PORRA SOUNDCLOUD: serviço desativa RSSs sem aviso, deixa vários podcast na merda

porra caralho

Há um pensamento popular na internet, no que diz respeito a criação de conteúdo — quanto menos você puder depender de terceiros pra manter qualquer coisa, melhor. E hoje eu aprendi isso de uma forma inédita.

Antes de mais nada, peço perdão pelo sumiço. Hoje é o sétimo dia de plantão (dois deles de 12 horas), e eu passei a última semana como um zumbi. O único tempo “livre” que tive foi pra gravar o 99Vidas, e aparecer no Calgary Comic and Entertainment Expo, uma espécie de Comic Con daqui da minha cidade. E vou te falar, ir pra esse negócio saindo de um plantão e tendo outro logo na manhã do dia seguinte foi a PIOR forma de curtir o evento. Enfim.

Hoje acordei com um monte de mensagens no Twitter; ouvintes d’O MELHOR PODCAST DO BRASIL me perguntando o que houve com o programa. Expliquei que o dessa semana atrasou por motivos de força maior, mas o problema não era esse — o que rola é que os episódios já disponíveis o deixaram de ser. Fui dar uma investigação e a verdade surgiu:

A porra do SoundCloud, onde hospedo o MPB, resolveu fazer uma manutenção que sabe-se lá como desativou os RSS de tudo lá. Não bastasse isso ser um aparente sinal de gritante incompetência (parece o tipo de coisa que eu faria tentando ajeitar o layout do meu site), não há previsão definitiva de quando o feed retornará, e o maior agravante é o seguinte:

ESTES CORNOS JAMAIS INFORMARAM OS CLIENTES DA PARADA.

Se eu estivesse usando meramente a versão gratuita do serviço, vá lá — os gringos sabiamente dizem que você “recebe o que paga”, então embora seja uma escrotice que tira qualquer confiança no serviço, você não pagou nada.

Não é o meu caso. Pra liberar downloads ilimitados, eu pago a versão Pro Unlimited, que custa 16 dólares por mês:

E eu fiz isso especificamente porque o SoundCloud me pareceu a opção mais user friendly. Embora tudo de forma geral tenha ficado mais fácil na internet, manter um podcast é ainda ridiculamente complexo, e o SoundCloud me ofereceu uma solução simples e elegante. E agora eles me fodem no cu desta forma, sem jamais notificar os usuários premium da mudança. Isso é o que me dá mais raiva. Nem um emailzinho, SoundCloud? Foda-se a minha audiência, é isso mesmo…?

Agora é explorar outras opções, porque mesmo que a parada volte AGORA, já cagaram em cima da confiança que eu tinha no serviço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

10 comments

  1. Izzy, faça algo melhor! Ao invés de procurar obscuros serviços para hospedar seu programa, opte pelo Youtube. Crie um canal com um e-mail qualquer e põe os podcasts lá (como vídeo).
    É fácil criar os podcasts normalmente (em mp3) e depois inseri-los em vídeos com imagens estáticas. Eu te garanto que o Youtube jamais sacaneará com seus usuários (olha o tamanho do bicho).
    E se posso opinar ainda mais, use o IFTTT para divulgar seus vídeos e podcasts também no HBDia automaticamente, para os usuários que não assinam seu Youtube.
    Eu não confio em nada na internet, mas se algo merece confiança é o velho Google de guerra. Nunca vi o Youtube, Gmail, GoogleDrive ou Blogger sofrer qualquer problema (Serviços Google são os pilares que sustentam toda a internet).

    1. Daniel. ouvir podcasts pelo youtube ou até mesmo baixar é horrivel, alem de não ter toda a facilidade do Feed automático.

  2. O mixcloud também é uma boa pra upar podcast, apesar de ser menos conhecido. O da minha página é jogado lá mesmo.

  3. Izzy, recomendaria que utilizasse o Squarespace para hospedagem do teu podcast. E um exemplo disto é o excelente Accidental Tech Podcast ATP.fm

    Apesar dos autores terem sites bem estabelecidos, eles resolveram hospedar o podcast deles (que é um dos mais bem formatados q conheço) em um site a parte no Squarespace. E o preço para armazenamento e transferência ilimitados é inclusive menor que tu pagas no Soundcloud.

    Dá uma olhada neste podcast e site e veja se isto te será conveniente também.

  4. É por este mesmo motivo e também de ser sacaneado na maioria dos serviços que semana passada comecei a desenvolver meu próprio serviço pra hospedar minha lista de podcasts assinados e não guardá-la no Pocketcast ou qualquer outro serviço do tipo, porque eles simplesmente um dia resolvem tirar do ar e é isso! Por falar nisso, já avaliou os custos de hospedar no S3 da Amazon? Também existe o CloudFront que também é deles e faz cache do teu conteúdo em 53 DataCenters espalhados pelo mundo, o que reduziria os custos, estou buscando essas soluções mais escaláveis atualmente. Parabéns pelo 99vidas, pelo canal no Youtube e pela participação em outros Podcasts como tem feito. Estou seguindo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *