[ Pergunta do Dia ] Que hábito você lamenta ter perdido?

fazer

 

Já comentei antes aqui no meu blog, mas eu lia BASTANTE quando era pirralho. Mas muito MESMO. Eu era o tipo de criança que roubava livros da biblioteca da escola, porque queria rele-los infinitamente sem precisar ficar me preocupando em renovar o “aluguel”, e levava livros pra mesa do almoço, um hábito que revoltava minha mãe.

Só que algo triste me aconteceu lá pelos meados dos anos 90 — a internet. A internet veio semeando em mim o hábito do hiper-multitarefismo: fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo, frequentemente não dando o foco apropriado pra nenhuma delas. Mil abas abertas no Chrome, música tocando, Twitter aberto em outra janela… no ano passado upgradeei pra uma configuração com dois monitores, e aí é ainda MAIS DIFÍCIL me concentrar em uma única atividade no computador.

Com exceção de edição de vídeo, que é infinitamente mais produtiva com múltiplos displays, aquela tela ali do lado apenas dilui minha concentração em qualquer tarefa que eu esteja tentando concluir

imagem

E esse culto do multitarefismo tornou quase IMPOSSÍVEL me concentrar pra ler um livro. Num iPad é particularmente difícil, porque há joguinhos, notificações, Netflix e o caralho — por isso eu descobri logo cedo no meu uso do iPad que ler livros nele é algo que pra mim não funciona.

Então comprei ereaders (e ganhei dois da Livraria Cultura!), e eles funcionam muito melhor pra separar a leitura de um livro da hiperatividade em redes sociais… contanto que seu celular não esteja no bolso. E contanto que você não seja o tipo de semi-esquizofrênico que gosta de ficar compartilhando insights a cada parágrafo lido.

Então, parece-me que a internet me estragou no que diz respeito a leitura de livros. Era algo que eu fazia DEMAIS quando mais novo; o que realmente mais me dava prazer na vida quando mais jovem era deitar na cama numa tarde preguiçosa com um dos meus livros favoritos. Até que a internet veio, deu um overclock no meu consumo de mídia, e tornou quase impossível se concentrar na leitura por mais de 10 minutos de cada vez.

Estou tentando consertar esse erro, mas tá foda.

Que hábito você lamenta ter perdido?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

15 comments

  1. O hábito que eu lamento ter perdido tem a ver com leitura também, mas é de quadrinhos.

    Até a saga da Guerra Civil eu era fanático. Lia quase tudo da Marvel: Avengers, Homem-Aranha, X-men, etc etc…

    Mas depois eu atrasei uma edição do Homem-aranha, depois perdi duas dos X-men, aí a banca perto de casa fechou, e agora eu parei tudo.

    Hoje estou tentando reviver esse hábito comprando arcos completos pelo App da Marvel (Que, aliás, é uma ótima ferramenta pra comprar quadrinhos!), mas ainda me sinto meio perdido, quando olho pra tudo que eu deixei de acompanhar.

  2. Eu já cheguei a ler 98 livros num ano, hoje em dia é difícil eu parar para ler. Esse ano, até agora, eu li 6 livros, Netflix está acabando com meus bons hábitos.

  3. Também perdi meu hábito de leitura, o pior que criei a compulsão da compra de livros, mas não os leio, tendo mais de 100 livros físicos ainda não lidos na minha biblioteca.

  4. Izzy, me identifiquei demais com esse habito perdido, hahaha.

    Também era no mesmo esquema, lia no minimo dois livros por semana antes da internet, e chegou a ponto de eu começar varios livros e nao passar nem do primeiro capitulo.

    Hoje estou corrigindo o problema, e já consegui voltar a ler um a cada 15 dias, mas pra isso me forcei a ler pelo menos 15 paginas, todos os dias antes de dormir. Deito na cama, deixo o iPad longe e foco na meta. No inicio foi dificil, porque era meio que uma “obrigação”, e até meu cerebro reacostumar, levou algum tempo. Hoje flui de forma mais natural, e acabo lendo bem mais do que só as 15 paginas/dia, e já estou até voltando a ler livros no ônibus (habito que eu tinha perdido graças aos podcasts, haha, agora estou revezando, na ida livros, na volta podcasts) e ao visitar a casinha para o ritual de defecação, hahaha.

  5. Mesma coisa comigo.
    Também uso dois monitores, mas deixo o segundo desplugado, ligando somente quando ele for realmente necessário (raras vezes).

    Isso diminuiu um pouco esse avoamento mental causado por excesso de informação.

  6. Compartilho desse hábito perdido e não consigo voltar a tê-lo. Outra perda também foi o hábito de tocar guitarra/violão. Antes passava o dia com o instrumento no colo, mas hoje em dia a falta de prática e a ferrugem nos dedos me desanimam, o que me faz largar em pouco tempo toda vez que quero tirar umas notas.

  7. Eu tenho esse habito de ler até hoje porem eu realmente também não consigo deitar na cama e ler.
    Como eu não tenho carro, dependo de transporte publico e pego muito transito as minhas horas “perdidas” no caminho eu uso lendo um bom livro!
    Meus anos de trabalhadora eu já li muitos livros, series e é o que me faz não querer comprar algum meio de transporte.

  8. Oi Izzy, já perdi vários hábitos bons, e outros nem tanto haha.
    Mas, acho que o que mais lamento ter perdido é o hábito de “entender o computador”.
    Antigamente eu era curioso, gostava de saber como o sistema funciona por dentro, ia mexer em código, pesquisar, ver fontes, “mexer nas tripas do Linux”, ou do Windows.
    Daqueles doidos que conhece todos os segredos do “terminal”. Mas, hoje em dia, não consigo ter paciência pra computação.
    Vejo o computador como uma máquina automática cuja única função é me obedecer, da maneira mais exata.
    Tanto faz o que ele faz, como faz, com tanto que funcione tá valendo.
    Àquela coisa de testar recursos do programa, escolher, ver performances já não me atrai mais, to nem aí.
    E, um hábito que venho cultivando mais, ultimamente, é o da leitura. Acho que nós somos bem diferentes nesse ponto. A internet não me chama tanta atenção como um livro bom.
    Não falo de livro de papel, nada disso. Leio no celular, o Android dá conta disso.
    Parabéns pelo post, rapaz.

  9. Não lembro de ter perdido nenhum hábito, mas comentar umas coisinhas pertinentes referentes ao que você disse no texto pra, quem sabe, eu lembrar de alguma. Se não der certo, ao menos deixarei esses pensamentos aqui.

    Esse negócio de não conseguir se concentrar mais nas coisas por causa da internet é complicado mesmo. Eu já cheguei a notar e, depois de perceber que num período de quase seis meses minha bagagem intelectual diminuiu drasticamente, eu comecei a parar com essa mania de ficar prestando atenção em um milhão de coisas ao mesmo tempo. Não foi uma mudança difícil, mas isso deve ser porque eu não sou muito fã de ser um absoluto vagal, sei la.

    Eu já nasci nesta era da internet. Ganhei meu primeiro pc aos doze e de lá pra cá esta maquininha mudou muitos hábitos. Eu já não lia muitos livros quando criança, então não tem como falar que o pc mudou isso em mim. Entretanto, eu leio muita coisa no pc, tipo este blog aqui, notícias, animes legendados, e estou vendo se irei pro mundo das light novels.

    O que quero dizer é que no pc a leitura não é um problema, pois mesmo séries americanas eu vou precisar ler, pois meu inglês ainda é insuficiente. Posso não ler noventa e oito livros por ano como um cara aí encima, mas leio bastante artigo, então não sinto falta de ler mais livros por ano.

    Ah, é mesmo, um hábito que perdi… é,não encontrei nenhum. Talvez sair mais de casa, mas eu já não era muito fã de ter que sair muito de casa (adorava assistir desenhos na tevê)e balada é um ambiente que não combina comigo, então, se eu perdi algum hábito, era tão importante que eu nem lembro que perdi. Que triste (ou não)

  10. Meu hábito de ler só cresceu com o tempo.. Quando entrei na faculdade em 2005 e havia lá sua biblioteca, comecei a ler um livro atrás do outro e não parei mais.
    Hábitos que perdi e lamento: andar de bicicleta; desenhar.

  11. um habito que eu lamento ter perdido é o de ler devagar, hj em dia em leio mt rapido, e é como se eu n estivesse “aproveitando” totalmente as minhas leituras , parece que elas se tornaram mais superficiais, sei la, talvez seja tambem porque nao me interesso pelos livros que lia antigamente, oque é pior ainda. =[

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *