[ Com o que estou procrastinando hoje? ] Com a arte tosca do Liefeld

Eu deveria estar editando um vídeo, mas estou googleando capas de HQs desenhadas pelo infame Rob Liefeld.

lie

Rob Liefeld é o homem que olhou para a anatomia humana e disse “a mãe natureza não sabe de nada. Essa mão aqui devia ser menor, a coxa tinha que ter duas vezes a largura do torso, e tive umas idéias aqui pra uns 50 músculos novos”.

Nada é mais universalmente aceito do que a total falta de talento do Rob Liefeld — e ainda assim, o sujeito fez uma lucrativa carreira na indústria de quadrinhos, o que é bastante inspirador pra nós que também não temos talento em nada. O Rob Liefeld me faz pensar que o único motivo pelo qual eu não estou dando autógrafos na ComicCon é porque nunca tentei desenhar nada.

Em vez de terminar meu vídeo de hoje, estou me deleitando com o absurdo que é a noção de que esse sujeito ficou RICO desenhando algo que ele claramente não sabe desenhar. Por exemplo:

porra1

O Liefeld é completamente incapaz de desenhar capas em que os personagens estejam tocando o chão, sabe-se lá por que. Alguns defensores (sim, tem gente que defende o Liefeld. Mas tem fanboy do Charles Manson também, essa humanidade é inacreditável mesmo) alegam que o desenhista está exercendo algum tipo liberdade artística a prova de críticas. O que está realmente acontecendo, mais provavelmente, é que o sujeito não consegue conectar os pés do boneco com o chão, vá entender por que.

O que DIABOS tá rolando com a mão direita do Fantasma, aliás? Tente colocar a mão nessa posição e você entenderá meu ponto.

Os nomes dos personagens do Liefeld são a coisa mais anos “quadrinho dos anos 90” do mundo. Por isso, se você me dissesse que o nome desse cara é STRIKEBLADE ou WOLFBLOOD ou FIREFUCK, eu nem duvidaria. O que eu acho um pouco mais incomum é esse poder mutante de ter 79 dentes e orelhas de croissant.

A propósito, alguém avise o Kaneda que ele estacionou a moto dele em local proibido.

Esta aqui é um bom exemplo das principais coisas que o Rob Liefeld não sabe desenhar, no caso, mãos, rostos, espadas, armas, proporção, senso de profundidade, personagens encostando no chão, anatomia humana em geral e expressões faciais.

Vejamos — tem o cara do meio, que além de uma protuberante piroca tem duas lanternas em formato de pistola. Vemos mais uma vez o fenômeno dos bonecos flutuantes, seja lá qual o motivo.

Me responda rápido — a espada na mão direita da garota está sendo apontada pra frente ou pra trás? E qual o tamanho dela em relação à espada na mão esquerda?

O Rob Liefeld é como um MC Escher da escrotice. A geometria do mundo que ele desenha simplesmente não faz o menor sentido.

Olha outro exemplo aí. Primeiro: qual exatamente é a posição do corpo do Homem de Ferro…? Literalmente não dá pra entender.

Segundo. Por que tantos personagens desenhados pelo Liefeld parecem estar no meio de uma daquelas cagadas verdadeiramente destruidoras que requerirão cirurgia de reconstrução anal? Olha a CARA do Steve.

Terceiro. Por que a máscara do Homem de Ferro está fazendo expressões faciais?!

Eu não sei quantos personagens do Liefeld tem o poder de fazer o olho brilhar. Ou de flexionar todos os músculos do corpo simultaneamente. Lembra o negócio da cagada de esvaziar todo o sistema digestivo de uma vez? Então.

Personagens com trajes genéricos ao extremo, check.

Pistola-lanterna, check.

Personagens flutuando no éter/com os pés escondidos, check AND CHECK.

Tente entender essa pistola. Ou o braço direito minúsculo que a segura.

A propósito, repare que esse quadrinho é dos New 52. Ou seja, é recente.

Vá se foder, Rob Liefeld.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

16 comments

  1. Não sei se você lê esses comentários, Izzy, mas de qualquer maneira.

    O motivo do Liefeld ter ganho rios de dinheiro, e ainda continuar recebendo trabalhos, é um e apenas um: ele entrega no prazo. Ele mesmo já disse isso algumas vezes, e se você perguntar a um editor de quadrinhos, ele vai responder a mesma coisa. É melhor ter um cara que desenha mais ou menos e entrega tudo no prazo do que um gênio que atrasa 2 meses. E atraso ainda é bem recorrente, mesmo hoje em dia, com tudo sendo mandado pela internet. Não vou lembrar os nomes das HQs, mas tanto a Marvel quanto a DC tiveram problemas recentemente com séries que eram para durar 3 meses e acabaram durando o triplo, só por causa de atraso.

    1. Sério que é só por isso? Mas imagino que deva ter centenas de profissionais no mercado, não é possível que tantos desenhistas atrazem desse jeito a ponto de sobrar só ele como escolha.

  2. A arte desses quadrinhos de super herois são sempre uma bosta… A desse cara é apenas um pouco mais bosta.

    Lamento, Kid.

  3. Eu devia chorar, principalmente porque o meu curso de desenho fechou antes de eu aprender a desenhar figura humana decentemente. Mas os desenhos são tão toscos que eu só consegui rir. O cara da primeira capa não tem o osso da bacia nem um pedaço da coluna, como ele consegue ficar mesmo que remotamente de pé? Imagina quanto o cara das orelhas bizarras não vai pagar em extração de siso. Mais parece que o Capitão América e o Homem de Ferro tão dando uns amassos ao invés de brigar. O carinha do olho brilhante está vestido ou só fez uma pintura à la Globeleza? E os dois últimos, coitados, as perninhas de grilo e os pezinhos de gueixa não aguentariam o peso dos caras. Vá se foder, Rob Liefeld.²

  4. Não sou fã de quadrinhos mas acho que o talento dele deve ser a criação de personagens (Deadpool e Cable são bem icônicos).
    O cara é um artista, ele literalmente pode criar o que quiser da maneira que quiser.
    Até o Frank Miller desenha do jeito que quer mas a principal qualidade dele não é essa.

    1. É cara, o Frank Miller também tem um estilo próprio que não é hiper-realista, mas porra, ao menos os personagens do Frank Miller são totalmente proporcionais, tem os braços do mesmo tamanho, as pernas parecem capazes de sustentar o peso deles, Miller tem noção de profundidade, perspectiva, sombreamento -- basicamente, apesar de não ser adepto do hiper realismo Frank Miller sabe desenhar. Ah, os personagens dele também botam o pé no chão e fazem expressões faciais além da de “cagada destruidora que exigirá cirurgia de reconstrução anal”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *