Saiu o resultado do TOEFL e eu me fodi

Acordo com o barulhinho do celular no criado mudo. Apitinho padrão do Mail.app. Pego o iPhone, ressabiado, ainda com a remela nos olhos.

Destravo a tela. Lá está o ícone do cliente de email, com uma notificação de missiva recém-chegada. Abro, esperando ser alguma promessa de pênis maior ou de riquezas herdadas de um monarca nigeriano.

AIMEUSÃOCRISPIM SAIU O RESULTADO DO TÓFEU. E já adianto: eu me fodi.

Mas antes, uma pequena backstory.

Como já devo ter mencionado, o TOEFL (ou qualquer outro desses supervalorizados testes de inglês, como IELTS/CLBA/Cambridge/whatever) é um requerimento para cursar faculdade full time aqui.

Até poucos meses eu estava cursando o Legal Assistant Program, que é um curso preparatório legal necessário pra qualquer “entry level job” no ramo jurídico — seja ajudante de advogado, ou auxiliar de tribunal, ou paralegal, que é uma profissão que eu acho que não existe no Brasil.

Essencialmente o Paralegal é o “mini advogado” — o cara que redige documentos, faz discovery/examination (não conheço os termos em português pra esses procedimentos) e essencialmente lida com a parte logística do processo, mas não representa o cliente no tribunal.

O motivo pelo qual optei por esse curso ao invés de ir pra Law School duma vez eram três:

  • Eu tinha medo de mergulhar de cabeça na Law School apenas pra descobrir que não é realmente minha praia (e se saísse antes de terminar o curso, teria sido o mesmo que não ter cursado);
  • Law School seria imensamente mais cara que o curso profissionalizante CEFET-style que eu estava fazendo;
  • O tal teste de proficiência não é um requerimento pros cursos profissionalizantes.

As vantagens do Legal Assistant Program eram óbvios. Sendo o curso mais curto, eu estaria no mercado de trabalho mais rapidamente, e poderia decidir se esse ramo é realmente o que eu quero fazer. Minha dívida estudantil (uma constante num mundo em que não existem “faculdades públicas” — pelo menos não da forma como vocês conhecem o tertmo) seria bem menor, também, já que o curso é mais barato.

E finalmente, eu poderia começar o LAP em qualquer momento que eu quisesse, enquanto faculdade plena me obrigaria fazer um desses testes de inglês que me causavam medo.

Só que eu começo a mudar de idéia até sobre o LAP (não estou abandonando totalmente o curso, quero apenas obter uma outra qualificação primeiro). E pro novo curso que quero fazer — técnico de laboratório médico. Paga bem, área em altíssima demanda, eu trabalharia na área do meu pai, e poderia trampar em qualquer lugar do país –, o TOEFL é requerimento.

Resolvi meter as caras e exorcizar esse demônio logo. Ou exorcisar, nem sei. Corrijam-me nos comentários.

Então. Fui lá, fiz o teste, e hoje saiu o resultado.

Abro o email, clico no link pra logar, uso 4 das minhas 7 senhas usuais até finalmente acertar o login. Usar múltiplas senhas é um saco, mas no dia que alguém eventualmente hackear uma das minhas contas, terá valido a pena seguir essa indicação dos especialistas em segurança que ninguém segue.

Loguei, clico no “view scores”.

O resultado do TOEFL vai de 0 a 120. Cada categoria vale entre 30 pontos

Como você pode ver, tomei no cu em Listening. Também pudera, essa parte do teste consiste em ouvir palestras chatíssimas e depois responder perguntas sobre elas. Por um segundo que seja você pensa em uma bobagem aleatória qualquer = você se fodeu completamente nessa parte.

E foi o que aconteceu. Tudo que eu conseguia pensar enquanto meus fones de ouvido vomitavam baboseiras sobre escavações em sites arqueológicos na Mongólia era aquele golpe maneiro que o Luke Skywalker soltava em Super Star Wars Return of the Jedi

Me imaginei sendo capaz de executar essa manobra Jedi (que o Luke desgraçadamente quase não usa nos filmes) e antes que eu percebesse, a palestra havia terminado e o computador exibia as perguntas em relação a ela.

Uma das perguntas tinha a ver com CAVALOS, eu juro pra você que nem ouvi essa palavra na palestra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

113 comments

        1. Contar vantagem que seu inglês é bom pra brasileiros é a mesma coisa que correr a corrida de pessoas com sindrome de de down. Tu pode até ganhar, mas continua sendo retardado.

          1. Babaquice do Kid, fala sério. Se fazer de coitado pra ouvir “ah, mas você foi ótimo” beira o pedantismo.

            Você é melhor que isso, sr. israel. FAIL

            Aí ele percebe que fez merda e vai falar “Rá! Troll bem sucedido!”

    1. Não exatamente, já que técnico judiciário é essencialmente do serviço público e um cargo administrativo/burocrático. Paralegal é mais teórico e intelectual, digamos. Mais ou menos como citaram em cima, é o tal do Estagiário.

      1. Rodrigo, existe curso Técnico Judiciário que não é apenas preparatório pra Concurso Público. EU FIZ, paralelo ao segundo grau, enquanto parte dos colegas faziam Administração ou Logística ou Informática, sei lá.

        As tarefas são exatamente as que o Izzy descreveu: auxiliar os advogados, redigir documentos, elaborar relatórios, arquivamentos, etc -- mas não representar clientes no Tribunal.

  1. Parabéns!

    Que dica você daria pra alguém que pretende fazer o teste em breve e está muito confiante com tudo, menos com speaking ?

    Estou confiante com redação, vocabulário, gramática, e tudo mais pois faço tarefas diárias que usam inglês pesadamente, menos speaking, que praticamente não uso desde que terminei meu curso 2 anos atrás.

    1. Uma dica: converse em inglês com pessoas de outros países, não com seu maldito professor escroto que só ficou 1 ano nos EUA e acha que sabe. Eu to falando sério, você gaguejaria muito e nem perceberia porque o seu professor não liga, mas a pessoa de outro país não vai conseguir acompanhar sua conversa.
      No mais, ouça músicas e boa sorte 😀

  2. O mínimo pra faculdades daí não era 110? ( juro q li isso em algum lugar ), 118 ta aceitavel, eu ficaria feliz com 118 o.o’

    Btw, Paralegal = Estagiário, faz tudo

  3. Primeiro: Puta que pariu esses comentários… ninguém pode ser tão burro assim. Prefiro achar que eles estão sendo irônicos também.

    Segundo: Essa deu pra ver chegando de longe meu cara Izzy. Não pode nem ser colocada na sua lista de trollagens.

    Terceiro: Você realmente não sabe o que quer fazer da vida não é mesmo? Cursava Física, agora tá no Legal Assistant Program, vai fazer um curso de técnico de laboratório médico e já comento em algum lugar que eu não lembro (Twitter) que você tava pensando seriamente em fazer cinema e produzir filmes pornôs.

    To até vendo… daqui 10 anos. Izzy casado com filinho de 3 anos, gerente da Sexy Shop, renovando seu TOELF para poder cursar Biologia Marinha.

  4. Qdo eu li o título eu pensei em mandar um amigo intercambista tirar unas dúvidas com vc…(lembra da promessa né?) quase me pegou mano…

  5. Não sei se isso é piada aí no Canadá, mas dizer que se fudeu ao tirar 118 de 120 não é muito engraçado, e dá a impressão que você quer aparecer.

    Essa impressão é reforçada pela quantidades de tweets que você posta, acho que você poderia filtrar mais e deixar os mais interessantes.

    1. Já que o negócio aqui é dizer pra vida alheia que “eu acho que”, então:

      Eu acho que você, mateup2p, deveria deixar de seguir o Izzynobre. Ou, sei lá, cuidar mais da própria vida. Que tal?

      BJS

  6. Bom, eu, assim como a maioria dos leitores, achei 118 uma ótima pontuação (sendo o máximo 120). Mas como o Mateus Antonio Bittencourt explicou em vários comentários acima (aliás, ele é seu assistente pra responder comentários? haha), entendi o porquê de não se dado bem…

    Mas olha, não desanime não, na próxima você com certeza consegue, já que teve a experiência!

  7. foda kid, me senti igual quando vi minha nota do enem. sugiro você dar uma estudada na próxima, já que nao se preparou pra essa. tenho certeza que conseguirá uma pontuação melhor, principalmente se escutar mais atentamente as palestras.

    boa sorte

  8. Parabens por se foder com tanta desenvoltura! Mas tu tem certeza que quer meter a mao em catarro, mijo e bosta alheios em vez de cobrar caro pacarai pra imprimir uns documentozinhos?

  9. NOÇA KID MAS COMO VC EH BURRO RSRS MAS ÇORT DA PROX VEZ FLW NA PROXIMA VC CONSEGUE N DESANIMA NAO FÉ EM DEUS PAS E LUS QUE QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA VC ATEH Q FOI BEM FLW

  10. PQP, a ironia não tá tão óbvia assim não, cacete.

    Tem muito detalhe pra uma história inventada só pra trollar: pra tirar 28 de 30, até parece que o Izzy ia passar por tudo aquilo no exame de Listening. No final quase que eu acredito no papo dos 119 pontos.

    Isso tá mais parecendo mulher discutindo a relação: sempre diz o contrário do que quer dizer realmente.

  11. ia comentar no outro post que também tinha feito o toefl e tal, mas esqueci.
    enfim, hoje fui ver meus resultados, levemente cagando de medo. o fato é que eu fiz inglês quando era adolescente, mas parei o curso faz 5 ou 6 anos.
    aí o que me restou foram livros, seriados e eventuais conversas online em inglês, mas nada formal, né…
    tô querendo fazer intercâmbio pela universidade pro canadá (montréal, especificamente) no 2º semestre desse ano, por isso precisei do teste.
    sem mais delongas, tirei 112. gabaritei listening e reading (vai, é imbecil), mas perdi pontos em speaking (porra, 15 segundos pra formular uma resposta de 45? fodam-se.)
    anyway, boa sorte aí nos cursos e tal. não imaginava que até quem morasse aí precisasse dessa bagaceira!

  12. “Criei uma conta lá no site do TOEFL e procurei as datas do teste na minha cidade. Tinha um dia de fevereiro, e outro em JUNHO.”

    SS= test date: january 29,2011

    explicaXD

  13. Tem Retake?? Tem tipo algum tempo a pagar para tentar denovo?
    Pretende tentar de novo ou ficar no ramo de dildos pra resto da vida?

  14. Paralegal= estagiário/advogados recém formados em escritórios muito grandes.

    auxiliar de tribunal=clerk=técnico judiciário/analista judiciário, cuja única diferença básica pra 1 estagiário de meio do curso de direito é o salário e o diploma.

  15. Vai se ferrar kibe, me fez ler essa merda toda pra rir da tua cara e no final quem riu da minha foi você!

    Plagiar o CCCCCCCCC

    Vai morrer de tanto TOEFL enfiado no cu

  16. Aqui em Ontario o Paralegal eh profissao regulamentada e precisa fazer exame para ingressar na ordem dos advogados tambem. Na pratica funciona como um “advogado de segunda divisao”.
    Para Legal Assistant o salario inicial nao eh nada mal, 40k contos por ano.

  17. Sarcasmo, gerando falhas de comunicação desde 1950.

    Sarcasmo, se você não entende quer dizer que você é muito inteligente.

    Sarcasmo, mais difícil decifrar do que a Enigma.

    Sarcasmo, não se aprende, ou você nasce com ou… Desculpa ae.

    Sarcasmo, “Esse Jeans não te deixa mais gorda meu bem”.

    Sarcasmo, sinônimo de comunicação inteligente.

    Sarcasmo, That’s all folks.

  18. Porra, uma prova chupeta tipo TOEFL e de dar vergonha nao tirar nota maxima mesmo. Quero ver conseguir passar em algo nivel IELTS que nem quem tem ingles como lingua nativa passa facil.

  19. Kid, pode ser que voce esteja “trollando” os brazucas que nao conhecem o sistema canadense, mas voce se esqueceu um dos motivos que talvez tenham sido a razao de voce mudar de carreira.

    Aqui, pra ser admitido na Law School, e’ necessario ter completado um curso universitario de pelo menos 3 anos. Boa parte das pessoas aceitas pra cursar direito sao formadas em sociologia, mas tambem ja vi muitos engenheiros, bioquimicos, e ate biologos sendo aceitos pra cursar direito.

    Enfim… esse seu post foi todo troll mesmo, entao acho que estou chovendo no molhado…

    1. Nope, não tem nada a ver com isso. O plano era pegar o diploma de paralegal, trabalhar na área enquanto curso alguma bobagem undergrad qualquer, pra eventualmente ingressar na law school.

      Não expliquei os pormenores porque não tenho paciência. É o mesmo motivo pelo qual eu chamo o PR Card de “green card”, apesar de tal termo não existir no sistema de imigração canadense (green card é uma convenção americana).

      Alguns amigos imigrantes vieram corrigir esse “erro” também, da mesma forma como você acabou de fazer.

      Resumindo: não era “trollagem”, era só “explicação preguiçosa” mesmo hdfksahkdfjfasfshklfsa

  20. Cara, certeza que é 119 mesmo? Eu dou aula pra cursos de TOEFL, e nos manuais que eu vi, as faculdades Ivy League aceitam alunos com mais de 115… no Canada tem que ser 119 mesmo? oO

    E BTW, esses temas que eles colocam nas lectures são coisas impossivelmente impossiveis que linkar se vc perde 3 segundos da coisa… eu já vi uma prova que eles falavam de como a cor do oceano afetava o modo de viver de uma espécie de peixe abissal…

    *tenso*

  21. Aaaaa seu filha da puraa tirou 28 em 30 e acha que se fudeu??? Parece aqueles nerds viados que tiram 9,5 e ficam putos da cara. Vai dar o butico, vai.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *