[ Site foda da semana ] Propagandas de Gibi, um site que documenta propagandas antigas da revistinhas!

Eu sinto a responsabilidade jornalística de trazer a vocês os melhores achados da internet. E hoje, eu encontrei algo verdadeiramente foda. Se liga:

 

O absurdamente excelente Propagandas de Gibi (de onde vem o termo “gibi”, aliás?) é um site que mantém viva a cultura saudosista. Os caras escaneiam e disponibilizam propagandas icônicas que adornavam nossas revistinhas em quadrinhos quando éramos moleques.

Olha os clássicos que eles colocaram lá:

E achei isto lá também:

E o chicletinho do dinossauro, que vinha numa caixinha que simulava uma caixa de ovos? Lembra dele?

E os broders não apenas postam os scans; eles se dão ao trabalho de dedicar algumas palavras à memória daquelas propagandas, e até informam a edição e o preço da revistinha em que a propaganda foi veiculada.

Muito bacana o trabalho de preservação e apreciação do nosso passado coletivo. Esses malucos merecem seu clique, sem dúvida. É estranho pensar que tenhamos tanta nostalgia por algo que era feito no intuito único de separar seus pais da grana suada deles…

Ah, e digam a eles que eu os levei até lá, de repente eles acham isso legal e viram meus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

18 comments

  1. O termo “gibi”, na gíria de antigamente, significava “moleque”, e foi o nome de uma das primeiras revistas em quadrinhos publicadas no Brasil. A revista foi tão popular que ocasionou o “efeito gilete”, se tornando um termo que designa qualquer produto da mesma categoria.

  2. Já que é pra falar de sites legais aleatórios e criativos, tem um site que sai analisando os diversos refrigerantes brasileiros e dando nota. Não sei tu já viu Kid:
    refrigerando . com

  3. O mais legal é que eu tenho uma porrada de gibi da década de 80, pensei em fazer algo parecido com essas propagandas e não fiz. Parabéns ao cara que pôs em prática a ideia. 😛

  4. Depois de mais de 20 anos eu finalmente percebi que se diz “dinovo” e não “dino-ovo”, como eu dizia quando era criança. LOOOOOOL.

  5. Olá Izzy,
    Meu nome é Fábio e sou um dos 4 integrantes do blog Propagandas de Gibi (junto com o Flávio, Alexandre e Paulo).
    Só gostaria de agradecer pelos elogios! Nosso humilde blog nunca teve tanto acesso como neste final de semana.
    Esperamos que cada vez mais pessoas possam às vezes perder alguns minutos no blog e trocar memórias.
    Sempre que você ou qualquer um quiser colaborar com alguma propaganda ou lembrança é só mandar um e-mail para nós! (nossos endereços estão disponíveis no blog)
    Grande abraço e novamente muito obrigado!!!!

  6. Acho que atualmente estão reduzindo esse tipo de publicidade, já que “isso induz ao consumismo exagerado às crianças”. Em 2009, por exemplo, Mauricio de Sousa estava sendo muito criticado por colocar muitas propagandas nas revistinhas. Politicamente correto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *