[ Joguinho Viciante da Semana ] Junk Jack X, um Minecraft 2D

Photo 2015-05-09, 3 10 13 PM

Eu nunca entrei na onda do Minecraft. O jogo simplesmente nunca me atraiu; esse negócio de brincar de Lego virtual não é muito a minha praia (não menosprezando Lego; eu ADORO Lego, mas o físico, tangível). Considerando que a faixa etária dos fãs de Minecraft orbita em torno dos 9 aos 14 anos, de acordo com estudos que eu acabei de inventar, talvez não é de todo estranho que o jogo não me atraia.

Só que ontem eu estava passeando pelo Reddit (eu bem que deveria fazer um post explicando como é o Reddit, né?), esbarrei com essa thread em que alguém pedia um jogo que tivesse elementos de construir/plantar/criar coisas, junto com combate. Um cara recomendou esse Junk Jack X dizendo que encaixava com o que o autor do post pediu, e eu pensei “rapaz, até que soa legal, né?”. E após anos evitando jogos desse tipo, resolvi experimentar.

Photo 2015-05-10, 7 37 49 AM

Em Junk Jack X, você explora um mundinho gerado aleatoriamente, escavando, derrubando árvores, e coletando todo tipo de recursos diferentes pra ir modificando o mundo da maneira que você quiser. Você pode construir uma miríade de coisinhas diferentes — forno, cama, bigorna, baús, escadas, portas, tochas, um bilhão de tipos de espadas diferentes, etc. O jogo é “aberto”, te permitindo explorar e priorizar o que você quiser em qualquer momento. Eu estou agora procurando minério de ferro, pra transformar em vigas de ferro no forno (usando carvão), e depois converter pra barras de ferro na bigorna, e então usar pra construir ferramentas mais fortes.

A minha casinha no jogo está humilde ainda. Tem gente com mais paciência e mais tempo de jogo que construiu verdadeiros castelos:

eita

Me sinto um mendigo agora

O jogo parece muito com Craft The World (que usa uns gráficos mais “realistas” que achei tosquíssimo) e Terraria (cujos gráficos achei também BEM ruizinhos, meio crus). Junk Jack X, por outro lado, tem uma direção de arte mais charmosa, mais “jogo de plataforma de Super Nintendo” que eu me amarro. O que me faz pensar, aliás, que jogos sandbox nesse formato bem que poderiam ter existido na era 16 bits.

Há algo até meio terapêutico em sentar e explorar esse mundinho que cabe no meu bolso. Tem modo multiplayer, dá pra explorar outros planetas, tem coisa pra caralho pra fazer nesse jogo. O único ponto negativo é que não há iCloud Sync, ou seja, você não pode jogar no iPhone e continuar no iPad. Me parece um GRANDE vacilo num jogo como esse.

Recomendo fortemente. Desculpem amigos fãs de Android, dessa vez não tem pra vocês. Ó vídeo:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

21 comments

  1. Pô Izzy, bem que você podia avisar se tinha para Android ou não antes, você faz toda a propaganda que quando vejo que não tem para minha plataforma dá até uma dor no coração T_T

    1. Tu já devia tá acostumado…
      Pra Android tem jogo da cobrinha, soduku e aquele de adivinhar os números.
      Faca feliz por isso!

      1. Na verdade, o fator que faz com que saia nas plataformas da Apple é que ela não varia de formatos, já o Android tem muitas resoluções para se trabalhar.

  2. Eu adoro jogos nesse estilo, quando em 2D obviamente. Única coisa que me incomoda é o jogo sair apenas para celulares e tabletes. Problema algum ser IOS, tenho os devices. Meu problema é que não consigo me acostumar com os comandos.

  3. Cara, eu não consigo gostar desses jogos “estilo 8 bits”.. Tipo, os antigos que realmente eram 8bits são otimos, mas sei lá. Plataformas ficam tão melhores com gráficos legais, tipo os Ubi-Art da vida. Esse, por exemplo se parecesse com SteamWorld Dig seria MUITO mais bacana.

  4. Terraria tem uma progressão incrível cara, e o que pra mim torna ele o melhor “jogo de crafting” são os elementos RPG, que são bem sobressalentes aos outros, em um nível que chega quase a ser um RPG completo. Pelo o que eu vi, esse Junk Jack X explora mais os elementos de crafting do que quaisquer outros, o que é ótimo, porque difere bem os jogos.

    Dá um try em Terraria depois Izzy, quando você matar o primeiro boss(que na minha sincera opinião é o Eye of Cthulhu) vai ver que o jogo vicia e é muito bem feito. Caralho, esse comentário pareceu de um fanboy de Terraria, mas enfim.

    Ah Izzy, se você não gosta dos gráficos de Terraria, pesquisa sobre um spinoff chamado Other World, que vai sair em breve, e que pelos screenshots é MUITO lindo, mas ainda na vibe de pixels.

  5. Pra mim parece a mesma coisa que minecraft. Só que os gráficos de minecraft são melhores (vc pode baixar diversos temas diferentes pros gráficas do minecraft, inclusive os mesmos gráficos na versão “hd”). Também achei que minecraft era jogo pra criança mas é um negócio que realmente vicia construir o seu próprio mundo.

    1. As texturas HDs nos blocos normalmente ficam estranhos. Mas não entendo este preconceito com Minecraft. É porque ele é popular?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *