[ Joguinho Viciante da Semana ] OpenEmu, um emula-tudo pra MacOS!

Passo a vida inteira ouvindo que MacOS não é o sistema pra jogos, e agora venho aqui recomendar algo gaming-related com o disclaimer “foi mal galera PCzeira mas este aqui não é pro teu bico”. Que ironia.

open emu

Há alguns meses vi no Twitter broders macfags comentando sobre este OpenEmu. Trata-se de um aplicativo (vamo padronizar o termo “app” pra tudo logo, seja programa de celular ou de computador? Tão mais prático…) de emulação.

Só que ele não é apenas isso. Emulação é algo que eu conheço desde os anos 90; o que haveria tão digno de nota neste tal OpenEmu?!

Acontece que sou um fortíssimo proponente do bonitismo, uma ideologia espiritual que se opõe diretamente ao bunda-sujismo. Eu gosto de ter tudo organizadinho. Por isso acabei gostando de usar o iTunes em vez do método antigo de gerenciar música nos meus mp3 players, que era arrastando arquivos de uma pasta pra outra. Era muito… deselegante.

O OpenEmu, por outro lado — além de emular tudo que você quiser na sua vida –, oferece um visual bem iTunesco. Olha como fica foda:

Screen Shot 2013-09-10 at 6.45.16 PM

Pra alguém que se amarra na estética tanto quanto na função, é disparado o mais bonito (pra não dizer completo) emulador que eu já vi. Tem todas as features que você podia esperar de um emulador, e com uma apresentação linda. O sistema de key binding é muito bonito, mostrando o controle do console sendo emulado e dando um highlight nos botões correspondentes enquanto você vai setando as teclinhas e tal. Coisa fina!

pic-pref

Quando cê tá “bindando” um controle de SNES, aparece um controle de SNES nessa tela — idem com controles de outros videogames.

Muito fino. É o que um emulador seria se o gênero fosse legítimo e feito pela Apple.

Tá ainda em beta, mas dá pra baixar aqui ó. Jogo com um controle de PS2 plugado na USB com um adaptador, mas já tou com vontade de comprar um controle SNES USB porque esse app merece.

[ EDIT ] Aparentemente essa versão que eu linkei não é tão completa e bonitinha quando a que eu mostrei aí nos screenshots. Não estou lembrando de onde baixei a minha, mas corrigirei este post assim que eu encontrar.

[ EDIT 2 ]  O Marco Malachias me mandou o link deste torrent com uma versão mais atualizada, com mais cores de emulação (incluindo alguns que faltavam no meu como PS1 e Atari 2600). Testem aí!

[ EDIT 3 ] OpenEmu + um cabo pra conectar na TV + LCD 58″+ 2 controles SNES USB =

Meu deus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

38 comments

  1. Izzy,Nao achei esse adaptador em nenhuma loja on line do Brasil, vc poderia descrever como voce faz pra ligar o controle do PS2 no mac, ou foto do acessorio por exemplo?

  2. Nào to conseguindo abri o app…
    Baixei, mas quando “abro” não acontece nada… realmente nada! O icone fica no dock e mesmo se eu clicar nenhuma janela abre!

    Estou fazendo errado? haha

  3. Uma dica, que muita gente não sabe: se seu Mac possui Bluetooth, o MacOS reconhece perfeitamente o controle do PS3. Basta conectar com o cabo USB para fazer o pareamento, e depois pode usar tranquilo, sem fio mesmo!

    1. Da pra parear o controle do XBOX 360 no MAC também, baixem o emulador de controle do xbox 360, procurem no google que eu ja esqueci onde achei.. rsrsrs

  4. Putz, que maneiro!

    Uso aqui o PCSX (PS1), Visual Boy Advance (GBA), Generator e Genesis Plus (Mega Drive).

    Caramba, curti a idéia de centralizar da forma itunesca!

    1. Estou na mesma situação do Renato, comentado acima;

      O App não fica com esse layout similar ao iTunes, fica apenas a barra mostrando que o app está sendo executado, junto à seus controles…
      Creio que seja pela versão do OSX (Uso Snow Leopard).

      Não tive acesso a diversos emuladores como mostrado na imagem (como game gear, DS…) e não funcionou o PSX. É um app que vou ficar de olho, mas por enquanto fico com os antigos!

  5. Izzy, baixei o OpenEmu pelo link que tu deixou na postagem, descompactei a pasta mas ao abrir o OpenEmu ele só fica ali na barra do Finder, não aparece a interface toda do emulador como nas fotos que tu publicou. Tem que setar alguma configuração ou coisa assim?

    1. cara, como tu conseguiu baixar? me manda o link por favor. eu já tentei baixar mil vezes e não consigo. o link me direciona a um site p cadastro e dps pede informações do meu cartão de crédito. me diz como tu conseguiu por favor.

  6. Pros que não manjam..
    Para Windows tem o Hyperspin e o Maximus Arcade..
    só Googlear ae rapêize!

    Só que a Bagaça é tão customizável que fica difícil pra mexer!

  7. Gente, esse vídeo aqui tem um tutorial (em inglês) muito simples ensinando a instalar, os programas que deve usar e etc.

    rel="nofollow">

    Apesar de estar em inglês, dá pra entender numa boa mesmo quem não manja muito da língua.

    🙂

  8. Pessoal e Izzy, será que vocês estão tendo o mesmo problema que o meu? Instalei o OpenEmu pelo link disponibilizado pelo Izzy na atualização deste post que apresenta todas (ou a maioria delas) as cores de emulação, mas, ao seguir os passos que o uploader do torrent indica, meu OpenEmu não está apresentando alguns Cores, como o do PSP que eu tanto queria. Será que alguém poderia me ajudar?

  9. Excelente, não tive problemas, funcionou normalmente, a negada que ta com problemas ae, sigam os passos descritos na descrição do torrent. Valeu Izzy!

  10. Pessoal, em que máquina vcs estão rodando?

    Tentei rodar PSX e N64 no meu macbook air 2011 i7 mas roda com um framerate ridículo e som muito ruim… será que é meu hardware que é fraco ou é o meu que não está 100% ainda pra esse console??

    Valeeu!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *