[ Vídeo do dia ] “Clean The fan”, clipe musical/tutorial de como limpar cooler de laptop

Em 2008 eu meti na cabeça que tinha que limpar a tela do meu PSP. Tinha umas poeirinhas entre o plástico da tela e o LCD propriamente dito, e como obriga a lei de Murphy, essas distrações estavam desgraçadamente bem no meio da porra da tela.

Arrumei as ferramentas, botei um tutorial no meu iPod touch, e resolvi tirar fotos de tudo pra fazer um tutorial. Um total inepto desmontando um eletrônico caro e ainda cultivando pretensões de ensinar os outros a fazer isso. O QUE PODERIA DAR ERRADO?

psp2

Essencialmente, tudo. Aqui está o relato com mais fotos da merda.

Desde aquela data fatídica em que eu saí correndo desesperado pra Best Buy pra comprar outro PSP porque naquela época eu basicamente venerava o portátil como uma divindade, eu adquiri um imenso respeito por pessoas não-retardadas que conseguem desmontar aparelhos eletrônicos complexos e coloca-los de volta à sua condição operacional original sem destruir componentes vitais.

E por causa disso eu consigo apreciar este vídeo em vários níveis diferentes.

Em Clean The Fan, o Jayme Gutierrez basicamente fez um tutorial cantado que ressalta o quão absurdo é o processo de abrir um laptop pra uma tarefa de manutenção preventiva tão trivial quanto limpar o cooler do processador. Nós humanos gostamos de nos congratular por nossas realizações tecnológicas, mas isso é como se pra escovar os dentes você precisasse fazer algum tipo de cirurgia invasiva.

É sempre legal ver que às vezes a seleção natural agindo através de métodos semi-aleatórios* bola mecânicas melhores do que aquele feito por design inteligente.

Como me amarro no processo de produção criativa, fiquei me perguntando de onde veio a idéia desse vídeo. Duvido que essa letra e música tenham surgido da PRIMEIRA vez que ele precisou limpar o computador; não sei se o insight sobre essa trabalheira surreal toda e/ou a motivação de escrever uma música e filmar o processo se manifestariam assim naturalmente na primeira tentativa.

Penso que ele limpou o computador uma vez e na segunda ocasião, já manjando a merda que é, decidiu pegar a câmera fazer um vídeo sobre. Ou talvez, a inspiração bateu quando ele procurou um tutorial de como acessar o cooler e se surpreendeu com a mão de obra necessária. Aí decidiu unir o útil ao agradável e realizar a limpeza e produzir o clipe ao mesmo tempo.

Só sei que já memorizei a letra de tanto assistir o vídeo. A música é extremamente catchy, e o sotaque britânico do moleque é intrigante (até onde vi o moleque é espanhol e não mora no Reino Unido, mas também não pesquisei tanto assim). Apesar dos disclaimers do rapaz de que o vídeo não deve servir como tutorial ao pé da letra, é ao menos  comentário interessante sobre a complicação de fuçar no hardware de laptops. O vídeo pode até aparentar um tom satíricos, como se fosse uma paródia de uma situação absurdamente complicada, o o processo ilustrado no vídeo é totalmente verídico.

Muito bom. CLEAN THE FAAAAN/AS GOOD AS NEEEEEEW/BUT SPICK AND SPAAAAAAN/IS HARD TO DOOOOO 

*Eu sei que resumir seleção natural e evolução a “PROCESSO ALEATÓRIO” é uma simplificação exagerada que beira a ignorância, então faça o favor de ler o SEMI ali e não encha o saco nos comentários pelo amor do Playstation 4.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

14 comments

  1. Pior que esse notebook da HP acumula facilmente sujeira, e a FAN é a última peça a ser desmontada, após +- 90 fucking parafusos!!!
    Muito comum esse modelo da HP parar de funcionar porque o calor queimou o chipset…

      1. que coincidência, o meu também queimou só que foi a placa de video e está lindo na minha mesa abaixo do monitor do meu pc como suporte para o mesmo

  2. CACETA pra limpar o fan do meu PC é só tirar um dos lados do CPU e já era. Pq no laptop a porra do fan tá lá no meio do bicho?

    Quero nem ver a dor de cabeça pra montar ele depois.

  3. Já Fiz muito disso, hj em dia nao tenho mais paciencia para essa porra não… Pego ar comprimido e mando direto no cooler! foda-se!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *