Em 2001 contei num fórum uma idéia pra um jogo. Em 2011 alguém fez esse jogo!

Como alguns de vocês, eu uso a internet há MUITO tempo. Meu primeiro contato com a web foi no ano de 1995 ou 1996, não lembro exatamente. Caralho, como eu me sinto velho —  capaz (muito capaz) de ter leitores aqui do HBD que não eram nem nascidos quando eu ouvi o primeiro target=”_blank”>handshake do nosso modem 33.600kbps. Lembra quando aquela barulheira terminava e você pensava “pronto: estou na INTERNET!“?

Inicialmente minhas atividades na web se limitavam a procurar home pages (haha, nem existem mais home pages) de Pokemon, imprimir compilações de piadas de sites humorísticos, e mIRC. Participar de fórum era um pouco mais raro, mas rolava também.

A internet nos anos 90. Note a ausência de hashtags.

Ah, e eu checava futilmente minha conta no Zipmail. Ninguém me mandava email — eu era o único de todos os meus amigos que tinha acesso à internet, e nesse mundo pré-redes sociais, amizades que desafiam a geografia ainda não haviam sido inventadas. Pra que o moleque da esquina te mandaria um email?

Outra curiosidade da internet primordial é que não existia uma identidade online persistente. Era mais comum usar um apelido diferente em cada lugar em que você deixava mensagens — no IRC tu tinha um nick, em fóruns tu usava outro, às vezes tu colocava teu nome real mesmo, e por aí vai. Some isso ao fato de que a maioria desses sites provavelmente nem existe mais, é muito difícil encontrar essas suas participações antigas na rede mundial.

Eu achei uma minha.

Este fórum pertence à Synthetic Reality (o site deles está permanentemente preso nos anos 90, aliás), uma compania que fazia uns joguinhos pra Windows que eu descobri por causa daqueles CDs de revista. Era um CD cor de rosa com a orgulhosa inscrição 400 JOGOS PARA WINDOWS na frente; é capaz de você ter o mesmo CD. Não lembro qual revista distribuiu o disco. Enfim.

O meu jogo favorito deles era Warpath, um joguinho de conquista espacial. Olha a parada aí:

Esse joguinho era bastante complexo, tinha até multiplayer por modem. Da mesma forma que faço hoje no tuiter em relação a joguinhos de iPhone, convenci todos os coleguinhas de sala que tinham computadores com modem (dois) a jogarem Warpath comigo.

(Essa home page com uma resenha de Warpath 97 — a versão sucessora à que eu jogava — é deliciosamente paleozóica, também)

Eventualmente descobri o fórum dos criadores do jogo. Era 2001, quatro anos após eu descobrir Warpath. Fiquei sabendo que o novo projeto da Synthetic Reality era o Arcadia, uma suite de joguinhos online. Mais ou menos todo mês o desenvolvedor criava novos joguinhos que os usuários do Arcadia podiam baixar, e vez ou outra ele aparecia no fórum pedindo sugestões aos foristas de novos jogos pra criar.

Veja bem, eu passei minha vida inteira idolatrando de longe os criadores dos joguinhos que eu tanto jogava. Não havia nenhuma linha de contato entre eu e Shigeru Miyamoto, e todas as minhas incríveis idéias pra um possível Super Mario World 3 jamais seriam ouvidas.

Quando eu vi que a mente responsável por um joguinho que eu gostava tanto estava literalmente nos pedindo idéias pro próximo jogo, tive IMEDIATAMENTE que me manifestar. E eu criei esse tópico aqui.

Não me perguntem COMO eu consegui achar esse tópico. Nem eu lembro exatamente como acabei chegando nele. O fato é que, quando vi o nick ^Kid^ (que eu usava no IRC na época) e a data do post — março de 2001 –, um imenso sorriso se desenhou no meu rosto.

No tópico em questão, eu sugeria um jogo “estilo Cyberdogs, porém online” (Cyberdogs era um joguinho de tiro bacaninha e tal, mas Tapan Kaikki era melhor). Há vários posts no tópico em que eu descrevo como o jogo deveria funcionar — deveriam haver gangues e policiais, armas, carros, empregos (caso os jogadores decidam fazer dinheiro da forma honesta), os jogadores deveriam ter suas próprias casas… até um sistema de troca/vendas de itens eu elaborei nos meus posts lá. Descrevi em detalhes como eu achava que o jogo deveria ser.

Os devs obviamente nunca fizeram o joguinho que eu imaginei. Fazer o que, né?

Avance a fita pra 2011.

Tomei conhecimento de Graal Online Era ontem. Graal Online é um MMO antigaço (que eu inclusive joguei muitos anos atrás, em minha insaciável busca por jogos online em meados dos anos 90); já Graal Online Era é um MMO de ação… nos moldes do jogo imaginário que eu descrevi no fórum da Synthetic Reality dez anos atrás.

Não estou realmente sugerindo que plagiaram minha idéia,  isso é absurdo e muito pouco provável. Mas o fato é que quando vi esse trailer ontem, lembrei IMEDIATAMENTE daqueles posts que fiz em 2001 descrevendo um jogo naqueles moldes. Googleei incansavelmente até achar o tal fórum, onde os meus posts permaneceram enterrados por dez anos.

Adoro esbarrar com esse tipo de coisa. Essa é uma das coisas legais a respeito de manter um blog, aliás — poder olhar pra trás e reler bobagens que você escreveu há muitos anos.

Eu estou surpreso com meu inglês da época, aliás. Há muitos erros de grafia (“wich” invés de “which”, por exemplo, é um erro que eu cometia constantemente), mas no geral havia uma considerável fluência.

E isso anos antes de eu pisar no Canadá. Eu sinceramente não lembrava que meu inglês era tão bom; sempre que me perguntam se eu já falava inglês antes de morar no Canadá, respondo que não.

Por via das dúvidas, vou salvar a página desse fórum aí. Não pra reclamar autoria do tal Graal Online Era, mas só pra preservar a mais antiga participação internética que eu consegui encontrar. Nem meus próprios sites (home pages, na verdade) sobreviveram ao teste do tempo tão bem quanto essas sugestões de gameplay design

[ Update ] Parem as prensas! Achei uma participação online minha AINDA MAIS ANTIGA QUE ESSA:

Clica pra ver maior aí

Detalhe: lfnobre@secrel.com.br era o email do meu PAI.

LOLOLOLOL.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

64 comments

  1. Lembro de me divertir criando homepages no FrontPage com backgrounds tirados de sites de wallpapers. haha
    Me chame de ‘tosco’, mas era legal jogar Tibia aos sábados a tarde e domingos (não pagar pulso) na discada

  2. O passado veio até você e lhe deu um chute na boca, meu caro Kid. Desenterrou MUITO, agora!

    Caralho, sério. Achar coisas do começo dos idos de 1999~2001 é muita loucura.

    Saudades daquele tempo. Menos da internet discada, claro.

  3. Ehheeeeee, lembrei quando usava WPE e GameTrainer pra trocar o destino das portas para outros mapas no Graal. +++ath0 também era muito usado pra vencer disputas.

    Ainda estou esperando roubarem minha idéia de juntar Celestia com Freespace 2. 🙁

  4. Nossa, nostalgia total. Me lembro bem dessa época e dos meus US Robotics que pareciam pranchas de surf. Funcionam até hoje!

    Synthetic Reality! Quanto tempo que eu não vejo falar disso! Sou da época do saudoso Well of Souls. Joguei demais isso. Arcadia também, mas nem tanto.

    E o Graal Online na verdade era mais uma dev engine pra jogos mesmo. Foi criada pra ser um “zelda online” mas por motivos óbvios mudaram isso. Depois adicionaram a possibilidade dos jogadores criarem mundos customizados pra ele. Tinha inclusive uma versão oficial do Graal com gráficos legais e efeitos pseudo-3D. 🙂

    Bons tempos.

  5. Hahahaha!Pouco massa?
    Realmente é muito bom encontrar esses traços ‘perdidos’ do passado, dos nossos ‘eus’ antigos e medir o quão diferente estamos. Ou não.
    Com suas próprias palavras: ‘Essa é uma das coisas legais a respeito de manter um blog, aliás — poder olhar pra trás e reler bobagens que você escreveu há muitos anos.’
    Mas ainda estou na espera da tal história sobre o lança-chamas. lol

  6. “Como você achou a Academia Jedi?: pelo Cadê”

    Ri muito.
    “Pedro’s Homepage” feelings. Não lembro exatamente quando foi meu primeiro contato com o www, mas foi cedo o bastante pra ouvir o som de dial-up.

  7. “Como vc achou a Academia jedi?: pelo Cadê” LOLOLOLOLOL

    Minha memória mais antiga da internet era quando meu pai entrava no http://www.piadas.com.br e de quando eu estava na quarta série em 2002 (ou quinta, em 2003) e meus colegas combinavam de entrar no chat do HumorTadela (isso existe ainda???) pra conversar por lá, ao invés de criar um MSN e nos adicionarmos por lá.

    Na verdade, nem sei se o pessoal tinha MSN naquela época, mas é disso que eu me lembro. Porra, eu queria ter conhecido a internet quando ela ainda era cinza (na década de 90).

  8. CYBER DOGS, mano nunca mais achei que ia ver esse jogo. Eu tropecei nisso um dia, e costumava jogar com a minha irmã . Passei uns 8 anos chutando cada nome aleatorio que me lembrasse e nunca achei.
    Po,valeu por desenterrar essa!

  9. Vc nao é velho. Eu lembro de um zoltrix 14400…

    minha primeira aparicao na internê foi na usenet, lá em 1995.. quando a gente ainda instalava o trumpet winsock no windows 3.1

    bom post!

  10. Adorei o seu post e sua gramática impecável [exceto o “esbarrar com”, que seria “esbarrar em”].
    Fora isso, muito bom ^^

  11. Excelente post.
    Caro Kid, você desenterrou o nosso passado internético. Vivi grande parte desses fatos aí, também.
    Muito foda. “400 jogos pra windows”, pqp. Coisas dos anos 90, mesmo. Puta nostalgia.
    Lembro dessa época em que usávamos nicks diferentes em diversos sites/fóruns. Outro fato clássico é o som de dial-up. Ouvia isso duramente e, essas coisas aí, são fatos inesquecíveis.
    A melhor época da vida, sem dúvidas, é a infância/adolescência. Nunca me esquecerei desse tempo, assim como acho que todos os que comentaram aqui jamais esquecerão de seus velhos tempos.
    Dá saudade… porém, com o avanço tecnológico, isso aí é impossível de ser comparado com os dias de hoje.
    Bons tempos.

  12. PS: Eu ri muito na parte do cadê e da banda favorita ser “Offsping”. HAHAHA. Nessa época eu não tinha nenhum domínio na língua inglesa. Sério. Nem que eu tentasse.
    Só manjava o básico, mesmo. Porém, há palavras aí que, na época em questão, eu não faria idéia do que seriam.

  13. Isso é o que acontece quando você escolhe a profissão errada. Ao invés de correr atrás de ser dev/designer de games, você vai pra law? REALLY?

    Depois não reclama quando se frustrar..

  14. Já que estamos em 2011, é perfeitamente oquei sentir nostalgia da internet dos anos 90? Se sim, PUTA MERDA, tomara que alguém pire e resolva começar uma onda retrô e a internet fique mais uma vez quadrada, sem hashtags, cheia de gifs animados e HTML básico…

  15. Hahahah “Pelo Cadê”. Nem lembrava mais disso! Google apagou minhas memórias de buscadores antigos… hahahaha
    Adorei o post… tbm já procurei muita coisa minha no Google e não acho mais… um monte de página inexistente… aiai…
    Inté! 😀

  16. K-R-L-O!!!!!!!! Rapaz lembrei dessa época, tive essa oportunidade na vida de usar internet desde que chegou no Brasil comercialmente (95) e qdo eu vi o Angelfire….bateu a nostalgia. Lembra dos outros hosts de homepages: Turnpike, Geocities, cjb.net…..

  17. isso me faz lembrar de us robotics de 14kbs, hotmail com 2mb de espaço, busca pelo cade, provedor do zap, e warcraft 1! fora que nesse tempo eu acessava net via bbs discada… e usava bate papo do uol! (nem sei se era esse mesmo ou do zap)

  18. Eu ri do “…every server would be a city with that could hold up to 10 PEOPLE…” kkk. Que visionário (pior que pra época isso não é ironia)

  19. Cara eu parei de ler no começo do texto porque eu também JOGAVA WARPATH! meu deus, que emoção, eu lembro que conheci o joguinho num cd-rom (oi?!) que meu pai comprou na banca de revista (oi?! de novo) e vinham 311 wingames (oi?!³). E viciei.
    finalmente alguém que me entende!
    depois da felicidade, vou voltar e ler o resto. Haha!

  20. Eu tive esse cd rosa dos 400 jogos para windows (que na verdade a maioria era demos, né).
    Boas lembranças: busca pelo cadê, eu me declarando pra uma menina 2 anos mais velha pelo zipmail (jovem nerd, hahahaha), as horas de vício no computador do curso de inglês quando lançou warcraft 2, minhas home pages no hpg, redirecionador cjb.net… saudades…

  21. Eu não sou taaao velho, mas cheguei a pegar o fim do som de Dial Up, fui o primeiro da classe a ter computador em casa, a maior nostalgia é pensar que daqui a 20 anos eu possa vir a ler esse comentario e ficar maluco! Chubiruba pra voce senhor Kid

  22. Comentando em post velho nem sempre é bom, mas se não me engano, tenho até hoje esse CD com os 400 jogos para Windows, funcionando perfeitamente.

  23. Nossa sera que nessa época era Internet Explorer 2 ou 3 ?
    Nem tinha nascido quando a internet era mega lenta.
    400 jogos do windows deve ser complicado jogar um por um.
    ^kid^

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *