O site tá uma bagunça mas tamo trabaiando nisso!

Aê broders! Como alguns de vocês podem ter percebido, o tráfego do HBD aumentou muito nas últimas semanas. QUADRUPLICOU, na verdade.

É o sonho de todo webmaster (sim, eu ainda uso esse termo paleolítico) mas não vem sem alguns probleminhas.

Um dos resultados dessa explosão de acessos é que muitos de vocês estavam dando de cara com uma página de erro que dizia “Error Establishing a Network Connection”. Eu mesmo vi em algumas ocasiões.

Por isso eu resolvi fazer algo que, por ter sido complicado o suficiente da última vez (a ponto de que eu precisei implorar por ajuda a um amigo), eu nunca aprendi a fazer sozinho: migrar um site.

A migração tá completa (creio eu), mas por causa da mudança de DNS, o site tá mó bugaiado e assim permanecerá pelas próximas 24h, mais ou menos. Algumas pessoas tão vendo o site conforme ele aparece no host antigo, posts podem aparecer e desaparecer — só de acordo com o teu browser, na real tá tudo lá no database bonitinho –, tá uma putaria isso aqui.

Gosto de imaginar a situação assim: o DNS é um carteiro bêbado, sentado na esquina com uma garrafa de caninha 51 numa mão, e um sanduíche de apresuntado na outra. Com o carteiro se encontra na situação comumente definida como “BÊBADO-BOSTA” (ou seja, caído no chão, com a calça semi-removida, restos de vômito no bigode e cantando o hino do Palmeiras), ele não está em condições de ir à sua casa.

Ou seja, tu tem que ir até onde ele está. Tu pergunta se tem carta, ele mete a mão na sacola sem olhar e te entrega um CHUMAÇO de cartas que podem ou não conter a cartas endereçadas a você.

É isso que está acontecendo, pelo pouco que entendo do sistema. O carteiro é o DNS, as cartas são os posts do HBD. Tu vem procurar um texto e o teu navegador entrega outro porque o DNS é alcólatra. Ou algo assim.

Em outras palavras o HBD virou o website de Schrodinger, existindo simultaneamente em dois hosts. Por causa da demora do DNS em atualizar globalmente, é impossível saber em QUAL ele está até que teu navegador faça o pedido. Talvez tu acesse o HBD do host velho, talvez entre no HBD do host novo.

É uma situação bizarra.

Eu ia esperar até amanhã pra atualizar essa bosta (por causa de DNS e configuração e sei lá mais o que, é possível que posts escritos AGORA acabem indo parar no host ANTIGO), mas o @tplayer garantiu que posso mandar brasa. Se o HBD explodir é culpa dele.

Sei que comentar é um saco mas se você consegue ler este texto, DEIXE UM COMENTÁRIO pra eu saber que a parada toda não foi pro caralho. E dê um JOINHA no facebook, porque esse é o novo canal de divulgação na interwebs.

Voltamos já!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

120 comments

  1. boa desculpa para não postar e fugir da atualização diária… deve ter dado um trabalho danado ferrar com o site a esse ponto…

    Bem, aqui o site entrou numa boa, apesar de quando cliquei no link no twitter, o post não abriu, mas clicando na home foi

  2. Por aqui tudo ok, inclusive esse anúncio gigante debaixo do título. xD Não era melhor um horizontal a um quadrado?

    De resto, agora que o Mário voltou, tá tdo ok. 😉

  3. Fala Izzy. Carregou normal aqui agora.

    Eu sei que mudança de layout é um deus-nos-acuda, mas se vc aceita sugestões, segue 2:

    -- Que c acha de um local fixo no layout que deixará sempre disponível o último HBDTV?
    -- Falta aquele “aviso” antes do form para comentários, que tinha no layout antigo… Aquele não pode faltar! hehe ;D
    -- No adsense de conteudo, coloque as cores do anuncio texto como as cores do blog… Quanto mais camuflado o anuncio, maior a rentabilidade… Mude também o tamanho do texto de forma a ficar semelhante ao do texto principal…

    É isso ae ;D

  4. Na verdade os clientes DNS que cada leitor utiliza, que guarda em cache o endereço ip do seu dominio por um determinado tempo, então para ele perguntar de novo qual o endereço e descobrir o novo, só quando esse tempo programado passar.

  5. Usoo IE9 e aqui funcionou tranquilo!! (Tu podia aproveitar que as visitas melhoraram e colocar um Google Ads cara. Eu não me importaria.)

  6. Ficou bacana!
    Estava com preguiça de procurar se alguma vez tu já explicou se compra ou “faz” as camisetas, principalmente as sobre games e gibi. Acho elas muito fodásticas.

    ;P

  7. Rapaz, desde hoje de madrugada, quando você começou a relatar os erros, não tive problema algum: estava tudo lá (ou aí) direitinho e rápido.

    By the way, uso Google Chrome atualizado (8.0.552.237).

  8. mudança de DNS sempre é complicado… replicação é foda, especialmente se teu provider não for forte -- ou seja, tiver prioridade baixa de replicação.

    Mas boa sorte, vai dar tudo certo.

    E.. star hosting? é bom isso?

  9. tá funfando de boa aqui. agora kid, pelamor, tira a propaganda que tá em baixo do titulo do post, ficou horrivel :/
    fora isso, tá joia o novo layout 😀

  10. Ta funfando não, não carrega os textos, as imagens estão aparecendo de cabeça pra baixo e ta com um layout do mario bixeira.

    Mas os comentários tão ok 😀

  11. aqui tá tudo certo. Não se preocupe em postar, o texto jamais irá pro host antigo. Mas é como disseram antes, faz essa migração numa hora de pouco movimento.

  12. como falei no twitter, o ad em cima do post tá realmente muito feio, bota um menor e mais comprido, tipo um bannerzinho que ficaria mais amigavel

  13. opendns forever!!! ainda bem que todos os servidores de dns do mundo trabalham em udp. se fosse em tcp, bem seria beeeeem mais caro manter um serviço desses mas sera bem mais confiavel.como QoS naum eh o forte de provedores, viva o udp?

  14. Sabe, isso que tu falou do carteiro com o DNS tá meio… errado. Tipo, tu não tem como acessar um post em um host e outro em outro host. Se isso acontece, não culpa do DNS, e sim da porcaria do cache do teu navegador. O que ocorre é que se tu tiver no site antigo, só vai acessar o novo quando atualizar o teu DNS. E por isso o carinha disse pra ti mandar brasa. Teu DNS devia estar atualizado já.

  15. A única contribuição que eu posso dar é que o feeds, pelo Google Reader, está normal. Com o “de Kid” em baixo do título do post e tudo mais.

  16. Os computadores são acessados por IPs, e como não conseguiríamos guardar tantos números na memória existem os domínios, e o que os servidores DNS fazem é converter o domínio, neste caso hbdia.com, no número de IP do computador do host. Porém tanto o seu computador quanto os provedores guardam cache destes domínios, pois se a cada vez que alguém acessasse uma página ele fosse converter nome em IP ficaria muito ento e gastaria recursos por nada. O que acontece é que esse cache não é atualizado para todos ao mesmo tempo. Mas depois de atualizado você não voltará a ver o antigo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *