[ Joguinho Viciante da Semana ] Uniwar, um Advance Wars online para celular!

Não é a primeira vez que falo de UniWar aqui no HBD, mas como o jogo tá grátis essa semana (e foi imensamente melhorado desde a última vez que o joguei), vale demais mencionar novamente.

Um de minhas maiores mágoas em relação a consoles da Nintendo é o fato de que a excelentíssima série tática Advance Wars morreu ali em 2008 com o Days of Ruin. Não apenas o jogo foi uma estranha e mal-recebida mudança de tom e seriedade na série (ou talvez por isso mesmo), mas também a série parou por ali. De certa forma, o último Advance Wars bom MESMO foi em 2005. DEZ anos atrás!

A Intelligent Systems passou a dar mais atenção ao irmão tático do Advance Wars, o Fire Emblem — que todos me dizem ser excelente, mas eu simplesmente não curto tanto a roupagem medieval. E assim os viúvos de Advance Wars, como eu, seguem ano após ano esperando o anúncio de um novo título da série pro 3DS.

Mas há outra opção.

Photo 2015-08-08, 10 48 57 AM

Uniwar é um joguinho de estratégia tática para iOS e Android em que você controla 3 facções — os Humanos, os Khraleans, que parecem insetos gigantes, e os Titans, que são robôs.

Pra quem conhece Advance Wars, basta explicar Uniwar como “é um Advance Wars com mapa hexagonal e times inspirados em Starcraft”. Pra quem não conhece o jogo, é o seguinte — você começa com uma cidade (que é o que constrói as suas unidades), e alguns bonequinhos. Tu tem que explorar o mapa e conquistar outras cidades, o que aumenta os créditos que você recebe por turno, e te dá mais uma base de onde produzir suas tropas.

Photo 2015-08-07, 4 24 00 PM

Cada unidade do jogo tem características distintas (velocidade, poder de fogo, campo de visão, etc), além de habilidades especiais. O combate, como segue a cartilha desse tipo de jogo, é um pedra-papel-tesoura avançado: unidade A vence da B, que vence da C, que vence da A. Certas unidades voam, outras são eficientes contra as que voam especificamente, enquanto algumas sequer podem atirar nas que voam. Uma unidade tem poder de teleporte, enquanto outra manda um wololo que “converte” bonequinhos inimigos pro seu lado, enquanto uma outra pode soltar um EMP que desativa os robôs.

A manha do jogo é reconhecer a situação oferecida pelo mapa e as unidades oponentes, e reagir de acordo.

Photo 2015-08-07, 6 10 14 PM

O jogo tem uma cacetada de mapas com diversos ambientes diferentes, tem campanhas, tem gameplay assíncrono, tem modo online multiplataforma (ou seja, jogadores em aparelhos diferentes podem jogar online), dá pra jogar até 8 jogadores (em times ou em farofão “todo mundo contra todo mundo”), a comunidade fez TANTOS mapas que será matematicamente impossível você jogar em todos. Tem até um mapa da Europa pra simular a Segunda Guerra no jogo.

E ainda por cima UniWar tá grátis. Vamo jogar lá, porra! Meu nick é IzzyNobre84. Aceito todos os desafios.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

2 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *