PhotoSwapeando

Ontem lendo o fórum do SomethingAwful descobri um programinha muitíssimo peculiar pro iPhone. O nome do aplicativo é PhotoSwap, e está disponível gratuitamente na AppStore.

O programa tem uma premissa bastante simples, e a parte técnica por trás do negócio é mais simples ainda. Não há nenhuma aplicação prática pro programa. Não é um utilitário de produtividade e também não é um jogo. E apesar de ser utilizado em rede com outras pessoas, o troço é simples demais e não há infraestrutura o suficiente que o confira o patamar de programa de social networking.

Ele usa o hardware do iPhone de uma forma bem ordinária e na real, esse programa poderia existir em qualquer celular. É bem capaz de já existir algo equivalente em outras plataformas.

Apesar de tudo isso, PhotoSwap é um dos programas mais divertidos que usei no iPhone, e na verdade em qualquer aparelho eletrônico portátil pra ser mais exato. Fui dormir tarde por causa dessa porra, e passei o dia inteiro no trabalho brincando com o negócio.

PhotoSwap é o seguinte – o programa te conecta a uma rede de outros usuários do app. Você tira uma foto, e envia pro negócio. Algum usuário aleatório do outro lado do mundo receberá sua foto, e ele pode simplesmente ignora-la, ou responde-la de forma criativa.

Aí que reside a diversão do negócio. A idéia é estupidamente simples (tire fotos, envie pra desconhecidos, dê a eles a capacidade de te responder diretamente com outra imagem), mas as maneiras que você pode reagir a uma fotografia são ilimitadas.

Mandei hoje uma foto de Rendezvous com Rama, e recebi como resposta segundos depois a foto de uma prateleira com toda a série dos livros. Bati um papo com o meu destinatário misterioso, por meio de um bloquinho de papel e uma caneta. É interessante a idéia de interagir com um estranho completo por meio de fotos.

E vejam por exemplo a tremenda coincidência que aconteceu ontem comigo. Eu tirei uma foto da namorada deitada na cama e mandei pro troço. Segundos depois, recebo a resposta:

Eu e a namorada rimos da criatividade do desconhecido do outro lado, então ela faz outra pose. Envio a nova imagem como resposta ao desenho da primeira foto, e pouco tempo depois chega a tréplica:

Mando uma resposta qualquer, e o sujeito manda uma foto de uma folha de papel com os dizeres “Wait, is that Becca?“.

Eu e a namorada ficamos completamente bolados, até que o artista se identifica – era senão o guifig, comentarista frequente aqui no HBD que também tem um iPhone. Por imensa coincidência, aquela minha primeira foto da namorada foi parar justo no telefone dele.

Queria ter o talento de desenhar pra fazer o mesmo que ele fez, mas não é o caso. Inventei no entanto meu próprio joguinho – abro o MS Paint, e escrevo “mostre-me um (insira um objeto qualquer)”, e mando a imagem. Segundos depois a pessoa do outro lado produz o objeto requerido. Repito o pedido, mas com outro objeto. E assim vai, por HORAS. Acredite, é divertido saber que de uma forma você está “controlando” estranhos usando seu telefone.

O PhotoSwap é uma daquelas coisas que começaram a emergir na tal web2.0 – aplicativos de social networking que pessoas usam pra se submeter voluntariamente à vigilância de estranhos na internet. Assim como facebook, orkut, twitter e outros, parece bem retardado e inútil na teoria, mas na prática acaba sendo divertido. É como mandar um bilhete numa garrafa e jogar ao mar, não há como saber quem vai receber o negócio, e que tipo de resposta a pessoa enviará.

Ah, mencionei que o anonimato completo do negócio acaba tornando a turma mais desinibida, resultando em saborosos peitinhos?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

67 comments

  1. Repito o que te mandei via twitter: o risco de receber uma foto de bolas peludas e/ou um pênis ereto não vale é grande demais para ser ignorado.

    You can’t ‘unsee’ certain things, you know what I mean?

  2. Demorou pra atualizar heim… Q q houve ? Tava desistindo de apertar f5 aqui no meu teclado que precisa muito ser trocado.

    Bem legal o aplicativo, parece ser bem divertido, especialmente pelo fato de não se ter a mínima idéia do que esperar da outra pessoa, enfim… Algo desse tipo provavelmente ainda não funciona aqui no Brasil 😛

    Ainda bem que temos o Pelé ¬¬

  3. Saborosos “peitinhos”! Peitões de encher a boca! Cada coisa bizarra q esses gringos inventam, e mais bizarro os usos q o povo dá! Mas nada como um “show me boobies”!
    Hehe, bem inutil, bem web 2.0, mas talvez tenha usos mais interessantes. Imagina um Photoswap de cidadãos pertencentes a lados opostos de um conflito(armado ou ñ)! Pode evitar ou acabar com guerras! Ptz, preciso manerar no “John Lennon”, mais um pouco viro um Teletubbies.
    Deve dar pra expandir essa plataforma pra além de iPhone e celulares, algo um pouco twitter, um pouco flicker, sei lá!

    PS.:Kid, faz a resenha do Acer Mini, to pensando em aposentar o desktop velho aqui, precisava de uma análise mais pratica pra saber se vale a pena. Vc tentou rodar algo mais pesado q um RTS old school? Rodou um Empire Earth 2 ou 3, Age Of Empires 3, Civilization IV? Qual a “capacidade” de graficos dele(2D e 3D)? Da pra ler um post sobre patricinhas intercambistas no HBD? Valeu!

  4. uahuahauha que viagem.

    A idéia é como os bate-papos de antigamente. Você fala com um qualquer e ele te responde. A diferença é que no lugar de textos, vêm imagens.

    Isso para mim era extremamente divertido antigamente, hoje só falo com os velhos contatos mesmo.

  5. Po Kid, concentrar todos os seus ultimos twitts em um post não é pra ser considerado um post de verdade…

    Vamos comprar um iphone e ficar conectado nessa putaria, quem sabe ele mande o post das patricinhas intercambistas como foto no photoswap

  6. Pô, ficar mandando fotos da mulher para a galera ? Porque não coloca umas fotos dela peladinha no blog ? Já é gostosa de roupa, pelada entao….

  7. Sei lá, não acho que eu gostaria dessa interatividade com estranhos. Antigamente eu até gostava de bater papo com desconhecidos e tal. Agora só com conhecidos mesmo.

    Conversar usando fotos seria ainda mais estranho.

    E Kid, você arriscou ao mandar fotos da sua namorada heim?

  8. Devo dizer que achei a descrição do programa interessante, mas o que realmente me convenceu que seria ótimo ter um programa assim, foram as imagens, não a tôa dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras.

  9. caralhoputaquevaitomarnocú.
    Eu fico puto com esses moranguinhos que acham que no Brasil só se vende pau brasil.
    Meu pai a pouco tempo compro um iphone e eu dei uma futucada no bicho, e descobri esse aplicativo na net, comecei a enviar fotinhas de bobeira como o kid, recebi desde de peitinhos até fotos de outras fotos de neguinho fodendo, e o mais legal foi enviar fotos da rua tipo dos lugares mesmo e receber fotos do mesmo tipo, é como se tu fizesse um turismo sem estar lá entende. È divertido mais nem tanto.
    E pra vcs bando de interioranos caipiras meu no Brasil tem rede de celular 3g tão boa quanto no canada, a um preço abusivo confesso, mais tem cacet!!!!

  10. Achei hehehe.
    Mesmo assim não sei se compraria o iphone porque esta “no momento” caro pra cacet e o aparelho em si não faz justiça ao preço, vou esperar uns meses quando o preço cair tipo uns dois terços do preço como acontece com qualquer novidade por aqui.

  11. porra é mais facil morar fora do que esperar que os preços Baixem Galera!
    3G barato que funcione? nunca!
    Iphone barato no brasil? NUNCA
    não vejo a hora de dar adeus ao BRalixo opa! Brasil

  12. Se não me engano existe um programa do tipo para PC.
    Mas é realmente muito interessante para passar o tempo aplicativos desse tipo, ainda mais em um aparelho celular que sempre está por perto em praticamente todos os lugares.
    E realmente é preocupante as aberrações que podem surgir e que foram citadas nos demais comentários hauhau

  13. Esse esquema de trocar foto pode começar uma briga sem fim , por exemplo um cara manda a foto de um DVD vc manda de dois e logo vem a resposta com tres e por ai vai
    Muito bom , acho q essa seria a segunda coisa q me faria comprar um iphone

  14. Brasileiro chora muito! Na TIM tem pacote de dados de 250mb por 30 reais mensais ou algo assim. Acham isso caro? Dá pra fazer MUITA coisa com 250mb mensais. Se acha pouco é só comprar pacotes maiores.
    Ilimitado se não me engano é 100 reais por mês.

    A pior parte é a cobertura HSDPA, pq o preço não tá nenhum absurdo não!

    Chorões.

  15. Brasileiro chora muito! Na TIM tem pacote de dados de 250mb por 30 reais mensais ou algo assim. Acham isso caro? Dá pra fazer MUITA coisa com 250mb mensais. Se acha pouco é só comprar pacotes maiores.
    Ilimitado se não me engano é 100 reais por mês.

    Isso já foi debatido aqui. Esses planos são pra usar no PC, não…?

  16. @Kid
    po a merda eh a claro, q aqui em pernambuco é a únca q tá oferecendo o Iphone 3g

    o plano eha seguinte beleza:

    400minutos, 200mb mensais 170 pilas.

    esse é o melhor plano disponível pra cmprar um iphone por aqui…

    sinceramente. Uma bosta.

  17. Kid, não.
    Na tim os pacotes de dados sao contratados junto com o plano de voz, no mesmo chip.
    Tenho um plano pós pago + pacote de 250mb e pago 64 reais mensais ao todo.

  18. sim , não sei se esses da tim são , mas o mais barato plano da claro 3g é o 3g 10 q da direito a 10 mb mensais e 2,00 reais a cada mega excedido

  19. Kid se voce morrese alguem postaria algo postomo? ou passaria despercebido e pensariamos apenas que voce parou de postar?

    e qnto ao iphone, nao curto essa porra, mas se tivesse um botaozinho do lado que funciona como radio (nextel =P) eu jah teria comprado, enqnto isso fico com o blackberry..

  20. É como os caras aí encima falaram, brasileiro só chora. Eu atualmente to usando perfeitamente 3G da Tim no Notebook e no celular, assim como meu padrasto tem, da Claro. A rede é perfeita, todo dia eu mudo de estado (RS-SC) e ela tá sempre firme. Vão trabalhar pra comprar o de vocês e parem de choramingar, porra!

  21. @Kid

    Mals a demora em responder.

    Bom, teoricamente você estava conversando com um desconhecido e mandou foto de uma pessoa querida sua, certo?

    Se fosse alguem mal carater ele poderia te voltar uma foto zoando ela ou algo parecido.

  22. todos gostam de cobrar do Izzy um HBDtv, mas o Izzy é um daqueles adultos ocupados ora, ele não é mais um dos nerds que atualizam todo santo dia, sobre qualquer merda.
    (:

  23. Ei, Kid.

    Acabaram de anunciar um DS (DSi) com camera de (640x480), entrada pra cartões SD normais (pra baixar software de uma serviço que vão criar -- DSi Shop), mais fino (sendo que perdeu o slot do GBA). 180 dolares no JP.

    Quando comprar esse, faça a doação do antigo pra mim.

  24. “O Yahoo! Posts é um projeto editorial que filtra e sugere diariamente os melhores posts de um time de mais de 100 blogs em língua portuguesa. Sua produção servirá a homepage e outras editorias do portal. Nossos consultores filtrarão o conteúdo dos blogs participantes, indicando para o editor o que de mais interessante for produzido. O detalhe é que você, leitor do Yahoo!, será redirecionado para o blog aonde foi publicado o artigo na íntegra. Acesse o Yahoo! Posts e fique por dentro.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *