[ Recomendações ] Três podcasts gringos legais pra você conhecer

Constantemente me perguntam que podcasts — particularmente podcasts gringos — eu assino. Penso que a curiosidade sobre os programas gringos é porque o público geek brasileiro já tá bem acostumado com as figurinhas tarimbadas da podosfera nacional. Fazer um artigo sobre podcasts recomendando Nerdcast, Rapaduracast, MRG, 99Vidas seria basicamente um desperdício de ATP.

VAMOS DIRETO AO PONTO.

star

StarTalk Radio

Apesar de ser um nerdão inveterado de física e astronomia (ainda tenho minha carteirinha da UNES de quando cursei bacharelado em Física na UFMA pra provar, aliás!), demorei muito pra finalmente assistir o novo Cosmos. Quando finalmente sentei pra ver, devorei a série inteira em dois dias, e passei a gostar mais do Neil DeGrasse Tyson. Já tinha uma certa simpatia por ele — apesar de que no Twitter ele às vezes parece um pouco não-intencionalmente cheio de si; justamente por parecer sem querer que eu deixo passar de boa –, e aí passei a gostar mais do cara.

Fui atrás do podcast dele, que eu já conhecia mas nunca tinha me interessado muito em ouvir. É um formato interessante; basicamente, ele geralmente entrevista celebridades relativas à temática do programa, e aí faz comentários sobre a entrevista. Seria melhor se ele não interrompesse a entrevista pré-gravada de 3 em 3 minutos pra dar os comentários “ao vivo”, mas como um podcaster que interrompe os outros com frequência eu não posso falar nada.

The Message

the message

No Brasil estamos mais acostumados ao “formato Nerdcast” de podcast — debate estilo “mesa de bar” de um assunto específico com piadinhas e começando com “eu sou o (nome do participante) e (frase qualquer relacionada ao tema)”.

Como todo pioneiro, o Nerdcast determinou um padrão — e não há nada de errado com isso, evidentemente, mas é uma pena que não no Brasil não se explore tanto com esse formato de mídia. Eu queria ver mais coisas como o The Message em português; e talvez até existam, eu é que não conheço mesmo.

O The Message é meio que um radio-drama podcastizado. O programa conta a história de um time de cientistas que está tentando decifrar e interpretar uma mensagem alienígena recebida 70 anos atrás.

Me diz aí se isso não é uma premissa FODA. Mal comecei a acompanhar, mas já tou curtindo absurdamente o clima de sci fi misterioso. E são episódios curtinhos, 10-12 minutos só.

Hardcore History

hardcore

Esse é mais curioso: Dan Carlin, historiador e comentarista político, pega um evento qualquer da história — digamos, a Segunda Guerra — e dá praticamente uma aula sobre o assunto, destrinchando inúmeros fatores que contribuíram pra uma situação ou outra, com aquela ênfase e animação que poucos professores tinham e que deixavam a aula irresistivelmente interessante. Ele não posta episódios com muita frequência, mas quando posta, são verdadeiras audionovelas de 3-4 horas.

O podcast-irmão do HH é o Common Sense, em que o Dan fala de assuntos mais atuais, quase sempre com o viés político, mas a mesma energia. Recomendo!

Deixem aí sugestões dos seus podcasts gringos favoritos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

9 comments

  1. Atualmente eu assino:

    Chemistry in its elements, da Brittish Royal Society of Chemistry -- <10 min

    Stuff you should know, do Howstuffworks.com -- Curiosidades gerais < 1h

    CarTalk, da NPR (EXCELENTE) -- Curiosidades sobre Carros e consertos -- 1h

    The Tim Ferriss Show -- Entrevistas com Top Performers -- 2h

    Stuff you Missed in History Class, do Howstuffworks.com -- História -- < 1h

    The Art of Manliness Podcast -- Entrevistas -- 1h

    How to do Everything, da NPR -- Humor -- 20 min

    Freakonomics Radio -- Curiosidades econômicas -- 1h

    E falta ainda os brasileiros. ehehhehe

  2. Meu comentário não apareceu? Estranho.

    Eu havia recomendado o The Biggest Problem in the Universe. Você já teve comentário (ou email) lido pelo Maddox, não?

      1. Me pergunto quanto brasileiros escutam esse podcast. Recomendei para amigos e nenhum curtiu. A barreira do idioma dificulta um pouco também.

        Por enquanto somos três rs

  3. Kid, eu comecei a ouvir o The Message, mas confesso que achei meio “macarrônico”. Minha expectativa estava bastante alta após ouvir Serial (http://serialpodcast.org/), que tambem é uma espécie de rádio-drama, mas contando uma história real.

    Vale conferir.

    PS.: Eles tinham prometido uma segunda temporada do Serial para este ano, contando uma nova história, mas até agora, nada…

  4. Welcome to Night Vale é excelente, também conta a estória de uma cidade onde acontece coisas realmente surreais e que são desconexas com a lógica. Todo o podcast é um o programa da rádio comunitária da cidade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *