[ Dica de Documentário ] DPRK: The Land of Whispers

korea

A Coréia do Norte me fascina. Um fóssil vivo do estilo de vida e governo comunista clássico, um live action do 1984 de George Orwell, é um país irreparavelmente fodido, lar de uma gente sofrida e completamente alienada em relação ao mundo. Eu sou absolutamente obcecado com o país (pelo menos até semana que vem, é assim que meu cérebro funciona).

Embora seja quase impossível pra um norte-coreano sair do seu país, é surpreendentemente fácil pra um Ocidental ir lá visitar a terra do dos Amados Líderes Kims. E este riponga com drealocks e sotaque que não consigo localizar não apenas foi lá — o que convido-os abertamente a considerar uma puta loucura — como também filmou um excelente (embora em alguns aspectos bem amador) documentário entitulado “>DPRK: The Land of Whispers.

Com pouco menos de uma hora de duração, o documentário é absolutamente hipnotizante se você, como eu, tem uma curiosidade quase mórbida sobre o povo e o estilo de vida num país com tão poucas liberdades.

Os pontos altos do documentário pra mim foram o autoritarismo dos “guias” que acompanharam o cinegrafista (em alguns momentos eles impediam o sujeito de filmar, e um deles se gabou na frente dos turistas de ter destruído a câmera de um jornalista), a total lavagem cerebral que os habitantes de lá sofrem, e o quão atrasado o país realmente é. Em um momento, um dos turistas mostra um tablet pra uma garota local lá, e a menina fica completamente mesmerizada pelo aparelho. E olha que era um tablet Android!

“>Extremamente recomendado — especialmente porque tem legenda em português e tudo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

54 comments

  1. Não sabia que você alimenta esses pensamentos reacionários. A Coréia do Norte é uma grande nação que luta contra o capitalismo e os EUA pelo estabelecimento de uma país mais justo e igualitário. Estude mais e pare de repetir essas maluquices, está parecendo um fascista olavette.

  2. Rapaz, tu tuitou sobre essa obsessão repentina e na hora fui lembrar de um mini documentario da SBT sobre Cuba, mostrando altas paradas nesse nível aí: pobreza do povo, controle sobre a imagem que o turista/imprensa leva pro mundo, etc. Aliás, saudade da época em que existia um SBT Repórter, e as reportagens eram, de fato, boas.

  3. Choram com mamonas asssassinas, gastam trocentos mil obamas e dilminhas em porcarias, choram até com canal nostalgia e depois querem falar de culto a personalidade e lavagem cerebral. HAHAHAHAAH

    Que documentário mais estúpido.

    Estive por duas vezes na Coréia do Norte e inclusive em 83 na ex-URSS, e não vi nada dissto que este cara fala.

    Ele já parte um pressuposto totalmente errado, dizendo que os norte-coreanos não conversam, sussurram e saem rapidamente, e logo em seguido ele mostra um grupo de norte-coreanos em um trem tendo uma calorosa conversa e dando risada. Coerência nível 1000.

    É óbvio que para alguém que nunca estudou Lenin, Marx ou a própria história das duas Coreias, a CN será exótica, bizarra, estranha, isolada, seja lá o que for.

    Engraçado que o Izzy diz que o país é tão fodido, mas ele esquece que nenhum norte-coreano dorme na rua, que a população tem saúde e educação de forma universal e gratuita, que a CN acabou de construir um estação de esqui grandiosa e entregue de forma gratuita a população, a Estação Masiki, pesquise ai, já há vídeos dos turistas no youtube 🙂

    E não sabe também que a CN também terminou as obras de construção das hidrelétricas do país, pois tinha problemas com apagões.

    Que país fodido, hein?

    Deprimente Izzy, deprimente.

      1. Não é trollagem meu caro. Qualquer 5 minutos ‘googleiando’ ai você comprova o que eu disse.

        E veja bem, não estou dizendo que a CN é o paraíso terreno na terra, longe disso, bem longe.

        No entanto, sabe o metro lindo que aparece? É de graça.
        Os hospitais limpos e funcionando? É de graça.
        Aquele complexo de lazer onde os trabalhadores jogam sinuca, usufruem de uma puta piscina olímpia coberta e etc? É de graça.
        As escolas? De graça.

        Porém, concordo com o autor do documentário no final, onde diz que a CN deveria se abrir mais e o ocidente respeitar a ideologia norte-coreana. Tem tudo para serem uma grande, poderosa e próspera nação, como é o desejo do guia no final.

        Nem tudo o que dizem sobre a CN, principalmente vindo de Seul e a mídia ocidental é verdade.

          1. Campos de concentração?

            A CN nunca negou que tais campos existem, logo, seu argumento vai para o ralo.
            O mais conhecido é o Yodok. Se oriente Izzy, se informe, pelamor.

            Engraçado, que o seu vizinho ai, tem a maior população carceraria do mundo e ainda por cima, as cadeias são privadas, recebendo gordas verbas do estado para manter os presidiários, não por coincidência, de ampla maioria negra. E tu vem me falar de campos de concentração? HAHA.

            Seguindo a sua lógica, vai dizer o que sobre Guantanamo?

          2. Ahhh entendi, os EUA tem muitas prisões/presidiários, então campos de concentração pra prisioneiros políticos e suas famílias trabalharem à força tá justificado.

          3. É possível contar um monte de mentiras apenas dizendo a verdade!
            Relaxa Izzy, que uma pessoa que defende um regime como esse nunca passou por nenhuma situação daquela!

        1. Garanto que as mídias ocidentais são bem mais verídicas do que a da Coreia do Norte. Sequer existe liberdade de expressão nessa merda de país.

          1. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

            Você pode provar que os campos de concentração são para famílias trabalhadoras? E que o Kim Jong comedor de pastel de flango mata todo mundo por lá?
            Caralho hein, show de bola amigão. Diz ai, quantos países a CN invadiu? E poderio bélico pra isso ela tem, sem contar apoio Chines e Russo. Ao contrário do seu vizinho, é melhor nem comentar.

            Duas duas, uma. Ou você é bem desonesto ou é ignorante realmente.

            Estive na CN por duas vezes e afirmo: Izzy, você não sabe nada, infelizmente 🙂

            Entendo a sua raivinha e o odiozinho da galerinha inocente, precisam torrar uma grana em uma casa para comprar uma casebre e olhe lá se não forem financiar em 25 anos, perdem o emprego e o banco toma a casa.

            Enquanto a população norte-coreana tem de graça. Como é miserável e fodido este povo viu.

          2. Estou adorando ver as suas fontes e refutações. 🙂

            Vai ficar repetindo a mesma ladainha do twitter? “mano estou PASMO” “ainda existe comunista louco” HAAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHA

            Porque está tão assustado?
            Disse que já fui 2 vezes para lá e olha, veja só, estou vivinho da silva e não vi nenhum norte-coreano comendo criancinhas gratinadas na manteiga no café da manhã.

          3. Quando sao as eleições presidenciais da Coreia do Norte? Só por curiosidade.

            A propósito, adianta citar fontes se você apontará TODAS como “mentiras imperialistas”?

          4. Você está partindo do pressuposto de que vou apontar as fontes como mentiras imperialistas, a não ser que você seja portador de algum tipo de paranormalidade, ai talvez o seu argumento tenha algum crédito. Como não é o caso, logo…

            Bom, eu disse que lá tem eleições presidenciais? Há eleições para representantes das regiões do país perante o comitê do partido. Não há para presidente de fato, oras.
            E só pra deixar claro, também sou contra a esta perpetuação do poder de uma única família, no entanto, você está esquecendo que a CN passa por graves sanções econômicas, não ao ponto da população cometer canibalismo, como bem espalha a mídia de Seul e do ocidente, notícia inclusive negada pelo próprio embaixador brasileiro Arnaldo Carrillho, que morou por 3 anos lá.

          1. O Diego não respondeu, mas não é difícil. Os países socialistas(lembre-se de diferenciar socialismo real de científico), com exceção da URSS enquanto existente, sofrem, além das sanções, dificuldades de se manterem e obviamente não oferecem o modo de vida como os capitalistas. Essa “falta de oferecer” o mesmo q os sistemas capitalistas, deixam as pessoas insatisfeitas e elas partem para ilegalidade, fugindo ou morrendo tentando.
            Isso não quer dizer q elas ñ tenham suas necessidades supridas pelo Estado e nem q o Estado esteja certo nesta questão de migração.

            ps: maconha não é considerada droga e se espalham por aí q os norte coreanos comem criancinhas(o q é mentira), imagina na larica!

        1. Você acredita em tudo que lê? Se a gente for pensar na coréia do norte por notícia de facebook, então o tio do Kim foi devorado por 120 cachorros, eles mandaram um homem pro sol, descobriram a caverna de um unicórnio… Tudo mentira, é fácil, só pesquisar.

  4. Bando de comunistas desgraçados que vivem patrulhando a internet para defender essa bosta de regime totalitário.
    A verdade é que existem casos até mesmo de canibalismo em certas regiões da Koreia por conta da falta de alimentos!
    Eles dizem para o povo que o ditador é um ser superior, uma entidade que não está sujeita às necessidades fisiológicas. Sim, não estou exagerando, eles acreditam que o tal do ditador não caga e nem mija!
    Não estranhe se muitos outros fakes passarem a comentar no seu blog defendendo o comunismo Izzy. É que o PT paga uma corja de militantes, com nosso % diga-se de passagem, para ficar patrulhando a internet e revidando as críticas ao governo e ao comunismo, além de difamar os adversários.
    Só para este ano o PT já separou 10 milhões para esse fim.
    Aqui um link explicando melhor sobre isso: http://www.implicante.org/noticias/pt-vai-articular-acoes-de-militantes-virtuais/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    1. Você tem algum problema mental cara? PT e comunismo, tudo a ver. Puta que o pariu.

      Não sou comunista e pouco me importa a Coréia do Norte, só acho que deve haver respeito pela ideologia que eles seguem. Pare de acreditar em qualquer merda que lê por ai filho. E o primeiro milhão, vai conseguir antes dos 30? Alienado de merda. AHUAHAHUAHAUHAUAH

      1. É sempre a mesma tática desses militantes virtuais do PT: Desqualificar, confundir e desconversar.
        Para parecerem neutros dizem que não são petistas e nem comunistas. Vamos lá…. Primeiro quero ver vc falar se houve mensalão ou se tudo foi invenção da mídia.
        Depois ao falar que o PT não é comunista, significa que você não conhece o estatuto desse partido, não leu as atas dos seus congressos e nunca viu o Luloso de braços dados com todos esses ditadores como o presidente do Irã.
        Ainda por cima, vc encerra seu comentário perguntando se terei meu 1º milhão antes dos 30. Acho que qualquer um percebe que essa sua provocação é totalmente evaziva, e deslocada, já que em nenhum momento alguém falou algo parecido por aqui (deve estar seatrapalhando nos scripts, cuidado pra não levar bronca do supervisor).
        Aliás, com quanto vc contribuiu na vaquinha do Genoino?

        Izzy, parei por aqui. Não responderei mais essa corja de militantes remunerados pelo PT pois não quero contribuir com o trabalho deles.

        1. Você é simplesmente um imbecil, retardado e paranoico, um inocente útil completo de quinta categoria.

          Da onde você está tirando que sou PTista retardado? Ou pago pelo PT para falar dele? AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAH
          Olha o nível da paranoia que você vive, doente, vá se tratar.

          Você é um esquizofrênico, que vive nessa sua bolha de teoria da conspiração de que o PT é comunista (desconhecendo totalmente a política macroeconômica do pais) e tem planos de implantar uma ditatura comunista totalitarista(?) no país e ninguém vê, ninguém percebe. Somente de paranoicos viúvos da ditadura e filhotes de Olavo de Carvalho como você é que saem estas sandices estúpidas que você está dizendo, completamente não condizentes com a realidade. Mas é claro, vai me chamar de MAV-Ptista outra vez, é o que vocês sabem fazer em relação as pessoas que não são lobotomizadas como tu.

          Será que seu papai e sua mamãe sabe que você fala essas coisas na net? Fica esperto, vai que ele descobre e lhe da uma surra pra ver se vira gente.

    2. ops, quis dizer pagos com nosso $. O que não deixa de ser uma % dos nossos suados impostos, desviados para esses blogueiros em forma de patrocínios estatais, a mais nova forma que o PT encontrou para oficializar o pagamento de mensalão.Despeja grana das estatais como patrocínios em blogs sem visibilidade, dá Ministério de porta fechada para que os partidos roubem o que quiserem desde que votem conforme os interesses do governo.
      Desculpa aí Izzy, seu HBD não é espaço pra esse tipo de comentário, mas esses caras me tiram do sério!

  5. Qualquer país que restrinja o acesso a tecnologia e informação de sua população é um país de merda, tenho certeza que se esses comunistas de cadeira fossem exilados para lá não aguentariam 1 mês sem acesso aos seus meios de entretenimento. Isso se fossem mandados as grandes cidades, se fossem para as áreas miseráveis não aguentariam 1 semana.

    1. E não tem que morar na capital não, tem que mandar o cara pro cu da CN, prá ele ver de verdade a situação da galera lá.

  6. Já fiquei 8 meses em Cuba a trabalho por meio de uma ONG portuguesa.

    É um belo país e um bom país, há uma clima de solidariedade entre a população que não se encontra facilmente em outros países. Tem seus graves defeitos como todo país no mundo. Então, não sei o que você está querendo dizer que gostaria de mandar as pessoas pra lá por 6 meses.

  7. Imaginem o seguinte: se a Coreia do Norte anuncia que vai abrir as fronteiras para seus habitantes irem e virem como bem quiserem, durante uma semana.

    Se a CN não virar uma imensa área deserta após essa semana, talvez eu considerasse como um lugar minimamente decente.

    Vale pra Cuba também.

    Nenhum argumento em defesa de um país é válido se os habitantes daquele país são mera posses dos governantes.

  8. Já vi alguns documentários sobre a CN e sempre fiquei admirado com a limpeza e a organização de lá. Além disso, os norte-coreanos sempre me pareceram felizes, apesar do rígido controle do governo sobre o que vestir, falar, etc.

    Sempre pensei que era algo meio parecido com o problema de Matrix. Algumas pessoas aceitam aquilo naturalmente e não importam que “não é real”. Mas divago.

    Em todos os documentários sempre ficou claro que os documentaristas não podiam visitar a Coréia sem guia e os guias só levam para os pontos que o governo autoriza a visita. E é a mesma coisa para quem faz turismo lá. Não tenho conhecimento das áreas pobres da CN, se há favelas e se as pessoas passam fome. (e pra falar a verdade, nunca procurei).

    Só sei que não dá pra confiar nas informações oficiais do governo (e de nenhum governo, não importa a ideologia)

  9. Izzy,para de criticar o glorioso estado da Coreia do Norte.Outrora um País fudido,hoje graças ao Grande Líder e sua Família,está assim.
    O país com mais feliz do mundo.Onde não precisa de coisas fúteis para ter uma vida boa.Porém apesar dos coreanos do norte não precisarem de tecnologia,eles estão na vanguarda tecnológica.
    E ainda usufruem de saúde,educação,habitação e lazer de graça!
    Coreia do Norte é ou não é o paraiso na Terra

  10. Tem outro bem legal também da galera do “Não Conta Lá em Casa” do Multishow, mostrando a saga deles pra entrar no país e como é a vida de um turista por lá.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *