Problemas logísticos, pessoal

Ê criançada, tenho um probleminha aqui pra resolver, e eu prefiro expôr a situação pra vocês pra tentar achar uma solução juntos. O que faz o HBD é justamente as visitas e os comentários de vocês, então nada mais justo que dividir um pouco do “controle criativo”, digamos assim, com vocês.

Então, o HBDcast foi um sucesso. Talvez, um pouco bem sucedido demais. Ao momento da publicação deste texto, o nosso podcastzinho piloto que não passava de uma experiência com o formato foi ouvido por mais de mil pessoas, e esse número tem tendência de aumentar.

Aí que vem o problema. O arquivo do podcast tem 11mb. Mil pessoas baixando o arquivo (ou ouvindo por streaming, dá no mesmo) geram mais de ONZE gb de transferência. Em UM dia.

E o problema se torna ainda mais complexo daqui pra frente.

Aí vai um graficozinho que ajuda a entender melhor a situação.

Ops.

O consumo de banda deu um salto inesperado no dia que publiquei o podcast. O dia 6, como você pode ver, foi incomumente alto também. Vocês devem estar indicando o HBD pros amigos ou algo assim, porque a visitação em geral do site tá muito além do que eu imaginava.

Pra vocês terem uma idéia da movimentação atual do HBD, saca só isso. Nos últimos dias do HBD antigo, lá no blogspot, eu tinha perdido totalmente a vontade de atualizar o site e as visitas diárias únicas haviam despencado de 700, que era o meu máximo na época, pra menos de 400. A qualidade do site caiu totalmente, e isso se refletiu na visitação (e nos inúmeros comentários que eu recebia me lembrando de quanto o HBD decaiu).

Atualmente, a média de visitas únicas do HBD ultrapassa as 1500 por dia. Eu NUNCA, em mais de cinco anos publicando textos na internet, tive tanto tráfego no HBD antes.

E isso é totalmente graças a vocês, eu imagino, porque eu continuo não correndo atrás de nenhum tipo de “parceria” nem coisas do tipo pra me tornar amiguinho de blogueiros famosos pra ganhar mais visibilidade. Já devo ter deixado claro eu tenho ojeriza a isso, e como mantenho o site como um hobby, não preciso desesperadamente aumentar minha divulgação pra ganhar mais dinheiro.

Com a visitação batendo meus recordes anteriores, o podcast encontra um problema logístico. Mil pessoas acessando arquivos de 10mb no meu servidor toda semana gerarão um consumo de banda que eu não posso manter com o plano atual do meu servidor.

E o negócio fica ainda mais complicado.

Não seria presunçoso supor que cada pessoa que baixe um HBDcast no futuro se interessará em ouvir todos os outros anteriores. Como pretendo publicar um HBDcast por semana, o consumo de banda se multiplicará de forma assustadora.

Digamos que o segundo HBDcast conquiste cem novos ouvintes além dos mil habituais; esse mil baixarão apenas o próximo podcast, gerando aproximadamente aqueles mesmos 11gb de transferência, e estes cem novos ouvintes ouvirão o segundo podcast, E o primeiro. Quando houver três podcasts, haverá 1100 vagabundos ouvindo o terceiro, e cem novos ouvindo o primeiro, segundo e terceiro. Entende mais ou menos o problema?

Quanto mais podcasts eu publico, mais novos ouvintes sem dúvida aparecerão, e cada um deles (provavelmente) ouvirá todos os outros podcasts anteriores.

Como você pode entender, o tráfego do HBD vai disparar de uma forma inimaginável. E pior, insustentável, já que eu não ganho absolutamente nada pra manter esse site. Pelo contrário, gasto dinheiro todo mês só pra manter o HBD no ar.

Tenho três soluções em mente, nenhuma delas ideal, mas fazer o que. Me ajudem a tomar uma decisão.

Primeira solução: Utilizar um servidor gratuito pra publicar os arquivos

Quando expus a situação pra amigos mais próximos, a resposta foi unânime: “seu burro, por que você hospedou isso no HBD? Joga a parada num servidor gratuito qualquer e pronto!” Há três motivos pelos quais não usei um servidor grátis pra manter os arquivos.

Primeiro, eu andava meio fora da realidade do crescimento do HBD, e definitivamente não esperava que mais de mil de vocês baixariam o arquivo. Eu tava com esperança que 250 ou 300 se interessassem pelo negócio, não 1000 (hum mil). 300 pessoas ouvindo o podcast seria algo sustentável. Mais que o triplo disso, não.

Segundo, vocês devem saber assim como eu que servidores gratuitos são extremamente não-confiáveis. É mais difícil gerenciar seus arquivos quando não há nenhuma obrigação dos caras com você e eles podem simplesmente apagar a parada e não há nada que você possa fazer além de re-hospedar TUDO DE NOVO, arrumar todos os links que mencionavam cada um dos podcasts e tal. Deixar os arquivos no meu servidor é uma forma muito mais segura de guardar a parada.

O terceiro motivo é que hospedar o podcast num servidor free (como o rapidshare por exemplo, o que todo mundo sugeriu) aniquila a conveniência de ter um tocador embutido no HBD e tal. Eu teria que dar um link pro rapidshare, onde você teria que digitar o codigozinho provando que tu não é um bot, e em seguida baixar o arquivo. Não haverá interatividade com o iTunes, e você não poderá ouvir o podcast direto do HBD. É uma abordagem bem amadora e escrota, na minha opinião. Não gosto nem um pouco dessa opção e, se eu tivesse simplesmente mudado pra ela sem informar o motivo, aposto que TODO MUNDO reclamaria. “Ei, cadê o playerzinho? Agora tem que digitar um código e esperar pra poder baixar o arquivo? Que porcaria!”

Segunda solução: Upgradear o meu contrato, permitindo maior tráfego

Como eu falei antes, uma opção é pior que a outra. Essa aqui envolve pedir dinheiro pra vocês, algo que eu jurei não precisar mais fazer no momento que arrumei um emprego aqui no Canadá.

Pra manter o podcast no formato que está, eu teria que elevar meu plano com o meu host. Pra isso, eu teria que gastar ainda mais dinheiro do que já gasto pra trazer o HBD até você.

Olhe pro HBD. Você vê algum banner, algum link patrocinado, posts comprados, qualquer coisa do tipo?

Não. Eu não ganho UM CENTAVO SEQUER atualizando esse site (além de já ter recusado várias ofertas pra isso), e ainda assim tento fazer não apenas com frequência, mas também com qualidade. Sempre que você entra no HBD você espera ler um artigo longo e, senão engraçado, ao menos envolvente o bastante pra te manter interessado até o fim.

E eu estou PAGANDO pra isso. Eu estou literalmente pagando pra entreter você. Sem a menor pretensão, acho que sou o ÚLTIMO blogueiro do mundo a manter um site simplesmente porque gosta de escrever. Dê uma olhada na internet atual e aponte meu erro, se acha-lo.

Por isso, estou estudando a possibilidade de re-estabelecer um botãozinho de doações via paypal. Assim, qualquer alma caridosa que sinta vontade de contribuir com, sei lá, um ou dois dólares, poderá faze-lo. Eu calculo que não precisarei de mais de 20 dólares a mais por mês pra manter o formato do HBD da mesma forma que está atualmente. Há 1500 pessoas visitando este site todo dia, se cada uma dessas doasse UM DÓLAR, seria praticamente um emprego part-time pra mim. Se eu entupisse essa porra de banners, link patrocinado, post pago e o cacete, o rendimento pagaria tranquilamento meu aluguel e boa parte das minhas contas mensais.

Entretanto, não estou pedindo isso. Não tenho a cara de pau de esperar que um monte de desconhecido se tornem minha fonte de renda. Eu tenho um trabalho pra isso.

Estou simplesmente pedindo 20 dólares pra pagar o excesso de banda que este site vai me custar com a chegada do HBDcast.

Terceira solução: Enterrar o HBDcast

Essa é a pior opção, porque há muito tempo eu não me empolgo com um projeto online. Estou cheio de idéias e melhorias pro negócio, todas elas derivadas das sugestões que vocês me deram, o que garante que esse podcast está se movendo na direção que vocês gostariam que ele se movesse.

Entretanto, não posso arcar com o custo que 40gb extras por mês vão pesar. Ou melhor, até POSSO pagar, mas acontece que eu tenho outras prioridades. Eu já gasto uma quantia considerável mantendo esse site, não é inteiramente justo que eu gaste mais ainda pra algo que na verdade não é pra mim.

É pra vocês.

Então, me digam o que vocês acham. Vamos achar uma solução que agrade à maioria, já que agradar a todos está no mesmo patamar de possibilidade que divisão por zero. Vocês não se importam em ter que ir por mais passos pra baixar o podcast? Rapidshare então. Há alguns entre vocês que não se importariam em doar um dólar por mês pra ajudar a manter o HBD? Se for o caso, enfio um bannerzinho de doação. Você odiou o podcast e não fará diferença se eu nunca mais fizer outro? Bom, eu sinceramente prefiro que a maioria das respostas não seja esta.

Vocês NUNCA me decepcionaram. Tenho certeza de que qualquer que seja a decisão que vocês me ajudem a tomar será a melhor pro futuro do HBD.

A propósito, meu email no paypal é israelnobre@hotmail.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

185 comments

  1. Quase… e olha que li a porra toda antes de comentar…

    Bom, eu sou da opção do Paypal. Um botão ou 2 bem posicionado(s) acho que não vai “matar” o layout. Ou um botão e um link, sei lá. E um gráfico de “meta” mensal e talz (se acharem que vale a pena). Tipow se US$ 20 já mantém o podcast de pé, vou me esforçar pra doar US$ 1 que seja.

  2. é, eu também acho que um botão pro PayPal não vai atrapalhar no design do site, e é a melhor opção das que você falou.

  3. Se voce colocar botao de doacoes, eu (e acredito que muitos outros) vao doar sem problemas.

    o hbd eh atualmente o MELHOR blog brasileiro que eu conheco, o unico que mistura diario com textos inteligentes e engracados de forma bacana e natural. Como voce nao ganha absolutamente nenhum centavo com isso acho muito justo a gente dar uma ajudinha.

    Como o Kid falou, so custaria que vinte leitores doasse um dolar cada, isso nao fica pesado pra ninguem.

    Kid, o paypal aceita doação via cartao de credito?

  4. Sites gratuitos são totalmente escrotos e realmente rola muito isso de arquivo sair do ar sem explicação ou simplesmente ser deletado.

    Ver meses de trabalho ir por água abaixo só porque a galera foi muito mão de vaca pra contribuir com um ou dois dólares é de lascar.

    Apóio o botão de doações e sem dúvida farei a minha.

  5. Piece of cake: contrata a bluehost (7 doletas por mês -- se quiser usar meu código de afiliado, gradeço) e hospeda só os arquivos mp3 lá. Espaço? 600 GB. Transferência? 6 Terabytes.

  6. Ricardo, o paypal é via cartão D:
    Se não me engano, no final do mês o valor já vem todo conevrtido bonitinho e tal :s

  7. Eu cheguei a pensar em capitalizar o meu blog, mas primeiro ele não tem 1/50 da sua visitação, e segundo como você bem descreveu, eu escrevo porque gosto e como até escrevi uma vez lá, não sei se por burrice ou algo do tipo eu não consigo enxergar bem a relação “ganhar dinheiro com o que gosta” deve ser algum distúrbio comportamental que eu tenho.
    Quanto a sugestão para o seu problema, você poderia fazer como alguns fóruns fazem e colocar uma prestação de contas da arrecadação do paypal com uma meta a ser atingida (e aí você definiria se mensal, semestral, anual, etc) e o quanto ela tá sendo cumprida. Assim você não precisaria estar arrecadando sempre a grana, vamos supor que você pague uma vez por ano o provedor no mês de junho, e em abril já tivesse arrecadado todo o dinheiro, só precisaria fazer uma nova “campanha” de arrecadação no outro ano, e assim vai.

  8. Rapaz, não conheço muito desses serviços gringos, mas não rola de botar em algum lugar como o palcomp3 ou, em último caso (e põe último caso nisso), o MySpace?

    Pensei em fazer uma edição doida de vídeo e largar no YouTube, mas acho que ia ficar grande demais.

  9. esse kid anda lendo muito o blog daquele iludido cardoso que acha que o povao vai parar de ver novela e jogo pra se divertir lendo um troço na internet. antes o kid soh queria divertir o povo agora fica falando não “monetizei” o site e bla bla bla como se tivesse fazendo um puta favor pros usuarios

    nao apoio a ideia nao porque sou contra ele mas porque ja estou vendo desde ja ele gemendo todo mes “soh doaram 16.50 dolares nao vou poder atualizar bla bla bla igual na epoca das esmolinhas que ESIGIA pra atualizar o site

    minha opiniao somente. nao gostaram vao se foder quem pede opiniao tem que saber ouvir

  10. Algum site de video tipo youtube, pelo menos da pra linkar… gogear também.

    eu leio o blog há tempos, mas de onde leio não posso ouvir áudio, então qualquer coisa pra mim é válida (não tendo banners :P)

  11. Não gosto muito de podcasts mas gostei do seu só achei que a música de fundo do seu estava alta.

    Eu prometo dar um dolar via pay pal pra cada podcast que baixar… Se outros 19 fizerem a mesma coisa tá pago o upgrade na hospedagem.

    O unico problema que enxergo nessa equação é que uma quantidade consideravel de sem noção vai começar a te cobrar quando as atualizações rarearem ou o projeto podcast for pro limbo…

  12. @danger

    na epoca das esmolinhas que ESIGIA

    Cara, isso é a mesma coisa que escrever o nome do Professor Pasquale no Death Note hahahahah

    @Kid

    cara… me comprometo a pagar a quantia necessária, pois apóio tua iniciativa de criação de conteúdo. Bota o botão do paypal que eu sei que muita gente vai pagar com gosto. Se tu não tem fins lucrativos, é capaz de tu precisar fazer isso uma vez a cada 6 meses só, ou 1 ano.

    Mesmo se não der nada, não vai machucar ninguém. Duvido que algum leitor vá abandonar teu blog só por causa de um botão de doação =]

  13. Uma outra alternativa seria hospedar um .mp3 em um torrent e deixar para o pessoal baixar. A desvantagem é que vai ser mais difícil baixar (e se não tiver seeds suficientes vai ser chato que quem quiser pegar principalmente um podcast antigo).

  14. Kid, se vc colocar o botão de paypal, suponho que irá arrecadar sem problemas, uns US$ 50 mensais

    Eu já digo que não irei doar, pq às vezes não tenho dinheiro pra comprar meu almoço hehe, mas acho q mta gente vai doar

    E eu ainda nem ouvi o podcast =D

  15. @TorrentFanBoys

    eu não curto a idéia de torrent… além de ser totalmente incerto por causa dos seeds, ficar pegando arquivo .torrent e abrindo cliente não rola pra baixar uma mp3, apenas.

    Além do mais, por incrível que pareça, não é todo mundo que sabe usar torrent.

  16. Kid, assim como dois caras acima, vou sugerir o YouTube, mas de forma um pouco mais complexa. Bora;

    Criando um videozinho com uma imagem estática (o banner do HBD, sei lá) e o som tocando para cada podcast, tu consegue um host gratuito, que todos conhecem e tal. Ainda por cima, dá para botar em cada novo post com podcast o -- não sei como se chama -- “mini-player” do YT, o que equivaleria ao player atual, mas (bem) mais feio.

    E para o pessoal que baixa em .mp3, como eu, é só disponibilizar este (http://baixaki.ig.com.br/download/YouTube-to-MP3-Converter.htm) software, que baixa o áudio de um vídeo em .FLV e converte direto para .mp3. Só precisa fornecer a URL do vídeo.

    É, acho que é isso. Uma solução meio “noob” mas pô, eu tentei ):

  17. cara, o problema aqui é o mesmo do brasileiro em geral -- nego só quer “venha venha”. Todo mundo lê o blog do Kid, todo mundo curte, todo mundo reclama quando ele não atualiza com frequência… em outras palavras todo mundo se sente com um direito de dar pitaco e reclamar e tudo. O que custa doar UM DÓLAR por mês, cara?

    O cara não tá pedindo que vocês sustentem ele não, ele tá apenas pedindo uma pequena colaboração pra que o trabalho de atualizar o blog cmo qualidade (algo que dá trabalho SIM) não pese mais no bolso dele.

    host gratuito é uma bosta, botar o arquivinho pra tocar aqui direot do site é mil vezes melhor.

    Eu apoio totalmente a idéia da doação, acho que se tem um blogueiro que merece ajuda dos leitores é o Kid. e vou dar uma graninha sim, nem que seja só pra saber que tou colaborando com algo que eu gosto.

    o HBDcast não vai morrer Kid, nem se preocupe, porque te garanto que tem outros leitores que pensam como eu também.

  18. soh pra quem me encheu o saco. http://www.mypodcast.com/ esse eh o link de um servico FREE de hospedagem de podcasts com player, link fixo e tudo mais. soh a parte ruim eh que o kid vai ter que procurar outra desculpa pra botar paypal aqui e adsense (que ele ja falou que quer colocar soh eh orgulhoso e nao quer colocar por “vontade” quer dizer que esta sendo “obrigado” mesmo gastando 1,000 dolares por mes com bobeiras eletronicas e joguinho agora diz que nao tem 20…

  19. Kid, tenho acompanhado seu site com frequencia, e a qualidade esta cada vez melhor, quando ouvi o HBD cast, eu baixei o o arquivo para ouvir posteriormente, e vou comprar um MP4 só para ouvi-lo, acredito que se vc postar num servidor ***share seria bem legal, o que seria gastar alguns segundos digitando um código?.
    parabéns

  20. @danger

    Tou dando uma olhada nesse My Podcast agora mesmo. O problema, como já falei, é que não estou muito disposto a confiar meu trabalho a um host gratuito, que não tem nada devendo a mim, e por isso não posso exigir qualidade nenhuma do serviço.

    Mas, como já falei, estou disposto a ouvir outras soluções. Ao contrário do que você está (com má vontade) imaginando, isso aqui não é uma desculpa pra começar a ganhar dinheiro com o site, há formas mais fáceis de fazer isso.

    Eu simplesmente quero que o HBDcast não pese mais no custo de manter esse site -- seja arrumando uma alternativa gratuita BOA, ou dividindo os custos com vocês.

    Se tiverem mais idéias de sites gratuitos, continuem mandando. Pôr no youtube é excelente, se não fosse o problema que não haveria um link pra download pro áudio pra quem gosta de ouvir podcasts indo pra escola/faculdade/trabalho.

  21. Porra, gostei bastante da alternativa do youtube, os podcasts ficariam bem organizadinhos lá e tal, bastava criar uma conta nova.

    Foda é que não daria pra baixar a mp3 :/

    E se eu jogasse no youtube e hospedasse a mp3 no HBD mesmo? Se a maioria pudesse ouvir pelo youtube, o número de downloads reduziria. Hmmm…

  22. todo mundo sabe baixar audio do youtube! isso não é problema…. que raios de nerds é a pessoa que nao sabe baixar o audio do youtube???? putz… decepcao…

  23. Eu acho que a solução seria o botão do PayPal mesmo.

    Como volta e meia cai uns 5 dollares no meu paypal (lol, de enquete paga) eu não me incomodaria de doar pelo menos 2 por mês.

    Só acho que deve haver transparência, mostrando quanto dinheiro foi arrecadado, etc.

    Tem gente que vai doar porque gosta muito do seu blog (eu, eeheh).
    Mas tem gente que pretende doar especificamente pro podcast, e se a cota do próximo mês já foi atingida, então nem precisa nesse mês (em alguns meses, também eu).

    Enfim, valeu Kid!
    Gosto muito dos seus textos 😛

  24. eu to de ma vontade mesmo mais eh porque eu ja sei pra onde essas coisas de internet + dinheiro vao. a pessoa logo vira um dinheirista que soh atualiza quando ganha o dinheiro ou entao fica enchendo de banner e com raiva do leitor porque nao “paga” ele direito.

    e ai voce em um post fala de adsense depois fala de nao querer trocar link com gente com pouca visita depois fala de doacao e no meio disso tudo fala daquele cardoso que acha que os blogues vao destruir a globo bem antes da record chegar la com o panico na tv… eu ja ate vejo pra onde sua mente vai caminhando

  25. (Odeio quando ocorre um erro e eu tenho que redigitar um comentário grande. PQP)

    Direto e reto: vai pelo free host. Não queremos que o HBD acabe antes de começar, e mesmo que você consiga pagar pela banda adicional, nada impede que:
    a) sua visitação aumente na casa dos milhares;
    ou b) algum nerd virgem nervosinho que te odeia por alguma firula pense “heuashaushau, vou baixar um script para baixar automaticamente o cast do quide um milhão de vezes e acabar com o site dele, hsuahshauhsuah”

    E, como você mesmo apontou, cada idéia é pior que a anterior, logo logicamente a primeira é melhor. 😀

    E se esse comentário não aparecer de uma vez, aguarde uma visita no MSN.

  26. Ai Kid, já que você quer essa solução do paypal (tenho certeza,já que ninguém em seu lugar gastaria mais e mais para deixar um blog no ar), e não ganhar absolutamente nada.
    Coloca o “botaozinho” de donate do paypal no HBD por alguns dias até que feche os 20 dolares ou mais para manter o HBD e o podcast e tire o “botaozinho” para não haver aquele montante de dinheiro que concerteza irá motivar algumas pessoas a falar que tas ganhando algo e tal.
    Se exceder a quantidade de dinheiro que precisas (digamos 2 vezes mais) então você terá dinheiro para pagar 2 meses do contrato com o blog para manter o podcast e ter mais qualidade na disponibilização da mesma.
    Espero ter ajudado xD
    Abraço

  27. @Robinho, seria fácil pra caramba doar um dólar pro Kid, isso seria muito bom e eu apóio. Só que eu não doaria por uma série de razões:

    Não uso PayPal; não tenho a mínima vontade de mexer com burocracia pra fazer transação internacional; eu tenho um site pra bancar(e do jeito que a coisa vai, vou precisar pagar o dobro pra manter ele no próximo semestre); eu também não ganho dinheiro(e quando ganho é em reais, mesmo) e não posso necesariamente garantir uma doação dessas;

    E eu quase esqueci: qualquer que seja a decisão, Kid, muita sorte pra manter esse negócio no ar!

  28. Bom kid, realmente a idéia de colocar no youtube pro streaming fica boa, mas ainda tem o problema do download…
    Eu sei o que vc pensa sobre hospedar em lugares gratuitos e talz, mas eu costumo hospedar arquivos no http://www.4shared.com, e nunca me trouxe problemas. Pelo contrário, hospedo minhas coisas e encontro um monte de paradinhas interessantes por lá, como músicas e livros de RPG…
    Vale a dica.
    A propósito, ainda tá interessado em dicas literárias?

  29. bom, não mata o podcast não!
    não sei c alguem ja falou ai pra cima, to com preguiça pacarai para ler, MAS.. no servidor 4shared creio que exista a possibilidade do player, pois qualquer arquivo de media executavel que hospedo la, o player fica la para que eu escute por ele!.. sei lá.. tenta ai!

    masss… manda brasa nas colaborações..
    leio isso aqui a pouco mais de 1 ano e nunca precisei colaborar, que ki custa galera dar um help!

    inte

  30. @Kid
    existe 1 Bilhão de sites que te deixam baixar do youtube,
    há até os que já baixam convertidos em mp3 era só você manter o link aqui no site, pro pessoal não se foder procurando um site bom que baixe do youtube

    Alias, apoio a das doações

  31. Se for pra hospedar em site de hospedagem, um site bom é o zShare.net
    tem um player pra você escutar o arquivo (se for arquivo de áudio, claro), não precisa colocar letrinhas (eu acho, mas não que nem o rapidshare que agora tem que achar os gatos malditos)
    é uma opção boa se for fazer isso :]
    ah, e PayPal seria uma boa mesmo

  32. @Kid, olha o link que eu passei porra! É um artigo com 50850488509779 alternativas. Agora, se o problema é preguiça…

  33. como ja disseram o http://zshare.net/ é um servidor q oferece player e não tem os malditos gatos do rapidshare.Mais eu não sei como ele funciona em relação a manter os lins no ar então seria bom se vc disponibilizasse em mais de um servidor(claro, se isso for conveniente pra você)

  34. e por que voce se preocupa se sair do ar e essas coisas? o podcast de voces eh de coisas da semana ninguem vai querer ver 3 meses depois se tirarem do ar igual jornal ninguem guarda o do domingo passado. soh se fosse podcast mas tipo post (de historia ou assunto normal) ai tinha que se preocupar mas soh discussao de coisas recentes nao

  35. Eu colocaria um pequeno banner não intrusivo em algum lugar do post, algo como 450x100 ou 250x120, junto com um botão pequeno de doações (como já tem um agora).

  36. @ danger

    cara pode realmente ser coisa de maluco mas descobri recentemente o nerdcast e…
    sim estou baixando e ouvindo desdo primeiro e ja estao em mais de 100 entao…

    eu sugiro q seja armazenado os antigos para os novos futuros acompnhadores do hbd

  37. Cara, coloca no Youtube mesmo para streaming, e use um host grátis para quem queira baixar as mp3. Eu recomendo fortemente o 4Shared, não tem código para baixar, não deleta seus arquivos do nada (para upar você tem que criar uma conta, grátis) funciona commo streaming no próprio site e ainda tem a vantagem de qualquer pessoa poder fazer buscas dentro do site sem precisar ser cadastrado nem nada. Pensa nisso.
    Boa sorte com o PodCast aê.

  38. Você pode encontrar um meio-termo entre as opções 1 e 2. Por exemplo, deixar apenas a edição atual no seu servidor e colocar as antigas em servidores gratuitos

    Na verdade, você também pode dar as duas opções para a edição atual: deixar o usuário escolher se quer ouvir por streaming ou baixar o arquivo do servidor gratuito, para ajudar a economizar sua banda (eu escolheria a segunda opção tranquilamente, não uso iTunes e prefiro baixar o arquivo antes para ouvir depois).

  39. Bem kid, o RapdiSahre é extremamente horrivel pra baixar via net discada (pois não posso usar meu gerenciador de downloads). Aconselho a usar o http://mihd.net/ é muito bom, possui retomada de download e etc…E é gratis.

  40. Eu não vejo problema em ir até outro servidor pra baixar o podcast. Faço isso quase todo dia pra baixar álbuns, filmes e outras porcarias, porque não pra baixar um troço legal como o HBDCast? Nunca doei nada via paypal, nem sei como faz isso, mas se não for muito complicado também não veria problema em doar. Mas acho que colocar no rapidshare seria a melhor opção.

  41. Haha, bem foda isso. Cara… Hoje em dia tá cheio de sites cuja fonte de renda são anúncios, e por isso oferecem seus serviços gratuitamente (é a modinha da tal “web 2.0”)… No site http://www.go2web20.net, por exemplo, há uma lista IMENSA de serviços de ótima qualidade e gratuitos.

    Assim sendo, tenho certeza que deve existir por aí um host voltado especialmente a podcasts, e que seja bom, completo (com feeds e tralálá) e grátis.

    No site que eu mencionei aí em cima, por exemplo, tem o http://www.podcastspot.com -- sei lá, parece bom.

    Acho que hospedar no Youtube fica meio “gambiarra”, mas é uma solução muito interessante, já que todo mundo usa o Youtube! E no site http://online.movavi.com você coloca a URL do vídeo e ele automaticamente te manda o mp3! (só que eu acho que divide em arquivos de 10min :/)

    Mas pelo que eu tô vendo, o melhor é o botãozinho do paypal mesmo!

    Qualquer outra idéia, tô postando. Abraço!

  42. Acho que o mp3tube/youtube e 4shared resolveriam tranqüilamente seu problema, doação na teoria é uma beleza, mas na prática…

  43. ahn.
    tu tens mil e poucas visitas, coloque um banner do adsense o.o
    cada um dá um clique por dia e voilá! *ok isso de cada um clicar é errado :p

    acredito que a ideia de colocar publicidade no site é a melhor ^^

    apesar da idéia de doação ser legal também ^^
    eu doaria! quando tivesse algo na minha conta do paypal, que sempre está zerada o.O

  44. Ah, que merda, acho que o serviço que eu mencionei no comment anterior (que o akismet moderou) não rola, ele tem limite de uso…

  45. De boa, servidor gratuito não, fode com o conceito de podcast. Gosto muito bem que o iTunes controle o rss e puxe os episódios e gerencie a coisa toda, o que não aconteceria.

    Vc pode pegar uma conta na Dreamhost. São 500gb de espaço e 5tb de transferência por 11 dólares por mês… Uso há mais de um ano e raramente me deu algum problema =P

    Ai, mesmo que vc tenha a conta só para os arquivos, seria um aumento de 10 e não de 20 dólares na conta final.

    E coloca o botão do paypal ai no site e deixa… Quem entende o conceito de micropagamento vai lá e colabora, quem não entende, continua reclamando.

  46. O problema de doações é que: pedir dinheiro = obrigação de fazer o HBDCast semanalmente.
    Agora, se quiser hospedar no HBD e mais um servidor gratuito alternativo pra distribuir os downloads, eu baixo no alternativo de boa… pra mim não muda nada.

  47. @Leonardo DNA

    Boa idéia. Melhor do que o lance do youtube, que é funcional mas é uma abordagem bem amadora, bem fundo de quintal.

    Estou testando alguns hosts free aqui (todos até agora são uma merda, aquele Odeo precisa pedir convite pro beta pra poder uploadear áudio, tou testando aqui o MyPodcast.com agora).

    Se nada mais der certo, compro um segundo host só pra arquivos, poderia até disponibilizar outras bobagens lá, sei lá.

  48. Kid, tenho conta no Dreamhost, o que acha de colocar os podcast la?
    Por mim não tem problema algum, pois estou muito longe de alcançar a cota de trasferencia.
    Se quiser é só mandar um e-mail.
    Ou add no Gtalk.
    Só sei que o projeto não pode parar..
    Abraços

  49. Tou upando o HBDcast piloto no MyPodcast pra testar, aí vejo isso:

    Est Time Left: 00:56:25

    Quase uma hora pra upar um arquivo de 11mb, depois nego não entende por que não gosto da idéia de usar host free.

  50. “E isso é totalmente graças a vocês, eu imagino, porque …”

    Na minha opinião o aumento sensacional de leitores é devido principalmente à crescente freqüência nas atualizações desse último mês, bem como da qualidade dos posts.
    Antigamente eu entrava no HBD uma vez ou outra por semana, só pra ver se tinha alguma coisinha nova e tal.. Mas a partir do mês passado, após o post da infância, creio eu, em que as atualizações ficaram bem mais constantes e os textos bem mais longos, eu passei a acessar o site mais de uma vez por dia! Confesso que fiquei até “triste” na semana retrasada (ou na re-retrasada, não tenho certeza), quando foram uns 4 dias seguidos sem atualizações, achei que você tinha perdido o interesse e que o site voltaria a ficar parado.. mas não! Surpreendeu-nos, ó, Israel! E o sucesso do HBD é puramente obra sua! 🙂

    Mas deixando de lenga-lenga, eu não me importo em baixar do Rapidshare, e adoraria contribuir com um dólar ou mais por mês, mas isso só vai ser possível para mim a partir de Julho/Agosto..

    o/

  51. Acho que a melhor opçao é free host mesmo
    nao precisa ser o rapidshare, que vai uma vida esperando pra baixar…tem o mu, badongo, turboupload, etc…

  52. Olha, eu sinceramente acho que o paypal seria uma ótima solução nos primeiros meses, mas depois ninguém mais lembraria de doar e ficaria uma situação chata ficar “lembrando” o pessoal de pagar.

    Você ia ter que pagar do proprio bolso no fim das contas, OU ia pagar de “chato/interesseiro”… =|

    Outra coisa ruim do paypal é que brasileiro tem a péssima concepção que tudo que tem na internet TEM que ser de graça. Seja músicas, sites de hospedagem, fotos, fontes, serviços…se tá na net, não vale nada. Foda-se se outra pessoa acaba pagando por isso.

    Mais uma desvantagem: Paypal não é tão “popular” entre os brasileiros. E as vezes mesmo quem tem, é meio mão de vaca e acaba meio que doando quase só a taxa que o paypal cobra pra entregar o dinheiro.

    Eu sei que você tá tentando fazer algo legal pra gente, mas é muito, muito difícil depender da “boa vontade” das pessoas.

    Eu sinceramente acho que hospedar no youtube, com uma imagem estatica do Mario e o som rolando é mais interessante. Dá pra botar pra dar “play” direto aqui e não precisa ficar em “filas” ou digitar aqueles codigos.

  53. hospeda em site gratuito, ouvir peloplayerzinho é uma merda mesmo e gasta tanto tempo quanto baixar (pelo menos aqui em casa).
    mas acho doação legal também.
    não sei como eu ia fazer pra doar (13 anos ¬¬’), mas é justo.
    e enterrar o HBDcast…NÃO NÃO FKJDSBJSGHSD

  54. Colocar um ou outro banner no blog é tão pior que pedir contribuições via paypal?

    Acho que uma coisa é poluir o visual e tentar confundir publicidade com conteúdo, enganando leitores. Outra é anunciar produtos e ganhar por isso.

    Sei lá, mas acho que a tendência é a auto-sustentabilidade através de publicidade. Sem exageros, é claro.

    Acho que a maioria dos leitores não ia se importar.

  55. Taca uns adsense no site msm!
    É frescura de mais implicar tanto com alguma propagandinhas! Ainda mais prq salavaria o HBDCast!
    Pra mim parece ser a alternativa mais simples e automatica de todas….

  56. Acho q a opção do paypal eh a melhor mesmo…

    não é possivel q dos seus atuais 1500 visitantes 20 não doen pelo menos 1 dolar pra você XD

    rapdshare é incômodo… sem falar q o tempo de espera as vezes pode ser um pé no saco…

  57. http://superdownloads.uol.com.br/download/85/http-explorer/

    Seu upload é bom?
    Com esse programinha, vc pode fazer um podcast direto da sua máquina. Vc pode criar um dns dinâmico apontando sempre pra vc, aí nós só teríamos que nos conectar em http://www.kidviado.no-ip.com e usar o player do http-explorer.

    O ponto fraco é foder completamente sua velocidade de navegação/download, dependendo da sua velocidade e dos picos de acesso, ou até mesmo ficar lerdo pra carregar em buffer. (vc pode baixar a qualidade do som pra tentar remediar isso)
    Mas aí vc arranha outro link pra ficar dedicado só com o servidor de podcast. (não sei quanto é aí o preço de um link adsl, mas se pá é mais barato que um servidor dedicado especializado hehe)

    Porra, nem ouvi o primeiro inteiro ainda, vou carregar sua banda ouvindo aqui, já venho.

  58. Não sei se já deram essa dica, mas… já viu o http://www.4shared.com ?
    Gosto de lá… dá pra organizar os arquivos de boa e talz… dá pra ouvir os áudios sem precisar baixar. Só acho que não dá pra colocar player aqui. Mas pode dar uma conferida assim mesmo.

  59. É uma pena que eu ganho em R$ e gasto em US$… Se não eu doaria uns US$ 20.00 por mês… 🙂

    Eu, particularmente, prefiro que você mantenha no servidor e faça um upgrade. Mas eu não posso pagar pra isso, então não posso sugerir isso.

    Em último caso, eu não me importo de abrir o rapidshare pra baixar os episódios.

  60. como eu e mais alguns disseram quando você falou nos banners antes,eu não me importo a mínima em clicar num bannerzinho pra ter dar uma grana.eu não tenho uma fonte de renda ainda,então nada de paypal pra mim,mas eu clicaria num banner todo dia com o maior prazer

    agora sobre as opções do podcast,é simples:hospede fora daqui.sinceramente,quem tem tempo de ouvir o podcast em streaming,tem tempo de baixá-lo.e porra,que tipo de infeliz tem preguiça de escrever um código de 4 dígitos pra baixar algo ??

  61. Youtube é uma boa! Linka o vídeo direto… O áudio do podcast com umas imagens (estáticas mesmo) descrevendo o assunto comentado… fica show de bola!

    abcs

  62. Eu acho que a melhor opção seria a B.
    Vamos supor que o aumento do valor seja de R$ 50,00.
    Com 1500 leitores, se cada um enviasse um real daria pra manter por 30 meses (mudei o câmbio pra real pra facilitar).
    Não que eu ache que todos doariam, mas se uma parcela de 10% contribuir já seria o suficiente pra que esses revezando mantivessem a hospedagem sem ter gasto praticamente nenhum.
    Só pra constar, naturalmente, votando nessa opção, eu contribuiria.

  63. Põe no youtube mesmo.
    Faz uma ediçãozinha rápida com imagens estáticas dando tema no podcast e coloca uma explicação de como baixar o mp3 ali mesmo no info do video.
    Com imagens estáticas o video fica bem pequeno…
    Ainda vai gerar movimentação no youtube, que pode ser traduzido em dinheiro, não pode?

  64. Kid, a Dreamhost parece boa por causa do espaço em disco e da transferência, mas é uma merda devido ao baixo CPU time. Eu teu blog continuar crescendo como está (e eu aposto que ele irá), em breve tu teria que sair da Dreamhost. Eu tive que sair de lá (eles praticamente me explusaram, na real) porque meu blog tava com mais de 10 mil visitantes diários.

    MAS mesmo assim eu mantenho minha conta lá, porque faço uma coisa que tu já disse num comentário acima: hospedo meu blog, que tem várias solicitações de banco de dados, em um servidor mais caro, e deixo os arquivos pesados na Dreamhost. Tem funcionado desta forma.

  65. “Rejeitado (a duração do vídeo é longa demais)”
    Pô! Só 25 minutinhos?!?! Youtube tá muito exigente… Bom, tentei né.

  66. Caso for me responder, por favor, responda-me por e-mail: Não costumo ler comentários, leio apenas os posts.

    Minha sugestão é simplíssima: qual o problema de pôr ads no site?
    Quem usa o FF põe adblock e boa, acabou o problema.
    E a primeira opção pra mim tb é válida. DESDE que upe em uma penca de servidores. Rapidshare, megaupload, zshare, etc, etc, etc. Realmente, umas 10 ou 15 opções ao usuário.

    Uma pena, já que agora estou sincronizando o podcast no itunes pra ouvir direto do ipod =(

  67. Bom, eu realmente não me importaria de doar via paypal, mas como ainda nem saí do ensino médio não posso :/

    Achei legal a ideia do torrent, mas dentre as três prefiro o rapidshare

    De repente vc poderia “recrutar” alguns ajudantes pra manter os links quebrados, senão iria dar muito trabalho ._.

  68. De algum modo eu sinto que um botão de doações vai deixar o hobby do Kid mais interessante…Não que eu tenha algo contra, doar é da cabeça de cada um 😛

  69. kid… a parada é a seguinte…. eu seria um dos q nao ligaria em fazer doacoes pro hbd… jah tenho conta no paypal e o q mais faço sao compras online… mas se tu quiser colocar os videos no youtube eu recomendo esse site aki ó http://www.vixy.net q faz o download e converte automaticamente pro formato q vc quiser… aí quem quisesse baixar em mp3 entrava lah e baixava sem nenhum onus pra vc 😀 mas ainda continuo com a ideia do paypal…

  70. 1 -- Mete logo uma porrada de banner nesse troço e deixe que o site seja pago por ele.

    2 -- Além de encher de banners (colocados num cantinho do lado bem embaixo pra não atrapalhar muito), hospeda os podcasts no youtube.

    3 -- Vocês poderiam fazer um podcast com captura de vídeo. De preferência com direito a strippers canadenses.

    4 -- Não coloquem mais aquela música de fundo!!! É um lixo.

    5 -- Mandem o Kid falar devagar…

  71. O serviço de doação só seria valido com um gráfico de meta mesmo, uso bastante trackers e caneis de irc que pedem doações para se manterem e enfrentam problemas seríssimos com isso…

    Acredito que alguns banners não fariam mal, em todo caso o 4shared realmente é uma ótima opção, além disso acredito que você nem seus colaboradores vão apagar os podcasts de suas máquinas, então é tudo uma questão de republicar caso haja algum erro…

    Quanto ao comentário de que “brasileiro tem o péssimo hábito de achar que tudo na internet tem que ser de graça” acho que o autor deveria se informar mais sobre software livre e tal… Isso não vale só para o povo da Terra Basilis não, e muito menos é errado pensar assim…

    Se há demanda por renda Kid uma opção que não acarretaria em gastos para nenhum dos dois lados é a melhor possível, se cabe um botão de paypal dá para arrumar um adsense pequeno que geraria lucro com o número de acessos…

    Mas de fato algo que mostre o dinheiro em caixa do HBD é essencial caso você queira manter a transparência e o aspecto money free do blog…

  72. Voto na opção do rapidshare, acho melhor do q pedir doaçao pq, se a nao chegar no necessario vc vai ter q ficar pedindo pra galera doar ai e chato tanto pra vc qto pra galera.
    E pq provavelmente nao irei doar, pq nao tenho conta no paypal.

    Agr mudando totalmente de assunto, lembra qdo vc escreveu falando do pq as mulheres não gostam q os homens deixam a tampa da privada levantada e sua namorada falou q eh pq se nao elas caem…
    Entao minha namorada acabou de cair na privada pq deixei a tampa levantada, ri mto lembrei do vc escreveu e ri mais ainda.

    Enfim, chega de enche o saco, só queira relatar o acontecido…

  73. Enterrar está fora de questão, afinal, se for para enterrar use um serviço gratuito que então só será enterrado se houver algum problema.
    Mas acho que pagar para manter um cast está fora de questão, talvez pelo fato deu ser um baita de um pão-duro, num sei, mas quanto menos gastos melhor.
    Por mim você usa um servidor gratuito, quem ouviu, ouviu, quem não ouviu, que pena.

  74. cara o pessoal ta dando a idéia do do youtube e talz mais tipo eu conheço um site q faz a mesma coisa q o youtube mas com outros tipos d arquivos principalmente audio (q é o seu caso) da uma olhada no site http://www.filestube.com/ nele vc tem a opção de colocar o link do flashplayer do seu cast pra galera escutar no seu site ou colocar o link direto pra download ou fazer varias outras coisas, vc q deve ter um ingles melhor q o meu vai entender tdas as opções disponiveis lá melhor do q eu, fica ai minha idéia… e a proposito seu blog é mto show eu nunca tinha vindo aqui postar nada mas leio tds os textos q coloca ai e já dei altas gargalhadas com eles… principalmente d um carinha d terno d lantejolas q vc postou a mto tempo atras, mto tempo msm nem sei se vc se lembra ….vou parando por aqui antes q eu faça um texto maior q os seus

  75. Aê Kid, eu sou completamente a favor do botão do PayPal.
    Gostei muito da idéia do YouTube e arquivos mp3.
    Qualquer coisa, eu sugiro o 4shared, eu acho ele um ótimo servidor de arquivos.

  76. kid, sou leitor relativamente novo do blog(aproximadamente 2 meses) acho super legal da sua parte manter um blog sem banner e isso é coisas rara hoje em dia.
    acho mais viavel a hospedagem em servidores gratuitos, afinal você ficar dependendo da boa vontade dos leitores não sei se será uma boa ideia, já que seu publico alvo são em sua maioria adolescente ou recem-adultos (como eu) e vivem duros.
    é isso ai, falow kid.

  77. Ae Kid PRESTA ATENÇÃO.

    Não sei se vc costumava ouvir podcasts brasileiros. Se já. Deve ter ouvido falar do Papotech, Um dos melhores que tinha e dos mais ouvidos. Era Feito pelo João Gandara e o Vinicius Lobo. Se vc quiser ouvir um vai no blog http://www.papotech.com.br

    Mas enfim. O podcast tinha uma audiencia assombrosa, e os caras resolveram o problema de banda, fazendo um convenio com um serviço chamado Hospedagem segura. No começo do podcast, falavam que a banda de trafego era bancada pela empresa é tal. Coisa rapida,1 minutinho de uma hora de podcast é só. Não doia em ninguém ouvir.

    Não sei se eles ainda tem essa politica, mas o que custa tentar? Entra em contato e pede patrocinio. Da retorno pra eles, e nos faremos nosso cast sem custos. Bom pra todos, que tal?

  78. Kid. Li o post e a maioria dos comentários.
    DIsseram do Dreamhost, já usei e garanto que é muito bom, pode usar sem medo, é barato e com um espaço inacreditavel.
    Enquanto isso você poderia muito bem usar o 4shared mesmo para colocar os arquivos.

    Mas indiferente a tudo isso eu apoio completamente você a colocar novamente um link para “esmolinhas” ali do lado, eu infelizmente não tenho como contribuir nesse momento. Mas tenho certeza que muitos leitores não se importariam em te dar 5 dolares por mês. Afinal você presta um serviço pra gente.

    Falo

  79. Mais uma coisinha. Sensacional que o blog esteja alcançando tantas visitas diarias.
    Seus textos estão cada vez melhores, e eu que acesso o HBD desde 2005, fico muito feliz em abrir o HBD todo dia e ver um belo post…

  80. Não sei como funciona essas porras aí. Mas: o podcast podia ser sempre num dia da semana determinado, por toda eternidade etc. Daí ele ficaria disponível com o link ali só durante esse dia. Quem não tivesse escutado no dia, teria um post com link do podcast hospedado no rapidshare (ou outra porra similar) no fórum do HBdia. Ia ser bom até que motivava a negada a se cadastrar no fórum etc.

  81. Kid, eu tenho uma sugestão… por que você nao cria um pasta no 4shared do hbd, e lá você bota todos os podcasts que sairem, é facil, afinal la vão haver TODOS os podcasts, facilitando o encontro daquele especialzinho que o seu amigo lhe falou.

    eu tenho um exemplo aqui com livros de D&D, se liga vc ja deve ter visto isso:

    http://www.4shared.com/dir/5418273/f8ac557e/sharing.html

    você tambem pode criar vergonha na cara e botar um google adds ae, eu creio esse ser o metodo mais facil xD

    boa sorte, e se a ideia nao rolar, pode ter certeza que eu vou doar =)

  82. A galera deu uma caralhada de sugestões Kid, agora é ir testando mesmo.

    A única merda é que todo mundo que tá recomendando fazia um podcast pra 5 pessoas ouvirem, o seu precisa de mais capacidade, então nem sempre as “melhores soluções” pros que postam te ajudando são as melhores soluções de fato pra vc.

    Sobre as recém reinauguradas esmolinhas

    Contanto q vc nao mencione TODOS OS POSTS que tem a esmolinha ali no canto, é uma coisa a mais que não vai incomodar ninguém.

  83. Tipo assim, achei que a solução de publicar por torrent uma boa, contanto que cheguemos num acordo entre os ouvintos para seedarem o HBDCast!

    Qualquer coisa, uns bannerzinhos do AdSense não iriam fazer nada mal. A gente dá umas clicadinhas aqui, outras ali e boa.

    Easy easy.

  84. E aí Quide, conhece o netsons.org? Nele você pode criar domínios com limite de 100mb por conta, sem limite de tráfego até onde lembro. E a única coisa que você precisa é um conta de email paga (paga de privada, ao contrário de Hotmail, Yahoo, Gmail, etc).

    Ah, e tem links diretos também. De repente é uma boa. Se quiser fazer um teste posso te emprestar temporariamente uma conta minha.

    Meu endereço de email acho que você pode ver, então qualquer coisa só é responder.

  85. Esqueci de terminar, eu pagaria, mas não garanto que todos os meses…

    Eu não acho errado rentabilizar minimamente o site, tipo, o pouco de banners já ajudaria para completar a renda, ou até pagar tudo, com certeza.

  86. Eu ia sugerir o Odeo, mas YouTube + link pro mp3 é uma ótima idéia. Ou você poderia colocar os mp3 numa pasta do 4shared, como foi dito ali em cima. Assim tu salva banda e deixa todo mundo contentinho com as opções.

    Ah, eu ouviria pelo YouTube mesmo! Acho tão mais prático!

  87. Não li os comentários mas concordo com quem disse em colocar no Odeo, Mp3tube, Mp3tunes, Goear, etc.

    E depois usa um tinyload ou sharebee para deixar em vários hosts para baixar o arquivo.

  88. Cara…enquando lia, a 1a coisa que me veio a cabeça, foi publicar o audio do HDB cast via Youtube. Sabe? vc publica o audio e coloca uma imagem estática la qualquer relacionada a HDB ou ao tema em questão e manda ver no audio. A gente tem q esperar baixar de qualquer jeito. Vc pode gerar um link pro youtube e resolvido. Espero que funfe!

    Falow

  89. A primeira opção é boa, e juntando com a disponibilidade de arquivos torrents que o Gustavo737 sugeriu acho q ficaria o ideal (até porque eu leio os feeds e entro pouco no site) pois vai baixando a medida que pode não precisa ficar na espera e não fica preso até acabar o download.

  90. 4shared ou mediafire

    Eu gostaria de doar 1 ou 2 dolares mas sou um estudante e não trabalho =p.

    mas tirar o hbdcast no plz

  91. Kid Adulto, você tem muitos acessos vindos do Google? Se sim, existe uma solução perfeita pro seu caso. Da para você apenas mostrar o Adsense para seus visitantes (paraquedistas) vindos do Google/LIVE/Yahoo. Assim quem é leitor fiel aqui do HBD (como eu) vamos ficar livres, pois SEMPRE entramos aqui digitando seu endereço direto ou via Feed, e nesses 2 casos os ADs não vão aparecer. Somente quem vem de ‘fora’ vai ver os anúncios do Adsense.

    Existe um plug-in para WordPress para você fazer isso, confira:
    http://www.nopuedocreer.com/quelohayaninventado/wp-plugin-moremoney-aka-buhonejo/

    Nunca usei o plug-in, mas faça um teste você ai. Da para fazer isso manualmente também.

    Quanto a solução de usar um segundo ‘hosting’ como a DreamHost, BlueHost, Powweb, existe um probleminha, na maioria dessas empresas, elas não deixam você usar os serviços delas para compartilhar arquivos, que é o que você vai fazer. Da uma lida no TOS antes de fazer isso.

    Pense ai nessa idéia de mostrar apenas anúncios para quem vem dos searches engines. 😉 Com certeza vai te render seus $20usd/month sem precisar pedir esmola pra galera aqui.

  92. Vai no google e digita Promo codes Dreamhost… Você vai conseguir cupom para pagar menos de 7 dolares por mês em um hosting de tem 500GB de storage e 5TB de transferência. Só não utilize ele para ser seu hosting do blog, pois como é compartilhado, quando você ultrapassar uns 6mil visitantes únicos por dia, eles vão deixar seu site lento para economizar recursos do servidor. Mas como storage dos podcasts é perfeito, pois não consome recursos de processamento pra baixar… você pode criar um podcast.hbdia.com apontando pra lá e hospedando os áudios.

    abraços,
    doc
    http://www.logdemsn.com

  93. Sinceramente, acho que você devia colocar propaganda no site.

    Não digo para entupir ele com aqueles banners horrorosos, encher de popups irritantes, ou vendera alma com posts patrocinados.Mas um adsensezinho bem colocado aqui, e um outro bannerzinho discreto ali não incomodariam em nada.

    Afinal você investe bastante tempo para nos “entreter”. Mesmo sendo um hobby seu, acho meio errado ter que sair do seu bolso o dinheiro para a gente ter acesso ao conteúdo.

    Pedir doações, além de meio chato, fica complicado. Eu, por exemplo, não me incomodaria em nada de dar um dólar (ou até um pouquinho mais), mas não tenho Paypal. Abrir uma conta só para isso dá muito trabalho. Acho que outros leitores devem pensar a mesma coisa.

  94. falaram de torrent aih…..mas acho q ia ser meio foda pra baixar 1 arquivo só…não vale a pena x(

    4shared é interessante tb
    o negócio é ir experimentando e achar uma opção menos pior =P

  95. Torrent porranenhuma, aí é forçar a barra, quanta trabalheira :V
    Alguns não se importariam mas tem gente que ia desanimar de boa, tipo eu.

    Até agora o que me parece melhor é a idéia do 007, de ads pra paraquedistas, combinada com um host pago pelos ads (ainda sobraria dinheiro). E porra, deixa mesmo esse botão do paypal aí sem crise (só arruma um melhor que esse tá feio pra caralho), não atrapalha ninguém e tu só tem a lucrar. Não é questão de se vender nem porra nenhuma, simplesmente use dos teus leitores fieis aimeudeusquecoisalinda que doam um dinheirinho pra investir em, sei lá, coisas relacionadas ao site…compra uma merdinha qualquer que todo mundo tá falando e faz um postzinho sobre ela, faz concursos/sorteios valendo premiozinhos pagos pelo dinheirinho que deverá sobrar com as doações + ads…e isso tudo só tende a trazer ainda mais gente pro HBD, mais dinheiro por teu bolso/fundo HBD (não fode) e, principalmente, mais qualidade ao site (espero).

  96. É isso ai Spike. Faz um ‘fundo HBD’ pra investir no site Kid. Você só tem a ganhar com isso e a gente também.

    Faça Reviews de produtos/jogos que são de interesse dos seus leitores, compre tudo com a grana gerada pelo HBD. Assim todos ficam felizes, nós (leitores) com seus reviews fodásticos e você continua com seu hobby sem gastar nada, quem sabe até ganhar 😀

    Acho que todos seus leitores vão gostar da idéia.

  97. @007, muito interessante esse plugin! É fato que justamente os paraquedistas possuem maior chance de clicar em anúncios AdSense -- assim os users fiéis não precisam ficar vendo anúncios. (nem clicando de propósito pra ajudar o Kid, o que mais cedo ou mais tarde fará soar os alarmes na Googleplex)

  98. eu sinceramente acho essa idéia de podcast bem podre, mas desconsiderando isso, a idéia do paypal é a melhor, concerteza você conseguiria uns trocados a mais e sem poluir ou comprometer a qualidade do blog.

  99. Você também pode diminuir um pouco a qualidade do áudio… O arquivo fica menor e ninguém vai morrer por causa disso. =P

  100. leio o seu blog diariamente, mas acho q essa é a primeira vez que eu comento. acho q vc deveria sim instalar banner, e outras coisas que te rendem dinheiro. não necessariamente isso significa que vc é vendido, ou que vc está escrevendo apenas por dinheiro. seus leitores te conhecem, e sabem q vc toca esse blog com outro conceito. mas qual é o mal de ganhar uns trocados? todos os leitores estão acostumados a frequentar blogs com comerciais e etc.

  101. Kid,

    deixei um recado lá no orkut mas não sei se tu não leu ou simplesmente ignorou.
    eu tenho um servidor aqui na faculdade que está inutilizado e pode servir pro hbdcast e, quem sabe, outras tranqueiras.
    Como é da faculdade, duvido que tenha limite de transferência e tu pode usar a vontade.

    Só entra em contato comigo por e-mail que eu te passo os dados do ftp e tal.

  102. Leitora de anos comentando pela primeira vez.

    Tem o MP3Tube (acho que daria pra colocar links como o Youtube, mas esse é só de mp3 mesmo) e um ótimo site de hospedagem (uso há eras e nunca deu problema com os arquivos) chamado Orbitfiles.com .

    Mas dessas idéias a de doação é realmente a mais viável.

    Só não pare com os podcasts.

  103. Bom, eu sei que não é lá a alternativa perfeita, mas uma sugestão que posso dar é o site MP3 Tube (http://www.mp3tube.net/). Como o nome sugere é praticamente um You Tube de músicas. E como tal ainda disponibiliza o tão cobiçado playerzinho “embed”.

    Tô usando ele há pouco tempo pra botar uns audios lá, então num sei todas as características dele ainda. Então, tá aí a dica!

  104. Acabei de fazer minha contribuição via PayPal, é pouco mas é o que posso fazer agora. Acho que nunca postei aqui mas adimiro muito seu trabalho. Parabéns pelo trabalho.

  105. Izzy, pega uma conta na Bluehost. Ou na Dreamhost, os dois são concorrentes bem próximos, eu tinha uma conta na última por 1 ano e meio mas saí esta semana por diversos problemas. Costumava ter uns 10 GB de arquivos lá, e nunca passei de 1% de utilização.
    Hospedando na Bluehost, ou na Dreamhost, você de quebra pode botar a parada em alta qualidade -- um MP3 192 kbps, digamos. Fazendo um feed RSS específico dos Podcasts para poder adicionar nos iTunes e afins que fica fino! 🙂

    Host grátis por host grátis, mais fácil pedir um usuário ftp para alguém que tenha bluehost ou dreamhost, dá para criar várias numa única conta e você ainda tem mais controle. No fórum com certeza deve ter alguém razoavelmente confiável… mas eu ainda recomendo pegar uma conta na Bluehost, se você puder -- custa $7.95/mês por 1 ano ou $6.95/mês por 2 anos (sim, tem que pagar de uma vez). De quebra, seja na blue ou na dream, você ainda ganha um domínio grátis 😀

    []

  106. É claro que eu não vou ajudar em nada, sou só uma criança. Mas voto no paypal.

    Aliás, eu posso não ter 1500 leitores mas ainda sou um blogueiro que escreve por gostar de escrever!
    E com alívio constatei que não me encaixo no post anterior. :X

  107. Ah kibe, deixa de ser tonto, poe banner nisso dai, deixa de frescura!

    Eh mais facil tu por banner e pegar dinheiro de empresas grandes do que pedir dinheiro de nós, os leitores!

    Capitalismo é isso e você mais do que ninguem adora o capitalismo! Afinal quem tem WII, PS3 e XBOX360 fora otras iguarias tecnologicas(eh tenho inveja disso) so pode adorar esse sistema…

  108. Ia esquecendo… ficou muito bom esse cast! Ja ouviu o dos caras do Rapaduracast Kibe? Como tu perdeu esse nosso sotaque cearense?

  109. @Murilo

    Meu sotaque é um negócio estranho. Sempre que falo com nordestinos, eles dizem que eu não tenho o mesmo sotaque que eles.

    Mas sempre que falo com sulistas, eles dizem que eu ainda sôo “paraíba”.

    Ou seja, meu sotaque é sulista demais pros nordestinos, mas cabeça-chata demais pra turma do eixo Sampa-Rio.

  110. Eu acho que o sistema de doações é o melhor e mais justo. Não custa nada doar 5 dólares every now and then. 😀
    Eu já já vou fazer minha parte. 🙂

  111. Concordo com a idéia do alessandro:

    “…você poderia fazer como alguns fóruns fazem e colocar uma prestação de contas da arrecadação do paypal com uma meta a ser atingida…”

    A idéia de ads só pra paraquedistas tambem é boa.

    A idéia do torrent é boa, mas as pessoas tem um sério problema quanto a ficar de “seeder” (vários conhecidos meus não gostam de usar torrent pq “tem que contribuir”)

    Eu colaboraria com Pay-Pal se eu ganhasse dinheiro

    Eu como um monte de gente aí em cima vou sugerir o mp3Tube, que eu utilizo e acho bom (sem falar que tem o player ^^)

    Escolha qualquer uma delas e eu apóio, só não deixe o cast morrer

    Parabens pelo blog
    abraço =]

  112. easy share te paga dinheiro IRL pras pessoas fazerem downloads.. libera o hbdcast nos primeiros dias em streaming e quem quiser acessar os antigos pega pelo link do easy share.. tirará fácil uma graninha ai

  113. Hospeda no Mediafile, lá não prescisa digitar nada, a velocidade é boa e não precisa esperar pra baixar.. E pra manter o player hospeda em um site de mp3 desses que oferecem os players tipo o mp3tube….

  114. Quide,mesmo nao podendo contribuir ainda (nao trabalho) eu acho a opção do paypal a melhor. Com 1500 leitores cara,acho muito dificil vc nao conseguir pelo menos 20 dólares mensais, afinal, se tem neguinho que gasta muito mais que isso pra se entreter,acho injusto nao gastar apoiando o seu blog (visto que é um dos melhores da atualidade, levando em consideraçao a qualidade dos textos, a falta de interesse monetario em troca do que você escreve, etc).

    Mas de qualquer forma,se você também preferir hospedar em algum site gratuito eu nao me incomodaria em digitar codigos ou esperar pra baixar ^^.
    Afinal, entreterimento de qualidade hoje em dia tá muito raro/caro.

    Grande abraço e parabéns pelo blog!

  115. larga mão de ser bixa kid

    dúvidas e apelos são para os fracos

    o kid de 3 anos atrás arrumaria a solução e a imporia a nós, oq causaria intrigas, posts revoltados e pessoas revoltadas, enfim, tudo de bom do HDB

    bjomeliga

  116. Youtube é a solução, se tiver a fim de uma olhada no Vimeo, que de repente pode ser uma pedida

    O botão de doações não seria ruim, não, alias tá na hora do pessoal que pede o post das Patricinhas intercambistas ajudar em algo

  117. Cara ..você já sabe minha opinião ..eu sou a favor de doações! ..

    E que fique bem claro ..

    EU ACHO TOTALMENTE JUSTO O KID GANHAR DINHEIRO COM O BLOG!!!

    E quem quiser me contrariar que vá pra put* que pari* ..

    Ter gastos pra manter um blog em que o beneficiado é o leitor e o escritor só tem gastos pra isso é TOTALMENTE ignorante da parte desses leitores “anti-monetização” ..

    Gente ..se vocês tem dinheiro a dar com pau pra gastar em manter um blog no ar na qual você tem uma certa “obrigação” para atualizar e tudo mais ..então NADA MAIS JUSTO QUE O LEITOR AJUDAR NO GASTO COM O BLOG!

    E pelo amor de Deus ..1 DOLAR = 1,75 reais por leitor È MUITO?!!!

    Larguem a mão de ser mãos de vaca!!!!

    Você por exemplo @danger ..queria ver se saísse do seu bolso!!

  118. Caralho, quanta gente.
    Já decidiu que vai ficar com a hospedagem maior? Ótimo, se vai levar o podcast a sério, começa a por um link de feed pro iTunes. Se não souber como fas/ dá um toque no MSN que eu te explico depois. Não é todo mundo que vai ficar entrando aqui pra pegar o podcast toda semana 😉

  119. Acho que poderia ser uma solução dupla: o paypal(pra armazenar aqui mesmo) e uma forma alternativa de hospedagem (rapidshare ou o que quer que seja).

  120. Cara, visito seu blog mais ou menos uma vez por semana, desde o “Top 10 Hypes Mais Chatos dos Últimos Tempos!”. Sei que não é muito tempo, mas sou um leitor assíduo. Nunca comentei sabem-se lá os deuses por que, mas agora creio que vi essa necessidade.
    Acabei de ouvir o podcast e adorei. É como ouvir um programa de rádio caseiro bem direcionado… Embora, de fato, seja exatamente isso.
    Eu sugeriria um botão de doações Paypal logo abaixo do Player do HBDcast. Ele não “estragaria” o design como o pessoal diz e diria delicadamente algo como “esse paypal é só para o podcast moçada!”.
    Deve ser bem difícil pra tu ai do outro lado manter essa coisa, mas queria dizer, já que esse é meu primeiro comentário, que tu faz muitos desocupados felizes com esse blog. Valeu.

  121. Cara eu nao sou leitor disso. Entrei aqui porque achei que tinha algum artigo sobre o paypal, mas vi essa choradeira toda ae sobre grana, e me emputei logo, tanto que tou deixando de trabalhar aqui so pra escrever essas linhas.

    Independente desse site ser humoristico ou nao, ou de voce mentir aqui dizendo que nao leva a serio, até porque caso contrario tu nao teria escrito um texto tao longo, digno daqueles pedintes de onibus (eu poderia estar roubando… bla bla bla), e ainda teria colocado graficos de banda, nem comentado por solucoes e ainda os berros dos teus amigos em cima de tu, muito menos ainda ter gravado um cast.

    Tou me iniciando ainda na vida blogueira, mas isso nao me impede por exemplo de ver que voce ta muito “MENININHA” no que diz respeito a manutencao de projeto.

    Primeiro, TUDO NESSE MUNDO tem mais qualidade se for pago, ate o ar que respiramos. Entao nao estude a possibilidade de porra nenhuma, coloque logo esse banner do paypal, e junto dele alguma coisa que faça o pessoal pelo menos ter a noção do porque estar doando a vc, mas nao um texto digno de biblia, por favor (3 ou 4 linhas sao o suficiente).

    Tente produzir camisas e vender aqui, com design seu (producao=17,00 venda=35,00) e tente arrumar alguma publicidade para por aqui, porque QUALQUER projeto sobrevive de entradas, de uma renda.

    Mesmo que tu nao queira fazer disso aqui teu meio de vida, se tu nao se mexer logo, esse site aqui é que vai entrar no teu meio, e sem cuspe, pq vai demandar mais grana pra conta, hospedagem, servicos terceirizados e blahs subsequentes…

    Deixa de ser mulherzinha, pq tem, muita mulher ae com mais garra do que esse texto vagabundo que voce escreveu, quase um tratato, so pra dizer q um mero cast derrubou sua banda…

    Amem senhor, savará, axé, paz na terra entre os mortos, sangue de cristo tem poder…

    é cada um por si e deus contra todos.

  122. @Eugenio Hertz

    Mimimimimimimi

    Acho engraçado você reclamar do tamanho do meu post, e postar essa bíblia nos meus comentários.

    No mais, alguém que tem um blog de merda hospedado gratuitamente no blogspot não tem moral pra vir falar porra nenhuma sobre problemas com hospedagem.

  123. @Kid

    A primeira coisa que veio na minha cabeça já foi comentada: torrent!

    Faz um tutorialzinho de como usar torrent e coloca link pra todos os HBDcasts lançados. Tudo na mesma página (inclusive o tutorialzinho), organizado por assunto, data, sei lá, fica a seu critério.

    Não teria stream, mas é muito mais conveniente que upar nos RapidShare da vida. Sobre seeders, seu PC de casa provavelmente fica conectado 24/7 e sua conexão deve ter uma boa taxa de upload (aaaah, como eu quero morar no Canadá…), então pra começar o torrent bastaria e, mesmo que não seja tão alta, são só 10 MB por arquivo, eu lembro que eu baixava músicas de 3 MB com internet discada nos idos de 1999 e nem demorava tanto!

    Ou senão VOCÊ, nerd-master que está lendo meu comentário, invente um jeito de fazer stream via protocolo P2P! Roube minha ideia e PROFIT!

    Mas talvez a ideia do Paypal com um banner de “estamos em xx% da meta de 20 dólares” seja a mais viável, anyway. Só dei a ideia do torrent porque eu sei que eu não vou doar nem meio dólar =D

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *