Problemas informáticos

Peraí que dessa vez eu tenho uma boa desculpa a respeito de não ter atualizado o blog nos últimos dias.

Como a maioria dos nerds, meu computador costuma ficar ligado por semanas a fio. Seja pela impaciência de esperar o Windows carregar, ou simplesmente pelo fato de que o período de ócio computacional “adianta” o download dos milhares de terabytes de vídeos que eu baixo diariamente, eu simplesmente não tenho a prática de desligar o computador com frequência.

E como a maioria dos nerds sabe, a longo prazo esse tipo de maus tratos fode um computador. O Windows (eu arriscaria dizer “sistemas operacionais em geral” mas eu não tenho muita experiência com Linux/OSX) simplesmente não foi feito pra rodar por períodos de tempo indefinido; o incessante abre-e-fecha-instala-desinstala-programas vai acrescentando inúmeros processos por baixo do capô do sistema, até que inevitáveis conflitos acabam aparecendo. É batata.

Acontece que minha namorada não sabe disso. E como ela teve a infelicidade de ser a última a usar meu computador antes que eu percebesse a merda, a culpa é automaticamente dela. Ou seja, eu ganho favores sexuais não merecidos como reparação. Vida de casado é foda; sendo solteiro minha única opção seria esmurrar a parede com ódio, quebrar o dry wall que reveste as paredes e perder meu depósito de segurança que cobre prejuízo causado por “acidentes” desse tipo. Sendo “casado”, eu lucro sexualmente com minhas próprias burrices computacionais enquanto mantenho a esperança de receber meus quinhentos dólares de volta caso não haja buracos nas paredes quando eu estiver entregando o apartamento de volta. 

Então. Eu chego do trabalho ontem e noto o funcionamento estranho do Windows com o mesmo tipo desespero paternal do sujeito que percebe que o filho está agindo de forma estranha e trazendo homens aleatórios para seu quarto.  Alguns widgets nativos do sistema não abrem mais (aliás, eles sumiram pra ser mais exato), alguns programas exibiam mensagens de erro de C++ – o sinal claro de que os problemas acumulados com o mau uso do computador invariavelmente fodeu seus aplicativos e requererá formatação -, o MSN se recusava a abrir e limitava minhas opções de pedir ajuda a alguém na internet, algumas funções do clique direito do mouse simplesmente pararam de trabalhar e, possivelmente o mais desesperador, o sistema de recuperação do Vista não responde meus comandos.

Tentei entrar em modo de segurança e rodar o sistema de recuperação, minha única alternativa àquela altura. As desvantagens de não morar com os pais se manifestaram pela primeira vez naquele momento. Apesar de não ser diretamente o ramo de trabalho dele, meu pai tem formação de técnico em informática, o que age como um calmante natural em momentos de stress tecnológico. Nem conto as vezes em que um simples “paiêêêê, olha essa porra do meu PC, tá todo fodido essa merda” seguido de duas horas de um Gears of Warzinho online despreocupado resolveram magicamente qualquer problema que impedisse meu uso normal do computador.

Acontece que eu nem sei quase nada a respeito de onde meu pai mora atualmente (só visitei a casa nova dele uma vez), exceto que é longe pra caralho. E se há uma coisa que eu aprendi durante anos de interação com informática é que, pro usuário avançado, assistência técnica via telefone é equivalente a simplesmente encarar a máquina com defeito por duas horas. As recomendações telefônicas não oferecerem absolutamente nada que alguém com o mínimo bom senso já não teria tentado ao menos quatro vezes. Se você mantém um site na internet e sabe formatar imagens, provavelmente conhece mais sobre computadores que a pessoa do outro lado da linha.

Não que fosse o caso com meu pai, mas eu sabia que qualquer sugestão que fosse simples o bastante pra passar pelo telefone, eu já teria tentado há horas. Talvez seja realmente possível aterrissar um Boing 747 seguindo apenas instruções passadas pela torre de controle, mas trazer um Windows de volta a vida requer que a pessoa te ajudando esteja fisicamente manipulando o computador.

A despeito disso, liguei pro meu pai exasperadíssimo. Conforme o previsto, ele me deu as soluções “ponta da língua” pra problemas dessa natureza, incluindo formatar o PC caso o defeito fosse irreversível (e era). Pro meu azar, eu não tenho nenhum CD do Windows comigo; meu pai é que sempre manteve essas ferramentas de conserto computadorístico. Aí lembrei do sistema de recuperação do Vista, uma dádiva divina pra nós geeks iconoclastas: o tipo que manja de tudo e mais um pouco sobre as artes nérdicas, mas que por um motivo ou por outro, não manjam o suficiente pra resolver certos problemas com suas máquinas. No meu caso, o pai técnico em informática me deixou mal acostumado e mal preparado.

Mas beleza. Basta rodar o sistema de recuperação pelo modo de segurança e tudo se resolve, né?

Não. Nem via modo de segurança a coisa funcionava. Ao rebootar o PC, eu era surpreendido com essa mensagem de erro, que por algum motivo eu fotografei ao invés de print-screenzar:

Ou seja, se meu sexto sentido nerd não falha, os problemas que eu enfrentei em geral e isso aí em particular eram obra de algum vírus muito filho da puta que intencionalmente mirou no sistema de recuperação do Windows. O volume-imagem que o Windows prepara pra recuperar seu computador de volta a um estado anterior de ordem havia sido fodido no rabo sem lubrificante por algum vírus misterioso. Alguém ainda pega vírus atualmente? Vírus de computador é tão 1998, pelo amor de deus.

Só me sobrava uma opção – usar uma função do computador pra reverte-lo ao estado inicial em que ele se encontrava quando eu o liguei pela primeira vez. O que implicava em efetivamente formatar meu computador. Sem paciência nenhuma pra fazer backups, nem pensei duas vezes. Meti o dedo na parada e aqui estamos nós – PC lisinho, sem conteúdo algum e notavelmente mais rápido. Até quando, eu não sei.

Com exceção dos vídeos que eu passei pro Archos, tudo foi embora – incluindo imagens pra um certo post, e o rascunho do mesmo (e outros) que eu mantinha num arquivinho blog.txt no desktop. Apesar disso, eu não exatamente me arrependo de ter formatado. Aliás, acho que ninguém nunca se arrepende de formatar o computador. É chato perder volumes e volumes de pornografia cuidadosamente catalogada, mas por outro lado se você é como eu, em poucos meses seu computador adquire as formas de uma bagunça tão espessa que se torna impossível achar o que você procura nele. Voltar tudo ao zero é um bom recomeço.

Agora, eu devo ser uma anta mesmo. Eu devia ter percebido que aquele vídeos_da_tiazinha.EXE era muito pequeno pra comportar os melhores momentos do auge da sua carreira, conforme anunciado pelo email anônimo que eu recebi. Vivendo e aprendendo – se os arquivos executáveis que eu receber de estranhos de agora em diante não forem fisicamente grandes o bastante pra conter o tipo de vídeo que o email promete, não os abrirei mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

61 comments

  1. Que triste.

    Não sei se te resolve, mas eu devo ter uns vídeos da Tiazinha perdidos por aqui. É só uma “simples” questão de procurar.

    Mas sabe o que é pior? Ter formação em informática e não ter a menor noção de como formatar um computador e instalar tudo de novo depois. HAHAH

  2. Porra Poserboy!

    Eu confesso que mal sei formatar um PC, mas ao menos eu tenho a desculpa de não ter formação na área.

    Meu foco nerd é especificamente games/internet/filmes, eu deixo a área de consertos pra nego que gosta/tem paciência pra brigar contra a máquina.

  3. Belo wallpapper, hã?!

    Tipo, sério, eu surtaria se o sistema de backup falhasse. Pra min sempre foi a ARMA SECRETA contra todas as mazelas que um PC podia sofrer -- até mesmo quedas de uns metros de altura.

    E eu odeio totalmente formatar o PC pois sempre, SEMPRE, eu tenho problemas com a placa de video, QUALQUER seja a placa, pode até ser onboard, mas ela vai me pedir um drive indisponivel depois da limpeza.

  4. poxa.
    aproveite a próxima vez que for formatar o micro pra fazer outra partição no seu hd, ou compre um segundop hd.
    você pode deixar a tralha toda em outra unidade, “nunca” irá perder nada (pelo menos não dessa forma).
    inclusive seus favs, my docs (muito estranho escrever seu my docs) e desktop são facilmente configurados pra outras pastas em outras unidades.
    é só formatar o “c:” e pronto, o resto continuará lá sempre.

  5. (…)eu deixo a área de consertos pra nego que gosta/tem paciência pra brigar contra a máquina.

    Que bacana, eu também!

    Eu tenho formação na área porque tava seriamente interessado no meu diploma de ensino médio hahah.

  6. Aí lembrei do sistema de recuperação do Vista, uma dádiva divina pra nós geeks iconoclastas: o tipo que manja de tudo e mais um pouco sobre as artes nérdicas, mas que por um motivo ou por outro, não manjam o suficiente pra resolver certos problemas com suas máquinas.

    Muito bom!

  7. Eu já nem lembro mais quando foi a última vez que a paradinha de recuperação funcionou no meu window.
    Mas o melhor de tudo é você passar uma tarde inteira tentando resolver os problemas do pc, inventando todo tipo de artimanhas mirabolantes por infindáveis vezes e aí perceber que nada dá jeito, que o melhor mesmo é formatar tudo e recomeçar do zero.
    Aí depois de tudo pronto, de tudo estar bonitinho, vem sua mãe e resolve usar o pc.
    15 minutos depois: “Ajuda aqui! Parou tudo!”
    E lá se vai você pra mais algumas horas de tortura tecnológica.

    Eu adoro minha mãe. -_-

  8. Nunca vi o system restore funcionar. Aliás, nunca vi ferramenta alguma do windows fazer o que deveria de forma decente, mas talvez esse seja simplesmente o azar que eu tenho. Nenhuma ferramenta funciona comigo, então sempre acabo tendo que fazer tudo da maneira mais difícil.

    Pela minha experiência até agora, qualquer windows (nunca mexi no Vista) requer que o computador seja formatado 1 vez a cada ano pra se manter estável. Sei que parece estranho, mas o sistema parece que dá um jeito de se auto foder mesmo quando você toma cuidado e tem certeza que sabe o que está fazendo. Já vi PC cometer hara-kiri menos de 3 minutos após formatado. =/

    Uma idéia para a próxima vez: baixe um CD do Vista, ou mesmo do XP pra situações de emergência. Tente ajeitar aquele Windows de PenDrive, ou até mesmo um Linux de PenDrive pra usar nessa situação, seja pra troubleshooting, seja pra backup desesperado de 200GB de pornografia.

  9. olha, tanto windows como linux conseguem rodar semanas ou meses ou anos a fio, desde que vc simplesmente os use, sem mecher em muita coisa no que diz respeito a instalações, no windows por causa dos serviços ou atualizações do sistema e no linux por causa das bibliotecas ou kernel
    os fanboys de linux se gabam bastante do uptime por que o linux trata muito melhor o uso de memoria, o que eh importante pra deixar o pc ligado por longos periodos, no windows isso era horrivel, mas melhorou bastante do windows 2000 em diante
    agora, virus, ultimo que vi foi o chernobyl =)

  10. Sim, meu wallpaper é foda.

    Especialmente agora que os trocentos ícones da área de trabalho foram embora.

    E de onde você tirou a idéia que eu formatei às três da manhã? Lembre-se, não moro no Brasil. GMT -7 aqui, diferença de umas cinco horas graças ao presente horário de verão de vocês.

    E apesar de eu estar postando agora, a porra toda aconteceu ontem.

  11. Ae Kid, trabalho com Karlisson do blog Nerdson. Mas rapaz, você mora fora do Brasil, compre um Mac que você não vai mais ter problemas com vírus e “bagunça” de arquivos 😛

    Seu blog é muito precioso pra ficar dependendo da boa vontade do Windows, hehehe

  12. Aposto que foram as patricinhas que mandaram o vídeo da tiazinha pra ele, na esperança de que ele mais uma vez não faça o post delas.

  13. “tudo foi embora -- incluindo imagens pra um certo post, e o rascunho do mesmo”

    Por que será que me veio à mente quase que instantaneamente o post das patricinhas?

  14. po kid tem alguns malditos programinhas, que são de funcionalidade duvidosa q recupra conteúdo formatado-apagado-excluído do HD vê se vc usa um deles… quem sabe não ajuda…
    e eu gosto de “brigar” com a máquina ela sempre acaba no chão…
    hehehe

  15. Detalhe, porque você não comprou um HD novo e instalou o Vista nele? Assim você não teria perdido nada.

    Fato.

    Ou pegasse o hd do seu outro pc, mandasse dar boot por ele e passasse as coisas mais importantes para ele e tals (Tipo o post das patricinhas), depois formatava feliz da vida.

    Preguiça da porra heim.

    Ahh.. foda-se, eu no seu lugar teria feito o mesmo,

    “foda-se o mundo!
    x:format c:”

  16. Nha, computador dar crash é (infelizmente) padrão. Não fazer backup prévio é praticamente se taxar de idiota.

    Claro, rodar um Windows por tempo demais só pode dar merda. Visto que, por alguma razão, eu já ouvi de um Windows Vista que simplesmente duplicava sua ocupação de disco a cada boot, o sistema tem algo muito errado(novidade?). Deixar online então é problema na certa(a segurança não pode ser deligada nem a pau!).

    A propósito… do jeito que a coisa vai, o post das patricinhas vai ser uma merda. A realidade não vai alcançar a expectativa…

  17. “po kid tem alguns malditos programinhas, que são de funcionalidade duvidosa q recupra conteúdo formatado-apagado-excluído do HD vê se vc usa um deles… quem sabe não ajuda…”

    Pior que esses programas funcionam. =/
    Tem um freeware que de tão bom deu até medo. Por isso tenho que lembrar de lavar meu HD com Q-Boa da próxima vez que formatar. Pra garantir, sabe.. -_-

    “Ou pegasse o hd do seu outro pc, mandasse dar boot por ele e passasse as coisas mais importantes para ele e tals (Tipo o post das patricinhas), depois formatava feliz da vida.”

    No dia que um HD com XP der boot em uma máquina diferente da qual ele foi instalado pode apostar que vai chover canivete ou algo assim. Já o Vista eu não sei.

  18. ” Detalhe, porque você não comprou um HD novo e instalou o Vista nele? Assim você não teria perdido nada.

    Fato.

    Ou pegasse o hd do seu outro pc, mandasse dar boot por ele e passasse as coisas mais importantes para ele e tals (Tipo o post das patricinhas), depois formatava feliz da vida.”

    Fazer isso no notebook é o problema.. 😛

  19. No dia que um HD com XP der boot em uma máquina diferente da qual ele foi instalado pode apostar que vai chover canivete ou algo assim.

    Fiz isso semana passada.

    Dei boot com um HD IDE que estava no pc do meu irmão, ele estava com o Windows 2003, e por ele fiz backup dos arquivos que estavam no meu pc, com o Windows Vista Ultimate x32.

    Sem nenhum problema, exceto que tive que faze-lo em modo de segurança.

  20. Respondendo à dúvida, tanto o Linux como qualquer outro sabor de Unix — incluindo aí o Mac OS X — não sofre desses problemas medonhos de dar pau depois de dias a fio ligado.

    Pra se ter uma idéia, dê uma olhada nisso:

    pabx:~# uptime
    17:11:28 up 127 days, 2:02, 1 user, load average: 0.17, 0.05, 0.01

    E isso porque tive que reiniciar esse servidor pra trocar uma placa, senão seria mais de um ano de uptime.

  21. Não acredito, tá zuando né? “tiazinha.EXE”
    -_-”, QUASE NINGUEN CAI MAIS NESSA!

    Sarcasmo é algo que alguns não conseguem captar, é impressionante.

  22. (…)pro usuário avançado, assistência técnica via telefone é equivalente a simplesmente encarar a máquina com defeito por duas horas. As recomendações telefônicas não oferecerem absolutamente nada que alguém com o mínimo bom senso já não teria tentado ao menos quatro vezes.
    exatamente.

    tudo foi embora -- incluindo imagens pra um certo post, e o rascunho do mesmo (e outros) que eu mantinha num arquivinho blog.txt no desktop.
    eu não queria ter lido isso.

  23. “…errando e aprendendo…”
    Eu prefiro assim “errando e se fudendo”
    Quem aqui jah fudeu o PC por causa de um “erro” (assim dito), levanta a mao
    o////////////

  24. LoL:

    Não acredito, tá zuando né? “tiazinha.EXE”
    -_-”, QUASE NINGUEN CAI MAIS NESSA!

    Você precisa comprar um novo detector de sarcasmo.

  25. “No dia que um HD com XP der boot em uma máquina diferente da qual ele foi instalado pode apostar que vai chover canivete ou algo assim. Já o Vista eu não sei.”

    Fraco. Faço isso quase toda semana, sou professor de informática, preparo um HD em um micro numa escola e levo ele pra outra onde deixo os alunos detonarem ele instalando programas e blablabla do tipo, nas aulas de manutenção.

    Caso ao conectar ele no outro PC não ligar, é só pegar uns 4 ou 5 arquivos do CD do XP e copiar pra raiz do HD que roda de boa. Os arquivos são, entre outros: NTDETECT, NTDLR, etc…

    Pesquise na net e aprenda !!!

  26. Ah, o fuso, é verdade. E eu imaginei que você, logo apôs o c:format veio compartilhar a experiencia -- o que imaginei ser o momento em que eu estava lendo o post.

    Tipo, ia ser UBBER foda se tivesses formatado o PC as 3.

  27. -- Ph00k4″ diz: cara, pq vc naum me mandou umas porras naquela hora que vc tava no msn?
    -- Ph00k4″ diz: antes de formatar
    (6) Izzbot diz: ?
    -- Ph00k4″ diz: ontem quando vc estava no msn, antes de formatar o pc, você podia ter me enviado os .txt pelo menos
    (6) Izzbot diz: ahhh
    (6) Izzbot diz: mas aí vc teria acesso ao POST DAS PATRICINHAS ESCROTÍSSIMAS!
    -- Ph00k4″ diz: …
    -- Ph00k4″ diz: e agora ngm terá
    -- Ph00k4″ diz: nunca mais.
    -- Ph00k4″ diz: e faltou o “intercambistas” ali no meio.
    (6) Izzbot diz: isso
    -- Ph00k4″ diz: AEE MANO TU È MOH VAASSILAUM TA ÇABENDO?!
    (6) Izzbot diz: ;D

  28. Cara eu entendo como é ter que formatar o PC, tive que fazer isso 3 vezes no periodo de 4 mesesm por causa dessa merda de Wind Hoes mal programado (sim nunca desligo o pc), mas agora meu problema foi alem de um sistema operacional, minha placa de video queimou e agora preciso usar o pc em resolução 640x380…huaehuaeuheau

  29. Pingback: Rhobson Vanzella

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *