ateu pra zoar tirou o motor do carro do pastor, mas quando o pastor chegou, ele simplesmente ligou o carro e saiu dirigindo.

    Quase tive um AVC quando ouvi isso, não sabia nem como começar a contestar a tal “história”
    -- Ué, eu trouxe o carro pra você consertar e ele ainda não funciona
    -- É porque eu tirei o motor dele huehuehue! Deus não existe

  8. O pior é que aumentaram a mentira do jipe dizendo que os soldados caíram de joelhos e choraram, o superior pediu a chegar em seu deus… vish esse pessoal ta bem dramático pra quem treina pra uma guerra.

    1. Pois é, na “história” do jipe o mais inacreditável é o diálogo dos militares depois do milagre do que o milagre em si.

  9. É assim mesmo. Essa da caixa de ovos já ouvi tanto no ensino médio, e fala como se fosse a verdade absoluta. Bando de charlatão.

  10. O History Channel tem o Alienígenas do Passado né, e lá já ouvi teorias de que os Nephilins(tá certo isso?) eram na verdade alienígenas. Esse programa desmistifica várias coisas bíblicas, como o dilúvio, mas aí entra com a galhofa de aliens.

  11. “o problema é acreditar simultaneamente que esta divindade faz truques para proteger seus amigos de piadas bobas, mas esquece de se manifestar em ocasiões que certamente requerem mais seu envolvimento, como por exemplo aqui só puxando de memória o Holocausto, ou quando morreram umas 30 milhões de pessoas no Grande Salto Avante da China, ou quando rolou aquele tsunami na Ásia, o maior terremoto da história diga-se de passagem, que acabou matando mais de 200 mil pessooas.”

    Judeus e indonésios não são cristãos, portanto, não são merecedores da benevolência de Deus e tem mais é que ser envenenados, fuzilados e afogados em massa. O problema é bem mais embaixo, não é apenas acreditar em conceitos ilógicos e ridículos, o problema é essa idéia de povo escolhido que os crentes em especial adoram. Esse tipo de conceito que aumenta ainda mais o sentimento de “nós vs eles” em relação a qualquer outra cultura ou religião, e elimina qualquer empatia que pudesse surgir.

    1. Parece que os cristão evangélicos, comportam-se como os judeus que mantém esse sentimento de superioridade povo escolhido. Não é à toa que vc vê em muitas igrejas pentecas hoje a bandeira do Estado de Israel. É idolatria nacionalista mesmo!

      Já ouvi casos que Israel é fodão em tecnologia e militarismo por Deus ajudar eles. Hahaha

    2. E o mais engraçado é que é um pensamento com base mais judaica tradicional que propriamente baseada na doutrina de Jesus. O dito Cristo trazia uma renovação, uma adaptação da arcaica doutrina religiosa à época dele, entendendo o Deus como o pai benevolente e não como uma força destruidora dos inimigos. Apesar disso, hoje em dia, pessoas seguem ao pé da letra religiões com mais de 2000 anos sem nenhuma adaptação a realidade atual. E considerando que eles se apoiam mais nas raízes judaicas, vai nuns 3700 anos pelo menos.

      1. Na sociedade feudal brasileira é natural que faça sucesso o Antigo Testamento. A religião se adapta ao contexto social. Tem igrejas que incorporam macumba, surfe, etc. Tudo que vc procurar. É por isso que não levo a sério, faço piada mesmo. Je suis Charlie.

  12. a do jipe me lembra umas piada:
    um sujeito vem guiando seu carro numa estrada escura e fica sem combustivel bem na frente de uma igreja, ele sai do carro e vai perguntar ao padre se por acaso tem algum telefone para ligar e chamar ajuda pois ficou sem combustivel.
    O padre querendo sacanear disse
    -- olhe filho, tem um poço e a água de lá é milagrosa, se vc tiver fé vc coloca ela no tanque e o carro vai pegar. O sujeito então disse: então eu vou conseguir, pegou o balde tirou a água do poço, colocou no tanque, deu partida e o carro funcionou.
    o padre vendo aquilo falou. Vai ter fé assim ná puta que te pariu.

  13. Tem uma que circulava tanto no meio crente quanto no mundano. Era a moça que em vez de ir pra igreja foi para um baile, e viu um bonitão de chapéu lá e gostou. Conversando com o bonitão, ela pedia pra ele tirar o chapéu insistentemente. Ele recusa sempre, até que teve um momento que um malandrilson de zuêra, tira o chapéu dele e todo mundo vê que o bonitão tinha chifres! Aí o bonitão urra, e vira fumaça de enxofre e todo mundo foge do local chorando e tal.

    ôh glória!!!! prangarincutinripalabalaia! xurimbimba!

  14. Uma pessoa que se declara ateia e acredita nas bobagens “cientificas” dos programas do History Channel(que aliás deveria se chamar Story Channel), é tão iludida quanto o teísta fanático que prega essas bobagens mostradas neste post.

      1. Com o post nada, mas como propagador de bobagens nada cientificas tão ou mais difíceis de engolir como as da Bíblia tem tudo.

        O que eu quis dizer é que o problema não é nem acreditar em uma história bíblica inverossímil , é acreditar em qualquer bobagem sem provas. O Carl Sagan dizia que dava até mais trabalho refutar um pseudo-cientista do que um religioso.

  15. Rapaz, já vieram em contar essa do jipe (sou ateu), na tentativa de me converter, quando me contaram eu não conhecia, quando terminou, pensa numa gargalhada violenta? Foi a única expressão que consegui ter, e ao final eu perguntei, vai me falar que ele também expeliu CO2 na atmosfera?

  16. Ouvi a história do carro sem motor sendo passada na semana de oração do meu colégio -- estudei em um desses Colégio Adventista -- e na época, com meus 10~12 anos, fui ludibriado graças ao avançado skill de speech do meu professor de religião. Lembro também que numa dessas semanas especiais em que perdíamos aula pra ouvir estórias de milagres, um pastor de uma outra cidade foi convidado para falar sua história de vida. Ele disse que era bandido mémo e que o cão botava ele pá bebe e certo dia foi preso. Na cadeia ele arranjou uma briga com uma galera da pesada, foi espancado, quebrou costela, pernas, braços e tudo mais, foi jogado na solitária (??) por causa da briga -- literalmente jogado porque ele não podia andar -- e ali ficou por um bom tempo. Numa noite ele orou pra deus pedindo perdão pelos seus pecados, que estava arrependido de tudo e de repente uma luz ofuscou seus olhos, ele ouviu uma voz dizendo algo como “levante e anda” e todas suas injurias foram curadas. Acho que foi nesse dia que comecei a desacreditar em certas histórinhas que contavam.

  17. Saca só o nível de sanidade desse pessoal:

    *Hellmann’s é “homem do inferno”;
    *Fido Dido é “filho do diabo”;
    *O símbolo da mulher é o mundo com Jesus subjulgado porque sua cruz está de cabeça para baixo e embaixo do planeta;
    *Quem faz pacto com o demônio fica rico;
    *O músico tal faz sucesso porque consagrou os discos no terreiro;
    *Músicas tocadas ao contrário podem revelar mensagens satânicas;
    *Galinha pintadinha é do demônio e transmite gripe;
    *Girafa no avatar do Facebook é adoração a satanás;
    *Sacrifícios humanos são uma coisa muito mais comum do que você pensa e a polícia nem sabe disso;
    *O sistema operacional Android é do capeta;
    *Os satânicos-maçônicos-Illuminati vão dominar o mundo;
    *O Titanic afundou por causa do “Nem Deus afunda o Titanic”, ninguém afronta a Deus e sai impune;
    *John Lennon foi assassinado porque disse que os Beatles eram mais famosos que Jesus. Levou 3 tiros: 1 em nome do pai, 1 em nome do filho e 1 em nome do espírito santo;
    *A maçonaria adora a Baphomet, lúcifer e (insira aqui o nome de qualquer demônio);
    *Os senhores do mundo querem implantar a Nova Ordem Mundial gayzista, abortista e anti Jesus;
    *Seria tal coisa a marca da besta?
    *O pregador evangélico tal é ex satanista, ex pai de santo e ex grau 33 da maçonaria;
    *O diabo é o pai do rock;
    *Fulana foi e voltou ao inferno trocentas vezes;
    *Etc.

  18. Criar lendas não é exclusividade de evangélicos. Está cheio de neo-ateu por aí compartilhando qualquer bobagem que leu na ATEA ou algo parecido. O ceticismo desse pessoal é altamente seletivo. O próprio Dawkins, ídolo dos ateus, escreveu um livro cheio de fraudes intelectuais e continua sendo idolatrado.

  19. Não quero iniciar uma discussão aqui, mas, sejamos racionais, quando Noé saiu da arca não haviam arvores para ele construir a casa dele,a terra foi destruída, e arvores não crescem em um ano(Esse foi o período que ele ficou na arca, o diluvio durou 40 dias) então é óbvio que Noé destruiu a arca para construir a tenda dele.
    Em gênesis não fala que os nefilins eram grandes, fala que era um povo numeroso, e que eles eram os heróis de guerras da época, e os gigantes nunca serão encontrados assim como os livros que faltam para completar a Bíblia nunca serão encontrados,Mas que eles eram superiores é verdade é só pesquisar sobre o mecanismo de anticitera.
    De acordo com a Bíblia e com a tradução correta, inferno significa lago de chamas e enxofre, que sai do trono de Deus e ele usara para dar um fim nos que não forem justos e fieis (Os justos serão salvos pela fé, não pela religião e nem pelas leis e sim pelos seus atos.”Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta. Tiago 2:26″), os caras devem ter ouvido alguns gases vazando para superfície o que deve ser algo comum,ou deve ter sido alguma coisa aletória.
    O resto eu concordo que seja mentira já que eu também nunca acreditei nessas histórias porém…”Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios na astúcia deles”; 1 Coríntios 3:19″
    Deus sabe o que faz e parabéns pelo post que mesmo não concordando com os 3 primeiros eu gostei

  20. Não sei aonde o exemplo de Jesus deixou de ser suficiente para que a maioria do cristãos se apegem a essa fábulas. Cara sou cristão já algum tempo e a minha maior preocupação é com minha conduta.Porém é lamentavel ver que alguns está mais preocupados em provar que estão certos do que viver o que acreditam.

    1. Alguns estão mais preocupados com o que outras pessoas fazem com o ânus. O sujeito lê a biblía (será que lê mesmo?) e entente que essa é a questão mais importante de todas. Será que Freud explica?

  21. Sei que isso não vai ser publicado, mas como eu sei que você do vão ler, isso pra mim já é suficiente, porque é pra você mesmo que eu quero falar. Você sabe o que é pior do que um fundamentalista religioso? Um imbecil metido a cético tentando ser engraçado… Aliás, ainda bem que você resolveram ser cético, muito embora você use a mesma tática da IURD pra pedir grana no site, mas deve estar ganhando uma graninha com esse lixo que escreve, pois se vocês tivesse optado por serem comerciante, iria morrer de fome!!!

      1. Revelação: “a mesma tática da IURD” -- quer dizer então que o Izzy Nobre é a fonte do “Óleo Santo de Israel”? #tentandoserengraçado XD

  22. No dia que religiosos radicais pararem de interpretar a bíblia de forma literal e no dia que anti religiosos pararem com o ceticismo irracional o mundo será um local mais agradável, cheio de pessoas que se respeitam e acima de tudo raciocinam antes de acreditarem ou desacreditarem em algo.

  23. Que seja.. A minha fé no meu Deus não muda… Oq vale pra mim é Oque Deus é Jesus Cristo fez e faz por mim. Cada um cuida do seu e o mundo seria o paraíso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *