[ Joguinho Viciante da Semana ] Roads of Rome

Eu fico surpreso que um joguinho tão bacana seja tão injustiçado e desconhecido. Pelo menos tenho uma pequena forma de combater isso.

No aftermath da compra do iPad Mini — que é o melhor iPad pra usar como console portátil alternativo, por ser mais amigável de carregar por aí — eu saí procurando tudo que é joguinho de estratégia. Sei lá como, encontrei Roads of Rome. E me perguntei como demorei tanto a encontra-lo.

roads

Roads of Rome é um joguinho em flash (creio que surgiu primeiro em flash) também disponível pra PC e iOS. Trata-se de um híbrido entre “time management” e RTS.

Joguinhos de time management é aquele tipo de jogo (geralmente freemium) em que você tem X “ações” por turno e precisa decidir como as gastará pra maximizar lucros — esse joguinhos são geralmente simulações de um negócio, um supermercado, coisa do tipo. Em Roads of Rome, você tem que construir estradas que conectam o ponto A de uma fase ao ponto B, e pra isso precisa recolher recursos ao longo do mapa usando “bonequinhos”.

Acontece que cada ação que você toma custa alguns recursos, e se você priorizar os recuros errados (estava se ocupando em coletar madeira quando precisava mais de comida, por exemplo), o gameplay trava por alguns segundos preciosos e você se fode. Tipo, em alguns momentos o jogo te diz “ah, você tem bastante pedras? Foda-se, porque pra construir essa ponte tu precisa é de madeira, vacilão“.

Tem que jogar meio que nem xadrez, avaliando o que você precisará daqui alguns instantes e priorizando a coleta de recursos de forma correspondente.

O jogo tem um ritmo bem acelerado; fazer o malabarismo com bonequinhos e se ocupar em nunca os deixar parados nem por um segundo que seja lembrou-me um pouco do gameplay de um RTS competitivo como StarCraft. Os mapas são muito bem desenhados e super variados, o que é bacana.

Roads of Rome é, por algum motivo, mega desconhecido. Não há muitas resenhas em sites grandes e ninguém no meu twitter conhecia o jogo. Bom, agora tu conhece!

Se quiser testar o jogo aí no browser mesmo, toma aí. Tem pra PC e pra iOS também — e o jogo tem duas continuações, a propósito. Não cheguei a experimenta-las ainda porque ainda estou na fase 12 de 40 do primeiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

6 comments

  1. Obviamente eu já estou jogando desde que você recomendou ele no Twitter. Curti. :V

    O time management dele ficam bem brutal bem rápido, eu já estou perdendo o “expert time” no quinto estágio. Isso quando eu não perco porque não tem como gerar ouro pra quebrar as pedras que estão barrando meu acesso às pedras de ouro. É foda. XD

  2. Já conhecia esse jogo. Creio que o joguei há uns 3 ou 4 anos. Bem legalzinho, mas só fica mais interessante depois da 10ª fase p/ frente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *