[ Vergonha Alheia da Semana ] Veganos fazendo veganices

Eu não entendo vegetarianos. Se você observa a arcada dentária humana, nossas necessidades metabólicas e o sistema digestivo como um todo, é bastante claro que o homo sapiens precisa de carne.

E eu não quero ouvir esse papinho bundasuja de “…mas tem bastante proteína de fontes vegetais mimimi“. Mano, tem proteína em esperma também e nem por isso eu vou comer essa porra (see what I did there?). Você tentar me convencer a abandonar os hamburguers e filés e ribs e asinha de frango oferecendo comidas veganas nojentas será totalmente infrutífero, desista e economize a pouca energia que você tem graças a essa alimentação pobre em nutrientes.

O vídeo a seguir foi feito por um grupo de estudantes de uma faculdade gringa. Eles decidiram fazer o enterro simbólico de um frango.

Este sujeito de terno e gravata (que certamente é, foi ou será um serial killer em algum momento de sua vida) faz as vezes de pastor dando uma elegia pelo pobre franguinho morto. O vídeo continua e você vê que o pastor não está sozinho no funeral do pássaro; há todo um exército de desocupados com placas, fotos, flores e até mesmo um caixão para a ave.

Surge um mano no meio da parada tentando impedir o enterro do passerídeo, dizendo que não se pode sair filmando sepultamento de galinha no estabelecimento e tal, que putaria é essa mermão? Mas o grupo continua a cerimônia fúnebre sem se constranger. Colocam o galináceo no caixão  de papelão (um caixão imenso pra um bicho tão pequeno, então me parece que o comprometimento com a natureza e o ambiente não foi tão importante quanto a teatralidade do protesto…?) e vão marchando pelo supermercado com total imunidade.

Me parece que o sujeito saiu do supermercado com o frango sem pagar, no final das contas. Então de repente o protesto foi distração para o mais elaborado roubo de um frango que o mundo já viu.

Não dá nem pra culpar os caras. Deficiência de Vitamina B12 causa problemas cerebrais/mentais, e adivinha que vitamina não se encontra em quantidades suficientes em fontes vegetais?

Eu conheço um maluco vegano que quando não está postando rants semi-coerentes contra McDonalds ou a Monsanto, está compartilhando “lifehacks” veganos pra adquirir nutrientes cruciais. Mermão, me desculpe se estou soando intolerante, mas se a disputa é entre a minha saúde e a de um peixe/vaca/frango, foi mal, mas peixe/vaca/frango que se fodam.

Não fui eu quem inventou esse sistema, foi a Mãe Natureza que você supostamente tanto idolatra. Respeite as regras dela.

FOR THE RECORD: Quer ser vegano porque acredita que essa é o meio de vida mais ético/moral? Ok, eu aceito isso de boa. Cada um vive da forma que acha mais justa.

O problema é quando esses malucos impões essa escolha em animais de estimação (sério, tem vegano tentando tornar seus gatinhos veganos e quase os matando no processo), ou fazendo isso com os próprios bebês e os matando de fato.

Agora me diga se o sujeito que diz pra si mesmo “me preocupo mais com animais do que meu próprio filho, então vamos bolar uma dieta que priorize mais os primeiros do que esse último” está realmente vivendo de forma mais ética do que eu.

MAS NEM TODO VEGANO FAZ ISSO IZZY

Pergunte a qualquer vegano que você conhece o que ele acha de dar uma dieta derivada de produtos animais pra um bebê, ouça a resposta dele, e repense sua afirmação. Não tem jeito, no momento que o cara inventa motivos pra gambiarrar a alimentação de um BEBÊ, eu desisti do diálogo. Não há justificativa pra isso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

36 comments

  1. Izzy, acho que tu tocou um assunto extremamente delicado. Eu concordo em quase todos os pontos que tu comenta no teu texto, mas eu não tenho certeza se uma abordagem “um tanto agressiva”, quanto a tua é a melhor maneira de se confrontar com o problema.
    Os veganos, (vegetarianos radicais, que tentam pregar essa ideia), são realmente, pessoas ‘fora da casinha’, eles não tem noção do que fazem com seus protestos, estragam a paz pública, que faria sentido se fosse em defesa humana, mas não é.
    Trabalhar com os pontos da Vitamina não são mais o X da questão, todas as vitaminas essenciais para a vida humana são acessíveis de outras maneiras. Se tu quiser viver de remédios vitaminados, não existe problema nisso. É mais uma questão de saber se comer animais é realmente, de forma ideológica, errado ou não. Eu não cheguei a uma conclusão sozinho, mas acho que seria interessante abordar o assunto nesse aspecto, e não tanto na parte de “fiquei puto com o protesto, os caras são retardados, não suporto isso, vão se foderem”.

    Mas, a propósito, belo texto.

  2. Os humanos evoluíram para fazer o maior número de filhos possível e você não o faz; humanos evoluíram sem tomar banho e você o faz; humanos usam estrategismo e capacidade aeróbica pra emboscar, perseguir e matar a sua caça. Dúvido que você viva assim. Não venha com esse papinho falacioso do ‘veganismo é errado porque não é natural’.

    Se você estiver perplexo agora pensando ‘porra, ter que apelar pra suplemento de vitamina B12 pra não matar uns frangos’, #fikdik: vai muito além de ter ou não ter B12.

    http://science.time.com/2013/12/16/the-triple-whopper-environmental-impact-of-global-meat-production/

    tl;dr: não é questão de saúde, é questão de princípios, um termo não muito conhecido por quem perde tempo fazendo críticas razas a assuntos polêmicos só pra criar uma intriguinha e trazer visitas pro próprio site.

    1. >>Os humanos evoluíram para fazer o maior número de filhos possível(…)

      Alexandre, fica díficil levar seus argumentos sobre biologia a sério quando você não entende biologia. Leia o link abaixo e aprenda algo novo hoje.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Life_history_theory

      TL;DR — nem todos os seres vivos são “programados” pra ter o maior número de prole possível, isso é um generalismo de gente ignorante sobre ciência evolutiva. Inúmeros mamíferos mais sofisticados não fazem isso.

      >>humanos evoluíram sem tomar banho e você o faz

      …exceto que asseio provoca vantagem evolutiva, enquanto NÃO tomar banho não tras vantagem alguma. Além do que, os humanos pre-históricos se asseavam, sim. Você não sabia disso porque, a julgar por nossa interação até agora, você sabe de muito pouco.

      http://www.amnation.com/vfr/archives/021343.html

      Eu, e o mundo inteiro, vamos continuar comendo carne, desculpa. Você escolheu uma causa derrotada.

      Grande abs.

      1. Cê dá trela, Izzy? Eu parei no “Os humanos evoluíram para fazer o maior número de filhos possível”!
        Qualquer um com um mínimo conhecimento de biologia conhece a ‘regra 2:1’ (duas mamas por média de prole -- e os humanos são os que menos têm mamas para nutrir a prole), assim como somos a espécie com uma das maiores gestações E ‘infâncias’ de todo o mundo -- tanto proporcional quanto absolutamente, somos os que mais tempo ficamos em gestação assim como precisamos de proteção parental para sobrevivermos.

        Falácia, nada mais que falácia o que o cara disse aí! ¬¬

  3. Cara, como você é escroto. Que lixo de opinião baseada em porra nenhuma. Uma coisa é criticar um vídeo, que eu concordo que foi sem noção; outra é ser um total babaca ignorante.
    Toma aqui meu unfollow, block, feed exclude e o cacete.

  4. Tirando oa argumentos sobre falar que a dieta vegetariana é pobre em certos nutrientes, concordo com o resto. Mas radicalismo não é bom, muito menos em críticas. Cuidado pra não pegar pesado com quem não tem nada a ver com isso.

    1. Mas É pobre ué. Calcula o quanto de creatina, ou vitamina B12, ou proteína, você tira de fontes vegetais contra fontes animais.

      Você pode argumentar a subjetividade da ética/moral de não comer carne, mas sobre o conteúdo nutricional não há discussão, é questão de matemática.

      1. Considerando que você come mais proteína do que precisa (muito mais) ser “pobre” em proteínas não é um problema.
        Nego quer parar de comer carne sem mudar o resto da alimentação, essa é a merda. Tem que incluir grãos, oleoginosas, feijão, grão de bico, folhas verdes sempre acompanhadas de um limãozinho… Enfim, tem que se interessar um mínimo por nutrição. Daí só vai faltar vitamina B12, que é facilmente suplementada.

  5. Olha, acho que você generalizou um pouco ai, hein…
    Essa parada ai de a dieta ser pobre, não tá muito certa não…
    Mas sou suspeito pra falar, pois sou vegetariano(não vegano)
    Enfim, gostei do texto, sempre curto as coisas que você posta 🙂

    1. Como conseguir porções saudáveis de creatina, vitamina B12, proteína e outros nutrientes sendo vegano e sem ter que fazer metade das compras do mês no supermercado e a outra metade na farmácia?

  6. Izzy,

    Prazer, sou Oscar e sou um grande fã do 99vidas e tb venho curtindo bastante seus vídeos, e não sou muito de comentar posts em sites, mas hoje me sinto no dever de fazer isso.

    Te digo que sempre fui dos carnívoros mais orgulhosos que já conheci, até alguns meses atrás. Comia qualquer tipo de carne que via pela frente e que tinha curiosidade. Já comi coelhinhos fofinhos e também carne de porco crua moída com cebola no pão em um café da manhã na Alemanha. É um costume alemão e até recomendo vc experimentar algum dia se for para lá.

    Mas desde que conheci minha atual esposa, que é vegetariana há uns 9 anos, comecei a entender bastante sobre o vegetarianismo/veganismo. Em tempo, veganos não são pessoas radicais, mas sim pessoas que não consomem ou usam nada de origem animal. Os vegetarianos em geral são pessoas normais, tb jogam videogame, e não são como essas pessoas do vídeo, mas claro que como todo e qualquer movimento (religião, partido político, etc) tem seus extremos.

    Acho que o assunto é bastante polêmico e merece atenção. Os impactos que fazemos por querer consumir mais e mais carne está acabando com o mundo. Na verdade no mundo consumista de hoje, qualquer coisa que consumimos mais e mais acaba impactando, mas no caso do consumo de carne é realmente assustador do que o ser humano é capaz, tanto na crueldade como no impacto ambiental.

    Não estou aqui de nenhuma forma querendo te converter, apenas te digo que veja outros vídeos menos radicalistas sobre o assunto e assim você vai entender os vegetarianos, já que sua primeira frase foi “Não entendo os vegetarianos”. Eu também estou contigo no vídeo e acho meio ridícula o que o cara fez no mercado. É uma atitude comparável as testemunhas de jeová que te acordam as 7 da manhã num domingo querendo forçar na sua cabeça a religião deles.

    Mas há muitos mitos na questão de não comer carne:

    -- A questão da B12 não é a questão de comer carne que vai fazer você ter ela ou não de maneira suficiente. Pessoas que comem carne tem deficiência de B12 e é muito comum. Quem diz isso não sou eu, e sim um médico Dr. Eric Slywitch que é um médico bem conhecido. http://www.alimentacaosemcarne.com.br/ e https://www.youtube.com/channel/UCptCWTO2uq6jXcJLEvRhr8g
    Ok, não expliquei como ter vitamina B12 sem suplementos, mas não tenho ainda total conhecimento, mas até onde eu sei é uma vitamina que se acumula no seu corpo e você precisa ter os cuidados para mantê-la.

    -- A questão da proteína é uma questão de medida: Você não precisa de tanta proteína. A carne apenas tem muito mais do que vc precisa. Vegetais suprem totalmente sua necessidade.

    Acho que um ótimo vídeo para você começar a entender o problema é “A carne é fraca” https://www.youtube.com/watch?v=euvdedl-qso

    Este vídeo é de um cara um pouco mais radical, mas você pode ver com sua esposa pois está em inglês… hehe
    https://www.youtube.com/watch?v=8bH-doHSY_o

    Eu sou praticamente um vegetariano hoje, mas ainda tenho uma queda por peixes e mariscos, e sei que uma hora ou outra vou acabar comendo novamente.

    Já me estendi muito e isso é assunto para um conversa de dia inteiro e não para ser discutida em “posts”. Se quiser, fique à vontade para falar sobre! hehehe

    Fica um pensamento extra: Se somos descendentes de macacos e/ou gorilas, que são tão fortes e pulam para lá a para cá, já parou para pensar no que eles comem?

    Abraço!
    E ainda tenho 99 vidas…

    1. Porque vegetarianos tem essa necessidade de se explicar tanto?

      Cara, você virou vegetariano para manter a fodinha, não venha desconversar.

      1. Que você tem opinião contrária tudo bem, mas aprenda a ter respeito pelas pessoas. Que atitude de MOLEQUE. Foda-se se o cara não come carne porque quis conquistar a esposa ou de viu ali realmente uma ideologia válida, isso não é problema seu. Se a proposta do post é abrir uma discussão sobre determinado assunto, então dê sua opinião sobre determinado assunto, nada justifica ser desrespeitoso assim com as pessoas. Pense que não gostaria que alguém dissesse, que teu pai fez alguma coisa x para manter a “fodinha” com a sua mãe. Aí a coisa muda de figura né.

        1. nosssa, falar a verdade é ser desrespeitoso?! o cara deixou isso implicito nesse baite texto… mudar tua personalidade por causa dos outros é que é atitude de moleque. pare de fazer “vitimismo”, parece até que tá sofrendo bullyng o que não é o caso.

    1. Vegetarianismo é só dieta, veganismo se extende a excluir animais em toda área que for possível/prático em vez de só na comida.

  7. Mega desperdício isso daí, um caixão daquele tamanho dava pra encher de carne pra fazer um belo churrasco pra toda a galera envolvida na manifest… OPA, idéia boa! 😀

    Uma vez entrei num “debate” com uma vegana, mas pra ela era só discussão mesmo. Me disse que carne deixa as pessoas agressivas, e a prova disso era que eu como carne e achava de boa isso. Ela, por outro lado, não comia carne e era tão pacífica que desejava que minha família toda fosse caçada…

  8. Izzy, antes de mais nada gostaria de dizer que continuo seu fã e concordo com a maioria de seus textos. Agora permita que eu justifique a minha prática. Não vou usar de termos pejorativos como fez, não vou me rebaixar ao nível que você lamentavelmente desceu.

    Sou vegano por consideração aos animais? Nem tanto. Claro que acho horrível o jeito como os animais de abate são mortos na indústria, mas não tenho tanta consideração assim por pernilongos e baratas, por exemplo. Por saúde? Não também, não tenho uma alimentação tão saudável, confesso que abuso de glúten e massas.

    A principal motivação para me abster de produtos de origem animal é o prejuízo que sua produção causa. Um quilo de carne custa 15 mil litros de água, algo que não podemos nos dar ao luxo frente à crise hídrica que o Brasil enfrenta (não sei se essa informação chegou até você no Canadá, mas os EUA enfrentam um problema semelhante). Um hectare de terra, num período de 5 anos, é suficiente para apenas 1 boi, ou 210 kg de carne. Na mesma área e no mesmo período, poderiam ser produzidas 8 ton de feijão. Um boi só devolve uma caloria na forma de carne para cada 17 que come.

    Resumindo, com os recursos necessários para se produzir um bife de 250g (água, terra, grãos, energia etc), poderíamos alimentar 40 pessoas. Se dar ao luxo de comer um bife é roubar comida de outras pessoas, literalmente.

    Quanto à vitamina B12, dois pontos.Primeiro, ela existe naturalmente nos vegetais, mas a suplementação é necessária porque nosso modelo de produção, baseado em agrotóxicos e fertilizantes artificiais, tornou os vegetais menos nutritivos. Segundo, se a tecnologia permitiu o acesso à vitamina B12 isolada, não há nada errado nisso. O automóvel permitiu que poupássemos os cavalos de nos carregar, a energia solar surgiu para substituir outras fontes poluentes. O avanço científico serve não apenas para aumentar nosso conforto, mas também para que tenhamos opções cada vez menos danosas ao mundo.

    Quanto a falar que veganos têm problemas de saúde… realmente é lamentável. Conheço vários veganos, que criam seus filhos da mesma maneira, e todos (adultos e crianças) vendem saúde. Já ouviu falar de Carl Lewis, Dave Scott, Frank Medrano, Patrik Baboumian, Martina Navratilova, Éder Jofre…

    1. Essa suplementação toda que você é obrigado a tomar vem da onde, camarada? Até o invólucro das drageas que você toma são de origem animal.

      Sobre consumo de água dos animais, dizer o que, né? A água que a vaca toma some do planeta e não volta mais? Faz pensar que os animais não transpiram, não mijam, não expelem água de jeito nenhum né? O que a água retida na carna não é utilizada pelo nosso corpo para se hidratar também?

      É tanto erro conceitual, que vai da física à biologia, que dá até preguiça.

      1. Que suplementação toda? A única necessidade de suplementar é B12, que vem da fermentação bacteriana, não de animais, além da entrega não precisar ser feita por cápsulas (pessoalmente eu nunca vi, além de existir na forma de alimento fortificado, da mesma forma que toda farinha já é por lei fortificada com B9), existem capsulas vegetais.

        A água não some, dizer que usar e poluir a água não é problema porque ela não sai do planeta é bizarro, não existe problema com falta de água então? Fora a quantidade de água contaminada ser tão grande que indo parar no mar ela vira a responsável pela criação das zonas mortas por eutrofização. Não entendi o que você quis dizer no final, você quer dizer que a hidratação de comer 1kg de carne é comparável à de tomar mais de 7 mil garrafas de 2 litros?

  9. Passei a pensar em vegetarianos como tremendo hipócritas quando minha irmã virou uma por pena dos animais mas continuou usando sapatos de couro.

  10. “Eu não entendo vegetarianos. Se você observa a arcada dentária humana, nossas necessidades metabólicas e o sistema digestivo como um todo, é bastante claro que o homo sapiens precisa de carne.”

    “Não fui eu quem inventou esse sistema, foi a Mãe Natureza que você supostamente tanto idolatra. Respeite as regras dela.”

    Kid, o fato de algo ser ou não criado pela natureza não significa que devemos seguir apenas por isso. Fosse assim, andaríamos sem roupa, cagaríamos na rua e faríamos sexo com qualquer pessoa quando desse vontade.

    Não precisamos de carne, precisamos dos nutrientes que venham dela. Ok, o consumo dela é a forma mais fácil de obter estes nutrientes, fato, e seu consumo foi determinante na evolução humana e no desenvolvimento do cérebro.

    A cultura é o grande diferencial entre homens e animais, e hoje praticamente todos os nossos comportamentos são derivados da cultura. Então, justificar algum comportamento por ser ou não natural não é um argumento convincente. Há um livro de um antropólogo australiano chamado Gordon Childe muito interessante intitulado “Man makes himself” (em português, “A evolução cultural do homem”) que evidencia o papel da cultura para a evolução do homem, e a partir deste ponto a seleção biológica passa a ter papel secundário na evolução da espécie, pois uma pessoa menos adaptada ao seu meio consegue suprir este lapso através da construção de artefatos.

    De qualquer forma, eu como carne no meu cotidiano, mas compreendo, como você mesmo, que deixar ou não de comer carne é uma escolha moral. Muitos dos que conheço que tem essa opção não deixam de comer carne por acreditarem ser mais saudável, mas por questões morais.

    Um fato verdadeiro é que uma pessoa que deixa de consumir qualquer produto de origem animal precisa variar a sua alimentação, se não com suplementos, precisa de um esforço maior para uma alimentação completa. Um lanche na rua se torna um desafio. Mas se hoje tomamos medicamentos sintetizados em laboratórios muito mais eficientes que os chás e folhas de antigamente, qual o problema de alguém em deixar de comer carne e comer vitaminas/nutrientes sintetizados em laboratórios?

    Quanto às proteínas, uma concha de leguminosas em geral é suficiente para suprir a quantidade de proteínas de 100g de carne. O problema é que muitas vezes são proteínas incompletas, e necessita de outro tipo de alimento para complementação.

    A questão é que percebemos como nossa alimentação é pobre ao eliminarmos a carne do cardápio, pois vemos que não temos variedade, consumimos poucos legumes e vegetais, que também são fontes importantes de vitaminas e minerais.

    Comendo ou não carne, é importante a inclusão de outros itens no cardápio e sua variação.

  11. Mas na real, ng precisa pregar a diminuição do consumo da carne, isso vai ser obrigatório logo pq as contas de criar gado não fecham. Muita água, muito desmatamento.

    Eu consegui diminuir com sucesso mas falhei miseravelmente em cortar completamente a carne.

  12. Colé Kid,
    Ta brincando de semeador da discordia na sua propria casa ?!?
    Pior que esse tipo de pseudo argumentos ainda engana uma meia duzia pelo visto.

    “Necessidades metabólicas” Grande parte da populacao mundial nao come carne, so na India sao 350 milhoes

    “Denticao” -- A denticao de um tubarao é de carnivoro, a nossa apresentando molares e caninos curtos é perfeita para animais onivoros.

    “Deficiência de Vitamina”- Grande parte dos “carnivoros” apresentam deficiencia de B12. Chega ate a ser engracado o pessoal com corpo de lontra que vive a base de fast food vir falar de alimentacao balanceada.

    “Ecochatos”- Ser vegano ou vegetariano é uma questao individual, nem todo vegano/vegetariano é um pregador religioso, as pessoas abandonam a carne (e derivados) por diferentes motivos. Esse discurso anti vegano parece o dos ateus que atacam os crentes. Tem chato dos dois lados nesse mundo. Ganhamos mais se cada um cuidar de sua vida ao inves de ficar perdendo tempo reclamando do que o outro faz ou deixa de fazer

    PS: Nao troco minha carne por nenhuma fonte vegetal

  13. Não tenho problema algum com o veganismo desde que ninguém tente impor isso pra cima de mim. Tenho alguns amigos veganos e nos damos super bem, ele vão à churrascos e aniversário como todos e não ficam enchendo o saco. Levam sua proteína pra complementar o que tiver pra comer (que esteja dentro da dieta deles) e todos ficam bem.

    Como gosto de cozinhar acabei aprendendo algumas receitas veganas exatamente por causa desses amigos e consegui fazer alguns pratos muito bons. Não viveria somente disse mas sei muito bem que existe muita coisa boa pra se comer que não vai nenhum produto de origem animal.

    Esses mesmos amigos me contaram de um amigo deles que fez algo tão chato quanto as pessoas desse vídeo. Um amigo estava fazendo um aniversário numa churrascaria e por boa educação resolveu chamar o tal amigo deles que era vegano. Rapaz não só foi no local que enquanto todos estavam sendo servidos dos petiscos carnívoros ele achou conveniente pegar seu celular, abrir um arquivo de áudio e tocar para todos ouvirem.
    O áudio eram sons de animais sendo abatidos no matadouro. Pense você, convida de seu amigo por educação pra participar do seu aniversário (afinal ele sabia que o amigo era vegano e não queria que ele se sentisse excluído.). O cara comparece e faz uma dessas?

    O problema são extremismos como você mesmo disse Izzy, sua reação “over the top” por assim dizer, é o seu jeito de ser e não me incomoda em nada. E você mesmo explicou seus argumentos e os porquês deles. Se meus amigos veganos viram a reação desse amigos deles acharam escroto, então pessoas que te deram unfollow ou coisas do tipo devem pensar que essa atitude e a do vídeo são as ideais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *