E aí está o trailer do Batman dando porrada no Superman

…ou pelo menos é isso que eu espero ver ano que vem no cinema — se o Zack Snyder for fundo nessa paráfrase cinematográfica de The Dark Knight Returns misturado, aparentemente, com A Morte do Superman.

Warner, cê sabe que não precisava daquela spoileada absurda ali no final, né? Esse filme já vai arrecadar 2 bilhões de dólares de qualquer forma.

Mas vamos ao trailer:

Bom, o que posso dizer? Além do óbvio, isso é: é um recado de 3 minutos da Warner, não muito sutil aliás, que berra “EI PESSOAL OLHA SÓ, A GENTE SABE FAZER FILME DE SUPER-PESSOAS SE BATENDO E CONTANDO PIADINHAS AO MESMO TEMPO TAMBÉM!”

Goste ou não — e eu gosto –, o tom de filmes da Marvel sempre fez um equilíbrio competente entre ação quadrinística alucinante e humor galhofeiro pra fazer a pivetada rir. Você pode até torcer o nariz, mas se você lembrar que o nome da mídia que veicula a matéria prima desses filmes é “COMIC book”, você não tem nada que ficar reclamando não. Ature as piadinhas.

Aliás, é óbvio que você atura, porque estatisticamente falando é impossível que você não tenha visto os filmes da Marvel. Essa a atmosfera mais leve do Marvel Cinematic Universe se traduz em montanhas de dinheiro — das 10 maiores bilheterias da história, 3 são de filmes da Marvel. The Dark Knight, que é objetivamente melhor filme de super herói da história (tem a mais alta nota da categoria no IMDb e é o único filme de super-herói a render um Oscar a um dos atores), fica na mísera 23a posição nas maiores bilheterias.

Perde até pra A Ameaça Fantasma, o que é um esculacho.

Então não é de se surpreender que a Warner beba um pouco da água da Marvel e enfie umas piadinhas e chistes nesse crossover aí. Mesmo que pra isso subverta completamente o tom do Homem de Aço que estabeleceu a franquia. Se a Marvel arrecada quantias titânicas de dinheiro fazendo a criançada rir com o Thor levando um soco do Hulk do nada, foda-se então — bota uns gracejos aí, Zack Snyder! Bota o Batman pra fazer gracinha, por que não.

O que eu não esperava, por outro lado, é que o estúdio entregasse basicamente toda a trama do filme. Por dois motivos: o principal, como mencionei no começo, é que o público não precisa realmente de muito convencimento. A primeira aparição cinematográfica do Clark Kent com o Bruce Wayne não precisa se rebaixar a esse nível pra colocar bundas nas cadeiras do cinema.

Se duvidar até minha vó vai querer ver esse filme. Você ri, mas acontece que Batman e Superman são ícones culturais que transcendem umas 3 gerações a essa altura do campeonato. Sua avó não sabe nada desse tal de Snapchat e PS4 e meme de internet e Wesley Safadão que você tanto curte, mas ela sabe quem é o Super Homem.

O segundo motivo é porque eu estava achando que Hollywood já havia decidido coletivamente que entregar TUDO do filme no trailer tá meio demodê.

Mas enfim, a história tá toda aí. Lex Luthor (mais canastrão do que nunca, eu diria) tenta fazer Batman e Superman se matarem. Eles ficam amiguinhos, e o Lex diz “ah é, caralho? Então toma um Doomsday na tua cara!” no terceiro ato do filme. Aí vem a Mulher Maravilha pra ajudar os caras a segurarem a barra. Presumivelmente, como é sempre o caso nesses filmes, ela foi apresentada anteriormente, aí sumiu da película, e aparece no último instante pra salvar o dia.

Isso é, esta é a cena que o trailer tenta montar, só que trailers sempre mentem. Tive uma longa discussão com o Jurandir Filho e postulo que a cena não ocorre como o trailer insinua. Algo mira no Batman (presumivelmente, o Doomsday); e aí algum outro evento ou personagem impede o Doomsday de atirar — é por isso que o prédio atrás do Batman continua em pé e não há fogo por toda parte, ao contrário da cena da Mulher Maravilha em que TUDO ao redor foi demolido após uma explosão arrasadora.

Sem contar que na cena, não há ninguém realmente atrás da Maravilha — o Superman tá meio que à direita dela, e o Batman sequer aparece no frame.

A continuidade simplesmente não bate; eu esperaria que se o Batman estivesse presente na mesma cena, o cenário atrás dele deveria estar completamente arrasado também. Acompanhe:

Prédio intacto atrás…

Explosão acontecendo e devastando TUDO…

Tudo devastado em consequência da explosão…

Prédio ainda intacto, nada em chamas

A cena seguinte, dos dois fazendo piadinha e implicitamente elogiando a Diana, foi inserida ali pra sugerir que eles estão impressionados com algo que ela acabou de fazer — só que o Batman está totalmente fora do Batmóvel. Ou seja, é outra cena totalmente diferente.

(Lembrando que tem outro trailer que monta uma cena em que a própria Sra Maravilha causa a aquela explosão. Como confiar em trailers?)

O que eu ACHO que vai rolar naquela cena: O Doomsday mira no Batman, mas o Superhomem chega e dá uma porrada nele, impedindo-o de atirar — e é por isso que o ambiente ao redor do Batman quando ele manda o “eita, tô vivo ainda?!” tá intacto, o que é incongruente com a cena montada que mostra uma explosão sendo efetuada e arregaçando tudo.

doomsday

Aliás, e esse Doomsday? A gente sabe que é o Doomsday, mas vamos ser sincero que se tu visse isso aí descontextualizado você ia achar que uma daquelas Tartarugas Ninjas lá do Michael Bay sofreu um acidente de carro e bateu a cara no painel. Puta merda.

E a Mulher Maravilha, mano? Caiu de paraquedas no meio do clímax do trailer, sem muita justificativa ou explicação (custava uma cena apresentando a personagem? Ou mostrando-a fazendo ALGUMA coisa, além de pose?), e ainda por cima forçando a brincadeirinha do PÁRA A MÚSICA, HUH?! ELA TÁ CONTIGO? NÃO CARA ACHEI QUE ELA TAVA CONTIGO RSRSRSRS”.

Faltou só aquele barulho de disco arranhando e não estou completamente convencido de que o Snyder não vai acabar colocando isso na versão final pra “ficar mais Marvel hehehe”.

Eu vou assistir essa parada, óbvio. E vou provavelmente até gostar.

Mas porra Warner.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

8 comments

  1. Acredito que tenham revelado o doomsday por conta dos materiais de divulgação e brinquedos que não param de sair com spoilers dos personagens…

    sabemos pelo primeiro trailer que a Diana vai estar nessa festa de gala então acredito que tenhamos uma participação dela por todo filme mas só no fim ela se revela a grande mulher maravilha

  2. Alguém esperava mesmo que o vilão não fosse o Doomsday? Acho estranho essa reclamação toda sobre o trailer entregar tudo, mas pra quem já assistiu alguns longas de animação da DC (nem precisa ser nerdão leitor de HQs, veja só!), já tinha uma boa ideia sobre o que seria o filme.

    E ano que vem vai ser engraçado, já que vão haver dois filmes de quadrinhos tendo seus respectivos vilões com o mesmo nome no Brasil. Vai ter muita gente confusa! hahah

    1. Zuado pq? Pelo trailer achei bem feito, como é a primeira aparecição do Apocalipse ele ainda não tem toda aquela carapaça que vai crescendo em volta dele a medida que ele vai acomulando derrotas e o deixa mais forte.

  3. mas izzy num tem necessidade de de apresenta a diana no trailer, aquela aparição dela é para nos falarmos assim “CARALHOU VEI PORRA ELA É MUITO GATA MUITO GOSTOSA MAS É FODA E DA TANTA PORRADA QUANTO ELES” é meio que nesse nivel. Bom como diria a galera do MRG é minha opinião de merda !!!!!

  4. Não curto o tom de galhofa dos filmes da Marvel. No começo até achava legal, agora sinto cada vez menos contade de ver os filmes por causa disso. Os dois Vingadores foram terríveis pra mim e minha nossa, como eu ODEIO o Tony Stark do RDJ (gosto muito do ator, porém ele tá meio Dado Dolabela ultimamente, só fazendo o papel dele mesmo).

  5. Batman é um inseto que o Super tolera.Na primeira história(a única que conta) ele poderia ter finalizado na hora que quisesse.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *