Afinal, o que é esse tal de Reddit?

Com muita frequência meus coleguinhas virtuais do mundo do Twitter me perguntam o que diabos seria exatamente o Reddit. Eu não entendo o que não há pra se entender sobre o site, mas vamo nessa.

reddit

Não deixe que o visual limpo te intimide. Aliás, isso deveria ter o efeito contrário, mas por algum motivo estamos aparentemente mais à vontade com sites visualmente poluídos a la Omelete.

Reddit é um site colaborativo onde pessoas enviam links de notícias, ou vídeos, ou imagens (de todo tipo — engraçadas, trágicas, eróticas, inexplicáveis) e outras pessoas votam positivamente ou negativamente nelas. O efeito disso é que as melhores postagens acabam populando a página principal do site, te dando um bom apanhado de tudo que é relevante na internet em um determinado momento.

Além de ser uma excelente curadoria do que há de mais digno de nota na internet a cada dia, a seção de comentários do Reddit é talvez uma das melhores entre todas as comunidades de internet. Tem uma certa toxicidade, sim (especialmente dependendo do subreddit), mas de forma geral — por causa do mecanismo de upvotes –, os melhores/mais relevantes comentários tendem a ir pro topo, e os mais escrotos ou desnecessários se afundam lá embaixo.

Ah, sim, e os subreddits. Subreddits são como subfóruns sobre um assunto específico, e geralmente nos referimos a eles usando a sintaxe /r/NomeDoSubreddit. Tem, por exemplo, o /r/AskReddit, onde usuários fazem perguntas uns aos outros:

Tem o /r/Movies, onde o pessoal discute tudo relacionado a cinema — novos lançamentos, filmes antigos que merecem ser revisitados, curiosidades, e por aí vai. É um dos meus favoritos, e como mencionei antes, os comentários enriquecem absurdamente as coisas postadas lá.

Tem também o /r/CosplayButts, que eu tenho certeza que receberá um grande fluxo de novos inscritos hoje. O nome é auto-explicativo.

Como vocês sabem, eu sou um grande fã de portáteis em geral e do GameBoy em particular. Obviamente, o /r/GameBoy é também um dos meus favoritos — lá o pessoal discute mods possíveis pro console, jogos, suas coleções, formas de reabilitar GameBoys que sofreram com a passagem dos anos, e muito mais.

Se você ama a série Alien como eu, não pode sair do Reddit sem dar uma passada no /r/LV426, o principal subreddit que debate a franquia. Ultimamente, com as notícias das continuações de Prometheus e de Aliens, a parada anda movimentada por lá.

Donos do smartwatch Pebble, que eu resenhei aqui, tem o /r/Pebble pra trocar idéias, resolver problemas, recomendar aplicativos/watchfaces, e etc:

Como tem um subreddit pra praticamente tudo, uma conta no Reddit basicamente garante que você achará compania e conteúdo relevante seja lá quais sejam os seus interesses. E o sistema de curadoria através de votos economiza seu tempo; quem é da época de fóruns sabe como era chaaaaaaato passar horas garimpando o local, navegando em múltiplas páginas, pra encontrar resposta pra um problema, por exemplo.

Já no reddit, a melhor resposta pra um tópico relatando um problema técnico é catapultada pro topo, e é por isso geralmente o PRIMEIRO comentário que você encontra. E sim, tem diversos subreddits em português.

Como se navega no Reddit? Voltemos pro /r/Movies. Como o trailer de Assassin’s Creed acaba de sair, é o que tá tendo mais destaque lá no momento. Tem esses dois tópicos, por exemplo:

O tópico de cima, com o trailer oficial do filme, tem 4606 pontos de “karma”, que é a “moeda” do Reddit. O que vem embaixo, do poster, tem 3576. Não dá pra fazer nada com essa pontuação, mas é uma pequena fonte de orgulho pessoal ter um número alto, o que alimenta nos usuários o ímpeto de postar coisas relevantes.

Tá vendo aqueles links embaixo do tópico? O “comments” é auto-explicativo. Ao clicar nele, você vai pros comentários da “notícia”. Costumeiramente, os comentários do topo são os mais engraçados sobre a matéria, que é um reflexo do tipo de senso de humor que você vai encontrar por lá:

E aí você pode sair fazendo os seus comentários e contribuindo pro debate, e votando nos dos outros.

O meu Reddit tem uma aparência que atende aos meus interesses — nerdice, filmes, eletrônicos, umas mulheres nuas aqui e ali. O seu, dependendo do tipo de coisa que te interessa, provavelmente será bem diferente do meu. E isso que é o legal da parada: o mesmo site pode ter uma atmosfera completamente diferente, é tudo feito sob medida pra te trazer as coisas que você acha mais interessantes.

Estes são os subreddits onde tenho passado mais tempo ultimamente (além dos que eu já citei), pra te dar alguma idéia do que mais explorar lá:

/r/CaseyNeistat: enquanto os comentários do YouTube são um jeito bem bosta de debater o trabalho do cara — especialmente no caso desses youtubers grandes –, os do subreddit dedicado ao vlogger são muitíssimo melhores. Mais focados, com melhor grafia, e com um senso mais crítico em vez da adulação sem fim que se vê em outros ambientes.

/r/Calgary: esse é o subreddit da minha cidade. Tudo que acontece por aqui é comentado lá, então é uma forma prática de se manter informado sobre o local onde eu moro (lembrando que o sistema de upvote de comentário torna as opiniões mais informativas e relevantes sempre no topo, economizando seu tempo).

/r/AskScienceFiction: Tem uma dúvida sobre qualquer tipo de ficção? Aqui é o seu lugar. Quem venceria numa luta do Hulk contra Thor? O Scooby Doo tá realmente falando ou é uma viagem lisérgica do Salsicha? E se a Katniss ficasse do lado da Capital? Como é que o Tony Stark decola perto de pessoas sem que isso as machuque? O Luke teve ALGUMA experiência de combate antes dos eventos do Episódio IV? Seja lá qual a sua dúvida, alguém que respira esses universos fictícios te trará uma resposta bem embasada.

/r/TheyDidTheMath: esse aqui é sensacional. Os redditors postam perguntas relacionadas a matemática de cultura popular (quanto exatamente o Batman gastou pra se tornar o Batman, por exemplo…?) e os outros fazem todos os cálculos pra ver se a conta fecha.

/r/ThatHappened: sabe esse tipo de fanfic maluca que a galera inventa pra promover este ou aquele ponto ideológico? Então, o ThatHappened é a CENTRAL disso. Imperdível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

17 comments

    1. Não, o funcionamento é BEM diferente, e as coisas que te vem a mente quando mencionam o 4chan também existem no Reddit. 4chan só é queimado na midia enquanto o Reddit não é.

      Sobre funcionar diferente, o 4chan é anônimo enquanto o reddit tem sistemas de reputação. E isso gera muita gente levando numerozinhos no perfil muito mais a sério do que deveriam, circlejerking excessivo e etc. Já vi nego escavar o perfil dos outros pra achar algum post ou opinião que não seja bem vista no sub reddit que eles estavam pra ridicularizar o outro, e assim vai.

      E isso também faz com que a bizarrice e escrotidão fiquem isoladas em seus próprios subreddits com perfis que frequentam praticamente só aquele tipo de sub (porque as pessoas criam perfis pra isso pra não comprometer seu perfil principal), enquanto que o 4chan por ser anônimo e não existir sistema de upvote e downvote nos tópicos e posts a escrotidão tá la escancarada junto com todo o resto.

  1. “por causa do mecanismo de upvotes –, os melhores/mais relevantes comentários tendem a ir pro topo, e os mais escrotos ou desnecessários se afundam lá embaixo.”

    Let me hold you right there.

    Apesar disso que você disse ser verdade, é também uma das piores coisas que existe nesse website, a função do upvote ajuda a manter os comentários relevantes em cima, mas também fode qualquer pessoa que tenha uma opinião contrária ao hivemind atual do reddit, o que é incrivelmente irritante e me faz detestar 90% das minhas visitas a esse site catarrento.

    1. Esse é o principal motivo de eu não ir muito com a cara do Reddit também, gera umas echo chambers muito escrotas.
      O usuário padrão do Reddit não vai lá pra discutir nada (e isso vale tanto pra assuntos sérios quanto pra episódio de série), vai lá pra ter uma bolha onde as opiniões que ele já tem são reforçadas e a menos que procure entre as mais downvoted não vai ver uma opinião contrária (e quando vê, é essa opinião sendo ridicularizada).

      Apesar disso, o Reddit é ótimo pra conseguir informações bem organizadas sobre praticamente qualquer coisa. É o melhor lugar pra ir quando quer entender alguma treta internética que tá acontecendo, ou procurar um tutorial pra configurar algum software.

  2. De vez em quando te vejo no /r/biggestproblem/. Acho que o número de ouvintes brasileiros deles aumentou depois de serem citados aqui, mas nunca encontrei qualquer outra citação em português ao podcast além da sua.

  3. Casou-se em regime parcial de bens com a Andrelize, meu chapa? Então um técnico de finanças deve ganhar muito.

    :v

    1. =)

      Quem dera eu ganhasse tão bem. Regime parcial é para evitar burocracia mesmo rs Se/quando você casar, se já não o fez, vai optar pelo mesmo regime para fugir da dor de cabeça envolvendo cartório.

  4. /r/TheyDidTheMath: esse aqui é sensacional. Os redditors postam perguntas como:

    Falto colocar os exemplos aqui, ou talvez era pra aguçar a curiosidade e fazer as pessoas entrarem no sub?

  5. Não faça isso Izzy, é o único menos poluído da internet, que a coisa flui sem você arrancar os cabelos. Deixa o reddit quieto, sem muita gente saber, só os resistentes 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *